NEGRO, COMO O EQUIPAMENTO

Após um jogo como este, torna-se muito difícil, até para os mais benevolentes como eu, acreditar num novo Benfica para a temporada 2024-25.
Não há perdão possível. A equipa teve tempo mais do que suficiente para preparar esta partida, não jogou pré eliminatórias nem supertaças e, ao arrepio de tudo o que era expectável, apresentou-se em Famalicão... de chinelos.
A primeira parte foi medonha. Nem um remate, torto que fosse. Um zero total, na defesa, no meio-campo e no ataque. Do pior que me lembro de há várias épocas para cá. Incompreensível. Inacreditável. Indesculpável. 
Na segunda pouca coisa mudou. Apenas Di Maria trouxe alguma vivacidade ao jogo, mas tarde demais para vergar um adversário organizado e sagaz, que mereceu amplamente a vitória. 
Não percebi as substituições, coisa que já não é de agora. João Mário manteve-se em campo noventa minutos, com um cartão amarelo que vinha da primeira parte, e com rendimento abaixo de zero - gosto dele, mas a verdade tem de ser dita. Kokcu entrou para... nada (e este já nem devia estar no plantel). Depois, deixei de entender fosse o que fosse, do Benfica e da forma como pretendia virar o resultado - partindo do princípio que o queria mesmo fazer
Sem eficácia, sem velocidade, sem intensidade, sem solidez, sem critério não é possível ganhar jogos. E Roger Schmidt, com esta fantasmagórica prestação da sua equipa, com esta derrota demasiado inconveniente, dá motivos de sobra para aqueles que o querem ver longe da Luz. Os jogadores que tem à disposição justificam muitíssimo mais do que esta miserável amostra - com consequências que não consigo prever. 
Desta vez, nem de Fábio Veríssimo o Benfica se pode queixar. Apenas de si próprio, e da forma ligeira como preparou este jogo, e o princípio de um campeonato que não podia, nem pode, perder.
Manda a serenidade que agora não escreva muito mais sobre esta triste partida. Não sou de ferro, e a vontade é de esmagar o teclado com insultos. Não é disso que o Benfica precisa neste momento. Mas começo a ter de concordar com quem acha que talvez precise de um novo treinador. Só espero mais dois ou três jogos para ter a certeza.
PS: É o que menos importa, mas também não entendo porque joga o Benfica com o equipamento alternativo (feio, como quase sempre) perante um adversário vestido de branco e/ou azul. Se acham que isto contribui para reforçar a identidade do clube junto dos adeptos, estão enganados. Um clube é uma história, um emblema e uma cor. Quando se começam a retirar elementos desta equação, corre-se o risco, desnecessário, de deixar lá ficar pouco. 

25 comentários:

Anónimo disse...

Gostei, que continue assim.

Coach disse...

Nem seria de esperar outra coisa. Levámos 5 no dragão, fizemos vergonhas atrás de vergonhas, e ainda perdemos os 2 melhores jogadores. Queriam o quê? Futebol champagne? LOl...não gozem com isto.

Anónimo disse...

100% de acordo, nada a acrescentar.
Sócio 6598 - pedro esteves

Anónimo disse...

Mas este ano não há PL? Não era essa a única razão pela qual não fomos campeões a época passada?
Ou afinal o problema é que o treinador é mesmo incompetente? E o presidente uma nulidade?

Anónimo disse...

Até que enfim LF, você caiu na realidade e deixou-se de paninhos quentes. P'ra quê reunir um plantel destes quando um certo Alemão não tem mãos para o dirigir. Neste jogo o Benfica era o Ferrari e o Fama era o Fiat 600, só que a guiar o Fiat ia o Verstapen e no Ferrari ia se calhar um anormal qualquer e o resultado só podia ser este. Mas o maior culpado é Rui Costa é ele é que é o presidente e devia ter demitido Schmidt há muito. Ainda lhe irá dar Felix, Bernardo, Ronaldo, Halland, Salah, etc.etc., mas acredite com este treinador é para continuar a perder. Só o facto do homem conseguir estar 90 minutos de mãos nos bolsos sem um gesto, uma palavra, que seja para dentro do campo, é motivo para desconfiar da saúde mental da criatura.

Paulo disse...

