OBRIGATÓRIO VENCER
Trubin, T.Araújo, A.Silva, Otamendi, Dahl, Enzo, Rios, Aursnes, Lukebakio, Sudakov e Pavlidis
Posted by LF 26 comments
POUCO SUMO
Posted by LF 23 comments
OS TÍTULOS
Posted by LF 12 comments
E NAS CONTAS?
Capitais Próprios (diferença entre activo e passivo,que define a verdadeira situação económica) dos três grandes:
BENFICA: +116,3 M
Sporting: +40,9M
FC Porto: -10,4M
Posted by LF 23 comments
E NAS MODALIDADES?
Classificação actual dos campeonatos das cinco principais modalidades masculinas:
Hóquei em Patins: BENFICA 9, Sporting 7, FC Porto 3
Basquetebol: BENFICA 6, Sporting 5, FC Porto 4
Andebol: BENFICA 25, FC Porto 25, Sporting 24 (-1 jogo)
Futsal: BENFICA 18, Sporting 15
Voleibol: BENFICA 3, Sporting 0
Em jogos: 21 vitórias, 0 empates e 1 derrota (Andebol em Alvalade)
Enfim, um clube que está morto...
Posted by LF 2 comments
OS FACTOS
Benfica 2025-26 em competições nacionais:
- Vitória;
- Vitória;
- Vitória;
- Vitória;
- Empate;
- Vitória;
- Empate;
- Vitória;
- Empate;
- Vitória;
- Vitória;
- Vitória;
Posted by LF 28 comments
FEITO
Posted by LF 19 comments
OS OUTROS CONTAM
Ora neste campeonato, o Porto empatou com o Benfica, o Sporting perdeu com o Porto e empatou com o Braga. De resto, tem sido uma limpeza. Nem um pontinho perdido com os pequenos clubes.
Dir-me-ão que o Benfica podia, e devia, ter feito o mesmo. A verdade é que viu fugir 4 pontos, todos eles nos últimos segundos das partidas na Luz com Santa Clara e Rio Ave. Mesmo assim, Ceteris Paribus, como dizem os economistas, a pontuação dos encarnados daria para liderar os campeonatos de 16-17 e 22-23, sendo que no de 18-19 estariam a um ponto do primeiro lugar.
O futebol não é uma ciência exacta. Por isso, perder, ganhar, estar à frente, estar atrás, nem sempre corresponde ao mérito/demérito das equipas. Há um conjunto de variáveis, que dependem muitas vezes de terceiros, e que explicam as classificações, logo, também os títulos. E nem é preciso ir às arbitragens.
É argumentável dizer que o Benfica perdeu o último campeonato por um golo: o remate de Pavlidis ao poste no dérbi da Luz, que, lá está, Ceteris Paribus, teria dado o título de campeão, Eram mais dois pontos para os encarnados, menos um para os leões. Como seriam assim as eleições?
É tudo isto que é preciso pesar quando se analisa com rigor o mérito/demérito das equipas. Ninguém festeja "quase" títulos. Diria que a frustração dos adeptos talvez até seja maior (o maior desgosto desportivo da minha vida foi o golo do Kelvin, num campeonato em que o Benfica não perdeu mais nenhum jogo). Mas uma coisa é a frustração, a tristeza, e até os compreensíveis desabafos nas horas posteriores. Outra é subtraír mérito às equipas, e achar que está tudo mal, quando se ganha ou perde por detalhes. Para não falar mais do presente, essa época do Kelvin foi uma das melhores que me lembro do Benfica nas últimas décadas, quer pela equipa que tinha, quer pelo futebol jogado, quer em golos fantásticos, quer em empolgamento na caminhada até todas as finais, inclusivamente na Europa. O Benfica então perdeu tudo. Estava tudo mal? Nem por soombras. A seguir partiu para um Tetra, que sem esse maldito minuto 92 seria um Penta - e, já agora, sem o golo de Herrera na Luz em 2018, também nos últimos instantes do jogo do título, podia ter sido um Hexa. Por outro lado, em 2005 o Benfica perdeu 37 pontos e foi campeão. Há que comparar, relativizar e contextualizar, para, depois sim, tirar conclusões.
Posted by LF 25 comments
RODAR
Posted by LF 5 comments
NO INTERVALO
Posted by LF 98 comments
DIA DE FESTA
Posted by LF 40 comments
GANHE QUEM GANHAR, VIVA O BENFICA!
