NO REINO DA EFICÁCIA

Um Brasil "italianizado" venceu sem dificuldade um Gana de futebol bonito mas com uma abordagem um tanto romântica em termos competitivos.
O golo de Ronaldo aos cinco minutos ajudou bastante o escrete a fazer uma exibição tranquila, sem grande brilhantismo artístico, mas com solidez e eficácia.
Vendo-se em vantagem logo na alvorada da partida, a equipa canarinha não necessitou de arriscar muito em termos ofensivos, esperando quase sempre pelos ganeses no seu meio campo (o Gana acabou inclusivamente a partida com mais posse de bola que os brasileiros). Ao longo da primeira parte, a equipa africana, colocando sempre um elevado número de elementos nas suas acções ofensivas - o que causa um belo efeito plástico, mas torna-se suicida frente a equipas eficazes e rápidas no contra-ataque - conseguiu criar algumas oportunidades para marcar, mas nunca se revelou certeira na hora do remate.
Na segunda parte, o Brasil, com a entrada de um fresco Gilberto Silva (substituindo um Emerson muito longe da sua melhor forma), e depois também com Juninho, intensificou o povoamento do seu meio campo, segurou o jogo, e aproveitou para explorar os espaços concedidos nas costas dos johgadores africanos e assim criar ocasiões de golo em série, as quais, se concretizadas, poderiam ter resultado na maior goleada de todo o Mundial.
Pode-se dizer que neste jogo ficou bem patente a diferença entre jogar bem e jogar bonito, com a eficácia e a experiência dos brasileiros a vencer a ingenuidade dos africanos.
Segue em frente o Brasil, que para vencer a França terá todavia de corrigir alguma coisa na articulação entre os médios defensivos e os centrais, zona onde concedeu algumas facilidades aos ganeses, sobretudo na primeira parte.
Os laterais pareceram mais fixos, e como tal mais seguros.
Para terminar deixaria o meu lamento - que se estende a todos os adeptos do bom futebol - pelo facto de Ronaldinho Gaúcho não estar até ao momento, e ao contrário do que se esperava, a exibir o seu estatuto de melhor jogador do mundo. De qualquer modo o Mundial ainda não acabou.

2 comentários:

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Keep up the good work. thnx!
»