Treinador? Precisamos e de gente competente a gerir os destinos do nosso SLB. Depois sim o problema do treinador. Demasiado mau tudo em volta da equipa e da gestão do clube

Jorge Leitão disse...

Então a converseta dos últimos largos meses? Não te podes juntar a nós, os críticos, porque somos nefastos e há que apoiar, apoiar e apoiar.

paasa disse...

Qualquer equipa que defronta o Benfica, corre como se fosse questão de vida ou de morte. Do outro lado, apenas se viu passividade e aborrecimento por estarem em campo.

José Rama disse...

Na mosca!!!

José Rama disse...

E quando fez substituições os jogadores não sabiam em que posição iam jogar e tentavam indagar cá para fora já depois de estarem em campo.

francisco disse...

Luis vou começar pelo fim entao a equipa joga tao mal o raio do alemao na pre epoca treina a equipa para jogar com dois avanços e nos jogos a doer volta aquela maldita tatica com um avançado a bola raramente chega jogavel ao pobre do grego, de taticas nada percebo so percebo aquilo que vejo jogar o Benfica nao joga nada uns tristes uns miseraveis qualquer equipa de tostoes jogam muito mais que o nosso Benfica mas a culpa nao e dos jogadores mas sim do Schmidt so nao o esmago mais porque nao posso e um treinador muito fraquinho nao aprende com os erros um medroso de merda ainda estou por perceber como foi campeao no primeiro ano, a equipa nesse ano jogou bem convenceu ate uma determinada altura depois afundou-se quase que nao eramos campeoes e ate hoje desaprendeu de jogar evaporou-se tambem se vende os melhores jogadores todos os anos isso tambem nao ajuda mas para mim o problema esta no Schmidt qualquer equipazinha do nosso campeonato joga melhor que nos e quem o negar e cego e nao percebe nada de futebol.

joão carlos disse...

como já disse continuam a existir muitas falhas em determinadas posições e em qualidade de alguns jogadores mas mesmo que não existissem com este treinador todos parecem maus, basta atentar ao aursnes.

mas afinal o problema do ano passado não era só a falta de ponta de lança, olha queres ver.

Miguel disse...

Criticar toda a gente, menos quem decidiu manter o incompetente do Schmidt!
Depois de última época horrível (cujas más exibições já vinham até do ano em que fomos campeões), alguém esperava uma coisa diferente?
Se não tivéssemos perdido hoje, perdíamos numa das próximas jornadas!
O Schmidt é horrível, há vários jogadores que são autênticos CEPOS, mas o culpado principal é quem escolheu prolongar esta miséria.
RUA COM O DELFIM DO VIEIRA!

Anónimo disse...

Não fale mal do senhor Schmidt ele agora não passa o jogo todo de mãos nos bolsos, também usa atrás das costas e de braços cruzados

Joe Nash disse...

Pensava eu que aqui só se podia apoiar e nunca criticar pensava eu que os sócios que criticam eram atrasados mentais afinal havia outra

Anónimo disse...

kokcu entrou e nem devia estar no plantel dizes tu...bom é o Joao Mario, de quem gostas e que joga titular, 90 minutos cheios de nada, depois de uma epoca cheia de nada (mas hey, vamos la dar entrevista a falar bem do treinador que sou titular)...e mau é o turco (esse demonio que da entrevistas chateado por nao jogar na sua posiçao)....nosso treinador esse sim é top..top players, top performance, top level, top CEO, top, top top, tudo top...epoca passada quem nao percebeu foi porque nao quis, nesta pre epca quem nao percebeu foi quem nao quis, depois deste jogo, so nao vai perceber quem nao quer.......hey, em desespero mete o DiMaria, que nao fez pre-epoca, esta fresco e pode ser que nos safe....e hey, o imberbe argentino, que dizias que não presta para nada, nao tem musculo e raça, que devia ser emprestado para ganhar barba rija, fez uma flores na pre epoca, mete a organizar o meio campo...enquanto o Renato ganha força que ja nao ha Neves (e enquanto nao se lesiona)...top, tudo top....ainda vais voltar ver o Aursners a lateral, vais ver....

N.

Anónimo disse...