Posted by LF 16 comments
CINQUENTA VOTOS NO DEZ
Onze para o Arouca e para um dia à Benfica: Trubin, T.Araújo, A.Silva, Otamendi, Dahl, Enzo, Rios, Lukebakio, Schjelderup, Sudakov e Pavlidis.
Posted by LF 74 comments
PONTAS SOLTAS, GOLPES DUROS
Lembro algumas pontas soltas do debate, que, no meu ponto de vista, muito contribuíram para a conclusão que me sinto obrigado a tirar:
58 DIAS - Entre muitas desvantagens, a vantagem de envelhecer é que nos lembramos de muita coisa. E eu lembro-me de Noronha Lopes (cujo nome nunca me foi estranho: é da minha terra, conheço familiares) entrar e sair, de forma fulminante, do Benfica. Lembro-me que ele, tal como aliás Vilarinho (em quem votei praticamente sem conhecer, pois na altura valores mais altos se levantavam), eram contra a construção de um novo estádio. Foi Vieira, com Mário Dias (o então injustamente apelidado de "lobby do betão"), com apoio do BES, da Somague, da Câmara Municipal, da UEFA (em contexto de Euro2004), que insistiram, convenceram Vilarinho, e avançaram. Ainda bem.
Não há mal nenhum em ter sido contra a construção do estádio. Teria sido um erro não o construir, mas eu próprio na altura, com o Benfica afundado em dívidas, tive algum receio desse projecto. Embora apenas dipusesse da informação que estava nos jornais, e Noronha estivesse lá dentro.
Mas não é coerente acusar os diretores financeiros de Rui Costa de saírem do clube passado pouco tempo (e foram apenas dois, não cinco como demmagogicamente afirmou), e o próprio Noronha ter tido uma passagam tão veloz e insignificante pelo Benfica - pelo qual, aliás, só voltou a interessar-se em 2020, após o que se seguiu nova hibernação até há uns meses atrás.
Posted by LF 17 comments
QUEM TEM MEDO DO VOTO ELECTRÓNICO?
Permitindo os novos estatutos o voto electrónico (desde que todos os candidatos concordem), Noronha e Manteigas recusaram essa possibilidade, e assim a inviabilizaram. Percebe-se porque motivo: sabem que a maioria do povo benfiquista não está com eles. Sabem também que os seus apoiantes são os mais fáceis de mobilizar para ir à Luz (por serem mais jovens, por viverem na grande Lisboa, por serem do contra, e o contra é sempre mais empolgante). O que é certo é que esta impossibilidade impede um número muito significativo de sócios de participar nas eleicções, e isso vai retirar força a quem for eleito. Vai retirar força ao próprio clube.
Conheço várias pessoas, algumas com 50 votos, que não vão poder votar. Ou porque estão no estrangeiro (e o número de casas é reduzido, obrigando a longas viagens que nem todos podem fazer), ou porque têm compromissoss profissionais ou pessoais nesse dia. Se pudessem exercer o seu direito via telemóvel - a mesma via pela qual todos fazemos transferências bancárias, e gerimos as nossas contas e pagamentos -, a participação seria muito maior, e a ligitimidade e a força do novo presidente também.
Aliás, as urnas, espalhadas pelo país, são, quanto a mim, um processo menos seguro quanto a eventuais tentativas de fraude. O voto electrónico apenas teria de ser supervisionado e certificado por uma empresa independente, o procedimento auditado por membros de todas as candidaturas, e quer Noronha, quer Manteigas, sabem muito bem disso.
Dizem que os países não elegem os políticos electronicamente. Ora em eleições políticas há urnas em todas as freguesias do país, e temos de perceber que há pessoas que não sabem ler, que não têm telemóvel ou computador, e devem, naturalmente, poder votar. Num clube, tudo isso é diferente, desde logo a impossibilidade de colocar urnas em todas as freguesias. Além de inúmeras outras questões que seria fastidioso trazer para aqui.
Eles também sabem disso.
Na verdade, o que está em causa é a tentativa, conseguida, de impedir de votar uma grande parte do povo benfiquista, que vive longe de Lisboa, que tem mais idade (logo mais votos), e que tenderia, até sociologicamente, a ser mais conservadora.
Noronha e Manteigas tiveram medo do verdadeiro benfiquismo. E sabem que as suas hipóteses estão na mobilização em peso da malta dos Whatsapps - que embora gritem que o Benfica é deles, não são, longe disso, representativas do verdadeiro pulsar do clube no país e no mundo.
