O CÓDIGO DE QUIQUE ; O que está a mudar no Benfica
Eis Quique a demonstrar ter sido uma excelente escolha.
"O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais do que isso !" BILL SHANKLY
Posted by LF 57 comments
Posted by LF 9 comments
Ao contrário do que seria de supor, esta acabou por ser uma jornada em que as arbitragens ficaram em plano secundário, não necessariamente pela inexistência de erros, mas sim porque eles não se chegaram a reflectir nos resultados dos jogos.Posted by LF 13 comments
Com uma exibição deveras convincente, o Benfica venceu com toda a justiça o derby lisboeta, e aproximou-se do topo da tabela classificativa da Liga, ficando inclusivamente em condições de tomar de assalto o primeiro lugar já na próxima semana.
Foi contudo na segunda parte que os encarnados alcançaram os golos, a vitória e mesmo algum brilhantismo exibicional. A entrada de Katsouranis fortaleceu e disciplinou o meio-campo, e depois de um curto período de maior controlo de jogo por parte do Sporting, a equipa da Luz partiu para uma recta final empolgante, capaz de vulgarizar em certos momentos um adversário que, não o esqueçamos, partia para este jogo com algum favoritismo do seu lado.
Do Sporting esperava-se mais. Pareceu sempre uma equipa acomodada ao empate, e quando se viu em desvantagem não demonstrou qualquer capacidade de reacção. Mas, claro está, uma equipa joga o que a outra lhe permite. E o Benfica esteve muito bem.Posted by LF 34 comments
Desde 1908 que os dois principais emblemas de Lisboa, e do país, alimentam uma rivalidade sem tréguas, e que mais do que meramente futebolística, tem sido de certo modo representativa da cara e da coroa da portugalidade, ou não fossem justamente as cores dos dois clubes a pintar a bandeira do país. Ao longo de mais de duzentos desafios, as paixões por leões e águias transformaram um relvado no epicentro da nação, mesmo em tempos em que esta tinha problemas bem mais graves com que se defrontar.
O Benfica ganhou mais vezes. Estou certo disso, mesmo sem as contar. Ganhou 7-2, ganhou 5-0, ganhou 6-3. Também perdeu 7-1. De tudo aconteceu nos derbys. Grandes golos, grandes casos, atribuição de títulos, à chuva, ao sol, de noite, de dia. Invasões de campo, expulsões, e até o drama de uma morte no estádio.
Posted by LF 21 comments
Posted by LF 4 comments
Posted by LF 8 comments
A nomeação de Duarte Gomes para o derby da Luz deixou-me perplexo, e só pode ser entendida como uma provocação ao Benfica.
Posted by LF 23 comments
SPORTING-BELENENSES:Posted by LF 26 comments
Tudo isto é consequência natural da revolução a que o Benfica foi sujeito no último defeso - por exemplo, nos catorze jogadores utilizados ontem, nove (!) foram contratados esta época – pois no futebol de altíssima competição não basta pegar num grupo de talentos e pô-los em campo para se ter uma equipa ganhadora. Trata-se de um desporto colectivo, cuja mecanização e automatização de processos é fundamental para o sucesso, e não se consegue da noite para o dia, nem que se disponha de onze Maradonas. Veja-se como o F.C.Porto também está a sentir os efeitos das mudanças operadas, e como o Sporting está a colher os louros da estabilidade. Não há milagres, e o timing de construção de uma grande equipa de futebol não é tão célere como os adeptos – neste caso, em particular, os do Benfica – desejariam.
Em termos individuais há que destacar na noite de ontem a eficácia de um renascido Nuno Gomes – com umas semanas de banco fica como novo, já havia sido assim com Koeman -, o perfume ofensivo de Reyes, a classe de Carlos Martins, a segurança de Ruben Amorim e a entrega de Jorge Ribeiro (que golaço !). Com sinal menos há que salientar o desgraçado momento de forma de Quim - que continuando a ser o melhor guarda-redes português, talvez precisasse de descansar um pouco -, a exibição menos conseguida de um Yebda muito trapalhão e pouco criterioso na sua movimentação, e um Balboa desconcentrado, que entrou para ajudar a segurar o jogo e com dois erros sucessivos quase o ia entregando ao adversário.Posted by LF 7 comments
Posted by LF 13 comments
momento como o grande favorito ao título, até porque o F.C.Porto, outro dos favoritos à partida, tarda em encontrar a rota de consistência e eficácia que foi o seu padrão dos anos anteriores. O Benfica, em ano de transição, mantém-se à espreita, tendo no derby da próxima semana a oportunidade de ouro para se aproximar do topo da tabela, não sem que antes tenha de cumprir esta noite a sua obrigação em Paços de Ferreira, jogo em que terá necessariamente de conquistar os primeiros três pontos da época.