Caro LF,

E agora? Ficou convencido?
Não foi por falta de aviso......os sinais estavam todos à vista!!
Atenção, a culpa não é só do treinador, por isso, defendo eleições antecipadas e para ontem. Rui Costa afunda o SLB.
O que se passou ontem em Famalicão não tem explicação e constitui um insulto vergonhoso aos adeptos do nosso Benfica. Não chega pedir desculpas e "compreender" os adeptos e sócios. São precisas mudanças e rapidamente.
A primeira parte foi a negação da mística e do querer ganhar e dar tudo em campo.

Até no raio dos equipamentos, a situação é lamentável e medonha. Nunca o alternativo devia ser em preto... é horrível!
O segundo equipamento devia ser branco e inovador em termos de estética.

#UmSLBnaInvicta

Anónimo disse...

Agora podemos ver que RGS tinha razão ao fim de ano e meio estaremos todos cá para novas eleições caramba só não acertou porque os sócios andam todos a dormir na forma Rui Costa um grande jogador como presidente uma gmd@.

Anónimo disse...

AHAHAHAHAH! PAPOILAS SALTITANTES! AHAHAHAHA

Anónimo disse...

Eu não falo mal só de Schmidt, mas também do incompetente do Rui Costa, já que é ele o responsável maximo pela instituição SLB e não revela estar à altura do cargo. Nunca devia ter prolongado o contrato ao treinador, devia te-lo despedido no final da época, foi bem avisado para isso, mas não, foi contra tudo e todos e agora aí está a fazer-nos passar vergonha atrás de vergonha. Saudações benfiquistas/José Ferreira.

carlos disse...

O Encosta a afundar o SLB, a cada dia que passa se não pusermos um travão nisto não sei onde o Benfica irá parar.

francisco disse...

Anonimo te enganastes nao sao papoilas saltitantes, sao lagartixas assaltantes a institui coes bancarias com o dinheiro dos portugueses AHAHAHAHAHAHAHAH ate eu mais pequeno com as botas do meu pai era um homem compixe.

Sócio Nº 9583 disse...

Eu só não percebo como é que alguém podia esperar outra coisa ou ficar surpreendido com isto…
Cometer o erro de manter o mesmo limitadíssimo treinador, e enfraquecer o plantel de forma quase criminosa, podia ter outro desfecho?
Em ano e meio saíram Enzo, Grimaldo, Ramos, Rafa, Neves e Neres (ao que tudo indica, mas já lá vamos…). Algum clube aguenta uma coisa destas? Uma varridela total numa equipa campeã?
Cada vez é mais evidente que este treinador foi mantido porque é um "yes, man", um acomodado, um que não "levanta ondas", que tudo aceita… dá jeito a quem quer manter este modelo para o futebol.
Pois este treinador, na véspera deste jogo disse que o Neres ainda era jogador do Benfica, mas depois não o convocou. Em vez de mostrar à direção que Neres é um jogador importante, que o queria manter e apostar, faz exatamente o oposto. Diz que Neres quer sair, e afinal parece que já não é do Benfica. Mas o que é isto? O jogador quer sair, e...sai?!?
E pergunto: é só no Benfica que os jogadores querem sair? Nos outros clubes estão todos satisfeitos? É só a mim que isto faz uma confusão gigante?
Vi há pouco uma noticia que o Bournemouth fez um proposta pelo Evanilson e o fcp rejeitou. Vocês também não sabiam quer era possível rejeitar propostas por jogadores, ou era só eu? E agora, vai ficar insatisfeito? E a conversa de que "todos os clubes precisam de vender", e "não se pode cortar as pernas aos jogadores", etc, é só para alguns? Porquê?

Anónimo disse...

Oh sócio 9583, isso acontece apenas com alguns e neste caso no Benfica, porque o actual presidente do Benfica não tem perfil para o lugar que ocupa. Foi um grande jogador, mas como presidente é um autêntico flop, porque se tivesse categoria não existiam casos como o do treinador, nem o de Neres, até o facto da equipa ter de jogar às 18H com este calor quando os nossos rivais jogaram à noite mais pela fresca, enfim é sofrer.

joão carlos disse...

o que diz esta certo expeto o facto do treinador ser um yes men, muito pelo contrario ele é precisamente o oposto ele faz o que quer o que ele apetece a diferença é que o homem acretida que faz o que esta certo e não comete erros depois não percebe porque é que não resulta.