Posted by LF 37 comments
ALGO SURPREENDENTE
Posted by LF 57 comments
DEZ VITÓRIAS, UMA DERROTA
Tenho orgulho em todos os meus votos, particularmente nos de 1998 e 2000. Festejei a vitória de Vilarinho como se de um título se tratasse, e como não mais voltei a festejar noites eleitorais.
Com os dados que tinha à época, não me arrependo de nenhuma das minhas opções. Em 2012, 2016 e 2020 fiz mesmo parte da Comissão de Honra da candidatura de Luís Filipe Vieira. Com o que sei hoje, acho que Vieira terá feito um mandato a mais, e talvez em 2020 me tivesse abstido - da Comissão de Honra e do próprio voto.
Posted by LF 44 comments
FAÇA VOCÊ MESMO
Veja com que candidato se identifica mais em Benficómetro Record
Eu já fiz o meu teste. Deu o seguinte resultado:
Posted by LF 69 comments
TUDO PARA O LIXO
Se esta é uma prova que o Benfica tem ganhado muitas vezes, o que fazer então? Acabar com ela.
É a proposta de Noronha Lopes, que certamente não sentiu nada quando Trubin defendeu o penálti decisivo em Leiria, quando Quim foi herói no Algarve, ou quando, também no Algarve, goleámos um FC Porto então tetra-campeão nacional. Já agora também não deve ter vibrado com a primeira vitória de sempre frente ao Bayern de Munique, pois é igualmente contra o Mundiial de Clubes.
De tudo o que Noronha Lopes propõe, esta parace-me mesmo a medida mais estúpida. Que há jogos a mais, concordo, mas não são certamente as meias-finais e as finais das Taças da Liga, quase sempre "Clássicos" de grande mediatismo. São, isso sim, os Aroucas-Tondelas ou os Casa Pias-Aves do Campeonato.
Posted by LF 9 comments
MASSACRE
Posted by LF 95 comments
PONTOS PRECISAM-SE
Posted by LF 15 comments
OUTRA PERGUNTA É:
Que garantias há que, com Noronha Lopes, o Benfica passe a ganhar mais campeonatos? O FC Porto e o Sporting vão deixar de participar? Vamos contratar o Mbappé e o Yamal? Ou o Luís de Matos?
Posted by LF 57 comments
FUTUROLOGIA
Posted by LF 42 comments
LISTA DE PREFERÊNCIAS
Posted by LF 40 comments
AFINAL GREGO É SIMPLES
Posted by LF 19 comments
RECUPERAR A TAÇA ROUBADA
Segue o meu onze para Chaves:
Posted by LF 17 comments
QUATRO ANOS EM NÚMEROS
MODALIDADES FEMININAS
Posted by LF 56 comments
DO LADO CERTO
Posted by LF 35 comments
É FÁCIL FECHAR O ASSUNTO
Que Noronha Lopes é rico já eu sabia. É da minha terra, conheço a família - de resto, uma das mais ricas e tradicionais da cidade e da região, pelo menos desde os tempos do seu avô materno. Que ganhou muito dinheiro na McDonalds também não seria difícil imaginar. Que o investiu, umas vezes melhor, outras pior, enfim, é a vida.
Por outro lado, em tese, entendo que o cargo de presidente do Benfica deva ser remunerado. Isto para evitar justamente que fique limitado a ricos - permitindo a qualquer sócio menos abonado poder também candidatar-se e desempenhar a função.
Dito isto, e como tanto Rui Costa como Luís Filipe Vieira já afirmaram prescindir da remuneração, não ficaria mal a um homem de acumulou 23 milhões de euros dela prescindir também. É claro que não é obrigado a isso, é claro que não seria pelo salário de um presidente que as contas do Benfica se iriam ressentir.. Era, obviamente, uma questão simbólica, que abonaria bastante a favor do candidato e da sua candidatura.
Se Noronha Lopes quer mesmo fechar o assunto, fica o desafio: se não precisa (e não duvido que não precise) que o Benfica lhe pague, faça como Rui Costa e Vieira. Já vai ter carro, motorista, cartão de crédito, deslocações e estadias pagas, não me parece que necessite de mais nada.
Posted by LF 22 comments
COERÊNCIA, POR FAVOR
Por isso mesmo gostava de ver Noronha assumir que prescindiria do salário de presidente caso viesse a ser eleito.