O F.C.Porto está a sofrer as consequências das alterações que foi forçado a fazer no plantel. Saíram três dos seus melhores elementos (um de cada sector), e os jogadores que entraram ainda não demonstram a necessária interligação com os colegas, fragilizando a movimentação colectiva da equipa. Recorde-se que o F.C.Porto terá de jogar em Alvalade dentro de duas semanas, e caso perca essa partida, ficará também desde logo numa situação complicada, até porque já se vão vislumbrando sinais evidentes de insatisfação interna, perfeitamente natural num clube habituado a vencer quase sempre nos últimos anos.Posted by LF 35 comments
Quem leia apenas o título deste texto, será de imediato levado a pensar no jogo da segunda mão, dentro de quinze dias na Luz.
Foi então dado um primeiro e dramático sinal de imaturidade. À semelhança do que ocorrera com o F.C.Porto, e que na altura aqui referi, o Benfica pareceu sentir o seu próprio golo de forma mais negativa que o adversário, desconcentrando-se, parecendo mesmo deslumbrar-se, e permitindo uma reacção fortíssima, neste caso acompanhada de imediata reviravolta no marcador.
Como um azar nunca vem só, após dois golos sofridos de forma infeliz, num lance apenas, ao invés de poder ficar em vantagem numérica, o Benfica viu Suazo – seu melhor jogador até então, e grande esperança para eventual novo golo - ficar inferiorizado até final, fruto de uma bárbara entrada de um jogador napolitano que nem cartão amarelo levou. A jogar com dez e meio, a equipa encarnada foi forçada a desistir de procurar o empate, e tentou apenas que o tempo passasse, deixando assim, a decisão da eliminatória para a Luz – prescindindo dos anéis, ficaram os dedos.Posted by LF 25 comments
Posted by LF 37 comments

Posted by LF 17 comments
Esperava-se um Barcelona em crise, vimos uma super-equipa renascida das cinzas. Esperava-se um Sporting confiante e determinado, surgiu um leão amorfo e temeroso. Deste modo, e olhando à diferença de qualidade dos interpretes, seria difícil a equipa de Paulo Bento trazer alguma coisa de Camp Nou.Posted by LF 7 comments
Sendo a única equipa portuguesa cuja presença em prova não oferece dúvidas quanto à sua legitimidade, sendo um dos dois grandes clubes de dimensão nacional cuja trajectória desportiva não está enlameada pelo crime, VEDETA DA BOLA deseja a melhor sorte ao Sporting para o jogo de hoje em Camp Nou.
Posted by LF 19 comments
Posted by LF 34 comments
Posted by LF 21 comments
"Tenho consciência que os anos (e resultados) de Scolari dificilmente se irão repetir no futuro próximo, seja qual for o seleccionador"
LF, 3 de Julho de 2008
Posted by LF 31 comments
Várias horas depois do jogo, ainda me custa a acreditar no que aconteceu em Alvalade.
Depois de alguns anos atípicos, temo bem que Portugal volte às oportunidades perdidas, às vitórias morais, às matemáticas quase sempre fatais. O futebol é tácticas, é treino, mas é sobretudo alma, sentido colectivo, espírito. Uma actividade humana, em que onze homens actuam sem qualquer instrumento técnico ou científico, só pode ser gerida e orientada com uma grande sabedoria daquilo que é a natureza dos seus intervenientes - sobretudo quando os dias de trabalho escasseiam, como acontece com as representações nacionais. Precisamente por isto, Scolari foi o melhor seleccionador nacional de todos os tempos. Precisamente por isto, duvido bastante do sucesso desta campanha.Posted by LF 25 comments
Posted by LF 35 comments









NOTA: Léo, Jorge Ribeiro, Pablo Aimar, Reyes, Mantorras e Makukula, todos igualmente internacionais A pelos respectivos países, não foram desta vez convocados.
Posted by LF 11 comments