É FÁCIL FECHAR O ASSUNTO

A exibição dos rendimentos de João Noronha Lopes foi um momento televisivo singular, que mostra que o candidato está mesmo empenhado em responder às dúvidas que se levantaram na sequência da notícia da TVI. Mas denotam também algum desespero, pois, quanto a mim, não era preciso ir tão longe.
Que Noronha Lopes é rico já eu sabia. É da minha terra, conheço a família - de resto, uma das mais ricas e tradicionais da cidade e da região, pelo menos desde os tempos do seu avô materno.  Que ganhou muito dinheiro na McDonalds também não seria difícil imaginar. Que o investiu, umas vezes melhor, outras pior, enfim, é a vida.
Por outro lado, em tese, entendo que o cargo de presidente do Benfica deva ser remunerado. Isto para evitar justamente que fique limitado a ricos - permitindo a qualquer sócio menos abonado poder também candidatar-se e desempenhar a função.
Dito isto, e como tanto Rui Costa como Luís Filipe Vieira já afirmaram prescindir da remuneração, não ficaria mal a um homem de acumulou 23 milhões de euros dela prescindir também. É claro que não é obrigado a isso, é claro que não seria pelo salário de um presidente que as contas do Benfica se iriam ressentir.. Era, obviamente, uma questão simbólica, que abonaria bastante a favor do candidato e da sua candidatura. 
Se Noronha Lopes quer mesmo fechar o assunto, fica o desafio: se não precisa (e não duvido que não precise) que o Benfica lhe pague, faça como Rui Costa e Vieira. Já vai ter carro, motorista, cartão de crédito, deslocações e estadias pagas, não me parece que necessite de mais nada.

22 comentários:

Anónimo disse...

Já agora LF, para fechar o assunto como diz, não estará na hora de também questionar Rui Costa e Vieira acerca do que irão sustentar-se caso não venham a ser presidentes (pelo menos um deles não será certamente).

Alberto João disse...

Mais um texto sem sentido. Apenas a tentar surfar a onda de uma campanha nojenta de destruir o principal candidato a mudar o Benfica! Primeiro era que o homem tinha dificuldades económicas e precisava do Benfica; desfeita a ideia com uma classe única, jamais vista no desporto ou na política! Agora devia de abdicar do vencimento previsto nos estatutos, só para criar um novo obstáculo, e tentar conspurcar de algum modo o candidato. Amanhã o homem abdica do vencimento, será outra coisa qualquer. Alguém colocou estas condições ao Vieira ou ao Rui Costa? o Rui Costa ganhou 2,6 milhões de euros em vencimentos no Benfica! O Vieira desviou centenas de milhões do Benfica com empresas suas a mamar nos FSE e com esquemas comissionais! Onde estava a exigência então?

LF disse...

Acho que também são ambos ricos

LF disse...

Os erros do passado não justificam os erros do futuro. Embora o Rui Costa ganhasse esse dinheiro noutros cargos (não como presidente), e quanto a Vieira nada disso esteja provado em tribunal.

Alberto João disse...

Receber o vencimento que lhe é devido pelos estatutos não é um erro! E eu já escrevi aqui num post anterior, por mim ele devia abdicar do vencimento e devia aproveitar isto para mudar o racional de gestão no Benfica. Ele seria presidente do clube não remunerado, e escolheria para a SAD um presidente da administração remunerado através de um profissional de topo na gestão desportiva. Mas isto não tem de ser imposto de fora, nem sequer sugerido, mas é da sua inteira liberdade. Isto só assunto porque finalmente alguém está em condições de libertar o Benfica do Vieirismo e comissionismo e apareceu à frente nas sondagens.

Anónimo disse...

De ontem para hoje só muda uma coisa, é menos um dia para o banana deixar o Benfica em paz

Nuno disse...

Caro LF,
Já o disse e reafirmo: não deve abdicar da remuneração, por uma questão de princípio e para não criar um precedente para o futuro.

Os novos estatutos suportam a remuneração dos Órgãos Sociais. Logo, devem ser remunerados. Caso contrário, esta lenga-lenga do “vão para o Benfica para chular o clube” nunca terminará. E um próximo Presidente, que não tenha fortuna acumulada, será visto como um interesseiro.

Acho o mesmo para Rui Costa e Vieira. E, já agora, para Manteigas, Mayer e Cristovão (que parecem esquecidos neste assunto). Nenhum deveria abdicar.