Quem quer ser respeitado tem de se dar ao respeito. E quando a bota não bate com a perdigota, abre-se espaço a toda a especulação - que acredito poder ser injusta, mas que o próprio podia e devia ajudar a dissipar, coisa que até ao momento não me parece que tenha conseguido fazer.
Posted by LF 119 comments
DEBATES, PARA QUE VOS QUERO?
Faço esta analogia para justificar o meu cepticismo quanto a debates. Não prevalece quem tem mais razão, nem sequer mais argumentos. Sim, quem tem o dom da palavra, mais lábia, mais manha ou, para ser um pouco mais cáustico, quem tem menos vergonha.
Não admira que, nas eleicções do Benfica, sejam os candidatos advogados a procurar o debate. Foram treinados para isso. É a profissão deles, na qual a habilidade retórica é fundamental para defender os clientes - mesmo que sejam criminosos. Defendem a verdade e a mentira com a mesma argúcia. Isto se forem competentes.
Prefiro entrevistas, apesar de tudo conduzidas por jornalistas profissionais. Dir-me-ão que também aí a oratória conta. É verdade, mas o seu efeito acaba por ser um pouco dissipado, pois o contraponto não é directo, não há ninguém a falar por cima, a interromper, a não deixar argumentar, a irritar o oponente. Há naturalmente espaço para colocar temas difíceis, mas há também espaço (se o jornalista for bom) para o esclarecimento tranquilo e sereno, sem se reslavar para uma espécie de pugilismo verbal.
Se houver debates vou naturalmente assistir, pois também gosto de entretenimento. Mas jamais tirarei conclusões sobre o perfil, qualidade ou credibilidade de um candidato pelo desfecho de um debate televisivo.
Posted by LF 22 comments
PORQUE VOTO RUI COSTA
1) Não há presidentes perfeitos. Rui Costa cometeu erros, mas outro qualquer também os cometeria. Hoje em dia, não só no futebol, há uma intolerância ao erro que tende para o absurdo, e que pretende descredibilizar tudo e todos (por serem, naturalmente, imperfeitos...), para mudar não se sabe bem para onde, nem para o quê. As decisões tomam-se em contextos de incerteza, é fácil acertar à posteriori. Nem Rui Costa, nem qualquer um dos outros candidatos, irá acertar sempre. Mas acredito que, num próximo mandato, o actual presidente cometa menos erros do que os que cometeu até aqui, e, sobretudo, menos erros que qualquer outro candidato, com menor experiência, iria fatalmente cometer;
2) Rui Costa é inteligente, é honesto e é de um benfiquismo à prova de bala. Quando o oiço falar, oiço uma pessoa genuína, que pode não ter esta ou aquela competência específica, mas fala de dentro, com verdade. Não precisa do Benfica para nada, pelo que só ali está porque gosta realmente do clube, e é por isso que quer ser ele a conduzi-lo, acreditando, genuinamente, que é capaz de fazer melhor;
3) De entre todos os candidatos é, de longe, aquele que mais percebe de futebol. Andou lá dentro muitos anos, ao mais alto nível, e anda em redor há outros tantos, sempre perto de jogadores e treinadores. Sabe falar a linguagem deles. Sabe identificar e resolver os problemas, nomeadamente ao nível do balneário. Tem a visão global do mundo do futebol que outro qualquer demorará anos até conseguir ter;
Posted by LF 188 comments
ACABOU O MEDO CÉNICO
Longe vai o tempo em que os encarnados entraravam no campo do FC Porto já derrotados. De 2014 para trás (desde 1977) vínhamos de um ciclo de 37 anos com 26 derrotas, nove empates e apenas duas vitórias. Era dramático, e mexia com a confiança da equipa em cada deslocação. Esse medo morreu. Falta inverter o ciclo e passar a ganhar mais vezes, como em Alvalade.
Posted by LF 12 comments
VIVOS
Posted by LF 24 comments
JOGO CHAVE
Não é ainda decisivo, mas na verdade...é. A sete pontos do FC Porto e a quatro do Sporting, o campeonato ficará demasiado longe. Não impossível, como é óbvio, mas objectivamente distante. Se o Benfica jogasse sempre como o fez em Stamford Bridge, teria certamente ganhado ao Santa Clara, ao Rio Ave e ao Qarabag. Mas mesmo se jogar como jogou em Stamford Bridge, nem assim estou certo que isso dê para vencer no Dragão (como não deu em Londres), frente a um FC Porto em grande forma e supermotivado.