Olhe, depois, quem quisesse, poderia doar parte ou tudo à Fundação Benfica. De forma discreta e sem alarde. Aplaudiria esse gesto.

Mais uma nota: sabe perfeitamente como funcionam as narrativas nesta fase das campanhas. E que se Noronha agora abdicasse da remuneração, seria acusado de populismo, falta de coerência, imitador.

O homem apresentou as declarações de rendimentos, caneco. Ainda lhe pede… mais?! Ainda não basta?!

Jorge Leitão disse...

Ou seja, ele deveria abdicar porque é rico e para mostrar que não depende do Benfica. Amanhã, surge um outro candidato , que não abdica de receber do clube, e logo é apelidado de chulo, viver às custas do Benfica, etc.
Vieira já lucrou imenso à pala do Benfica e Costa só agora se lembrou de abdicar. Quando andou a nanar maus de 290 mil por ano, deveria ser pobre ainda.
Vai lá, vai.

carlos disse...

Abdicam do vencimento, mas não abdicam dos cartões de crédito aliás o aldrabão dos pneus dizia que pagava tudo com o cartão Benfica por isso não fazem nenhum favor ao Benfica.

Anónimo disse...

As múmias paralíticas do bota-abaixo e do contra-vapor já aqui apareceram de supetão e a todo o gás - alberto joão, jorge leitão, carlos, faltando o joão carlos. Sempre os mesmos.
O gajo está cheiinho de dinheiro, eh, eh, eh...
Ponha-o no Benfica, como fez Maurício Vieira de Brito, Adolfo VB e muitos outros.
Até o amaldiçoado LFVieira se atravessou muita vez. Agora digam lá que não!
Enxerguem-se, ao menos!

Anónimo disse...

Rui Costa ganhou milhões nos anos que esteve no estrangeiro em Itália.
Vieira já era rico antes vir para o Benfica.

Anónimo disse...

Isso e que era bom.

LF disse...

Acabar com as comissões?? Boa sorte! Como se contratam e vendem jogadores sem comissões? Acaba-se com os empresários por decreto?

LF disse...

Suponho que o cartão de crédito tenha um limite. Acontece em todas as empresas.

Alberto João disse...

Tu quando lês o que escreves não te envergonhas? Não tens de concordar, mas nunca apresentar um argumento de jeito? Uma única ideia que tenha sentido? Tens a 4ª classe e por isso empatizas com o Vieira e o Rui Costa? Sentes-te representado por eles? Eu até entendo isso, mas tenta elaborar uma ideia, pede ajuda a alguém se for preciso, mas faz um esforço...

Alberto João disse...

O comissionismo que eu estou a falar não é o dos empresários, logicamente! É daquele que inflaciona o preço dos jogadores nas vendas e nas compras e uma percentagem vai parar nas contas de offshore dos dirigentes que compram e vendem...só não percebeu isso no Benfica do Vieira e do Costa quem não quis perceber!

Jorge Leitão disse...

Tendo em conta a falta de argumentação da tua parte, a única múmia paralítica que se vislumbra é a que reside no teu cérebro.
O Vieira era um ladrão de camiões quando chegou ao Benfica. Saiu devendo dinheiro aos milhões, mas com a conta pessoal bem recheada. Agora, espreme lá o neurónio que ainda pisca na tua mioleira e vê se vislumbra como o conseguiu. Procura por construção, vê as ligações e passa um tempo em Angola.

Anónimo disse...

Eh pá, eu estou a ver a selecção e já estou irritado especialmente com o traste do Martinez . Agora ao dar uma vista de olhos por aqui só peço a vocês Alberto João e Jorge Leitão que não passem cartão nenhum a esse anónimo das múmias paraliticas, isso é gente que não sabe o que diz e só merece ser ignorado para não dizer desprezo.



carlos disse...

Cartão de crédito com limite isso talvez nas pequenas empresas aqui não estou a ver isso.

joão carlos disse...

existe quem tenha vida profissional ao contrario do asnonimo de plantão, e de facto o vieira se atravessou muita vez, e deve saber quantas vezes o fez mais do que eu, entre o dinheiro sair dos outros clubes e chegar ao nosso.

joão carlos disse...

pois bom é abdicar demagogicamente dos ordenado só porque se consegue muito mais pela porta do cavalo, bom mesmo é andar a pagar casamentos e outras coisas por fora.

joão cornos disse...

pois bom é o Benfica voltar a ser pequeno outra vez! Viva Noronha!