Um jogo parta gente grande, para gente que não comete erros. Vamos acreditar!
Posted by LF 29 comments
O HOMEM QUE MANDA NOS ÁRBITROS
Posted by LF 25 comments
ATÉ DOMINGO NÃO HÁ RUIS COSTAS NEM NORONHAS
A exibição de Stamford Bridge abriu espaço à esperança. Tem de ser confirmada nos próximos jogos, e, sobretudo, neste próximo jogo. O FC Porto tem estado imparável: realizou oito jogos oficiais, fez o pleno de vitórias, marcou vinte golos e sofreu apenas um (em Alvalade) . Estará com certeza com os níveis máximos de motivação e confiança. Será um desafio à capacidade física e mental do Benfica desta altura.
Num momento como este, pelo menos aqui, pelo menos até domingo, não irei falar de eleicções. Na paragem para a selecção haverá muito tempo para as discutir.
A hora não é para divisões. Independentemente das questões políticas, neste momento devemos estar todos em redor de José Mourinho e dos jogadores.
Posted by LF 21 comments
INGLÓRIO
Posted by LF 39 comments
NA RETRANCA
Posted by LF 34 comments
É ISTO
Posted by LF 5 comments
AS SONDAGENS
Particularmente a sondagem da Intercampus, feita neste último fim-de-semana, parece-me relativamente credível, dentro das condicionantes que acima referi. Não porque tenha alguma simpatia ou antipatia pela empresa que a realizou à porta do Estádio da Luz, mas simplesmente porque...participei nela.
Respondi a várias perguntas, algumas delas clicando num tablet sem a funcionária ver a minha escolha. Em quem votaria, se não pudesse votar nesse qual seria a minha segunda escolha, a última escolha. Qual a minha idade, onde vivia, grau de escolaridade, quantos anos de sócio. Quem, independentemente da minha preferência, eu achava que ia ganhar. Quais as características que mais valorizo num candidato. Etc...
Pode ter havido mobilização de determinadas candidaturas apelando, via redes sociais, à participação na sondagem, subvertendo-a. Mas, mesmo não sendo especialista na matéria, tecnicamente pareceu-me bem feita.
Posted by LF 11 comments
ASSEMBLEIAS ANACRÓNICAS
Posted by LF 38 comments
EM FOCINHO DE CÃO
Decidiu pescar votos no caixote do lixo do Benfica, na malta dos grupos de whatsapp e das redes sociais, junto daqueles que conspurcam as Assembleias Gerais, e alguns dos que atiram tochas e petardos para as bancadas adversárias. Daqueles que, em suma, envergonham o benfiquismo.
Talvez desse um bom chefe para a claque. Para presidente, Deus nos livre!
Posted by LF 26 comments
É A "EXIGÊNCIA", ESTÚPIDO!
Posted by LF 69 comments
SALVARAM-SE OS PONTOS
Posted by LF 21 comments
UM JOGO INGRATO
Diria que, para recuperar a confiança, uma simples vitória não chega. Será preciso uma exibição convincente. Estará a equipa em condições físicas e anímicas para o fazer? Veremos.
É de facto uma lástica que, com o calendário que tinha, o Benfica se tivesse colocado nesta situação. Mesmo jogando o pouco que jogou, podia estar nesta altura só com vitórias, no Campeonato e na Champions.
Posted by LF 11 comments
O QUE É UM PROJECTO?
Ora no Benfica parece-me que não há outro projecto que não seja ganhar títulos. É esse o único desígnio do Benfica.
Apostar na formação? Nenhum candidato negará essa aposta. Mas nem sempre sai de lá um João Neves. Há "fornadas" melhores, e outras menos boas. La Palice poderia dizer que se deve apostar nos jovens quando têm qualidade. É isso.
Qual é o projecto do Sporting? Qual é o projecto do FC Porto? Qual é o projecto do Real Madrid?
Ou seja, um "projecto", no contexto futebolístico, não passa de uma palavra usada para fazer propaganda. Não é nada. É conversa fiada.
O único projecto que existe no Benfica é: ganhar! Umas vezes consegue-se, outras não.
Posted by LF 12 comments
O MITO DA EQUIPA DE MILHÕES
Posted by LF 60 comments




.jpg)




