NOS CÉUS DA EUROPA
Impressionante é a palavra que melhor define a tarde vivida ontem por 10 mil benfiquistas num Pavilhão Atlântico todo ele pintado de vermelho.O caso não foi para menos, pela primeira vez uma equipa portuguesa subiu ao mais alto degrau do Futsal europeu, conquistando a Uefa Cup, equivalente à Liga dos Campeões da variante de onze.
Num jogo frenético, com incessante e vibrante apoio vindo das bancadas - onde toda a gente ansiava por festejar -, os super-poderosos espanhóis do Interviu (uma espécie de Barcelona do Futsal) caíram no prolongamento, e o troféu ficou em Lisboa.
Este será, porventura, o momento mais alto da história do eclectismo benfiquista, e vai perdurar muitos anos na memória daqueles que, como eu, o viveram in loco. Com Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus, Rui Costa, Eusébio e até a águia Vitória presentes (e ninguém minimamente preocupado com o Naval-Sp.Braga), a festa final foi de arromba, com lágrimas e cânticos de alegria dentro e fora do campo.
Tratou-se de um sonho concretizado por uma fantástica equipa, cujo percurso há muito fazia merecer esta magnífica tarde de consagração internacional. E é justo que esta festa não tenha sido ofuscada por nenhuma outra.
7 comentários:
Incompreensível é uma competição destas, ainda por cima realizada em Portugal, com uma equipa Portuguesa presente, não ser transmitida por nenhum canal televisivo. O mesmo tb já espero da Final-Six em Hóquei em Patins!
PS: A vossa vitória é de facto, impressionante! Parabéns. Gostei das palavras do vosso mister..."gozo foi ver aquele conjunto de campeões (interviú)lá em baixo a olhar prá nós lá em cima!".
Concordo que a RTP devesse ter transmitido o jogo uma vez que, tratando-se de uma final, e estando uma equipa portuguesa em causa, fazia todo o sentido o conceito de serviço público.
Mas ainda assim houve dois canais a transmiti-lo, por sinal ambos apenas na plataforma MEO: Benfica TV e Eurosport 2.
Também espero que o Hóquei seja transmitido.
Já agora, para quando o FC Porto no Futsal ?
Não percebo como Pinto da Costa continua a ignorar a incrível expansão que esta modalidade tem tido, e vai deixando o Benfica acumular títulos.
Não é que eu ache que os deixaria de ganhar. Mas gostava de os ganhar, também, contra o FC Porto.
É, realmente é uma pena. É uma modalidade q apaixona as massas, que pode ter maior impacto q o hóquei em patins teve e tem no panorama das amadoras portuguesas. Com esta vitória, a própria selecção, pode tomar como exemplo e olhar para a competição com os olhos de quem tem valor e q pode ombrear com os melhores do mundo. Belem, Slb, Scp, são um exemplo q o FCP poderia seguir. No entanto o PC já disse, q as amadoras tem q se sustentar a si próprias. Em parte dou-lhe razão, mas dava um brilho maior à competição e ao próprio clube ter uma equipa de futsal. E acredito, que vontade não lhe falta, assim como no voleibol. No entanto, dou-lhe razao no principio da sustentabilidade autónoma das amadoras. Ou geram receitas para ter equipas competitivas, ou então está quieto. Ter por ter, não! E receitas para isso, nesta altura não há. Mas como diz o homem..."Largos dias tem cem anos!"
Acho que o Pinto da Costa não vai fazer mais ecletismo no Porto já chega na sua vida privada.
Mas finalmente o SryLanka não faz um comentário provocatório. Nem que seja por isso vale a pena falar e futsal aqui neste blogue.
O impressionante são alguns comentários dos jprnalistas dos canais generalistas.
Grande jogo de futsal, grande vitória.
O FC Porto deveria ter equipa de futsal e, pensando em amadoras, gostava que os 3 grandes tivessem ciclismo. A Volta havia de ser uma festa inimaginável. O futsal, muito provavelmente devido às parecenças com o futebol, é neste momento a grande modalidade amadora em Portugal. Os clubes de Lisboa quando jogam entre si fazem-no frequentemente de pavilhão cheio e aquela atmosfera de pavilhão dá muito gozo. Era bom que os azuis se juntassem.
agora vejam bem o "excelente caracter" do próximo treinador do sporting...???
http://www.youtube.com/watch?v=SgMI59wbDOU&feature=player_embedded
Uma pequena correcção Luís, eu também estive no pavilhão, atmosfera magnífica, cheia de mística, e deixei a gravar o jogo na Eurosport 2, que também faz parte da grelha digital da Zon, portanto muito mais gente teve oportunidade de seguir a transmissão, não só os clientes Meo. O narrador e comentador, um inglês habitual no canal Eurosport, estava maravilhado com a ambiência, o apoio incessante do público, com o record absoluto de assistência em qualquer jogo da final four de futsal, quase 10 mil pessoas! Não se cansou de referir que a Uefa iria ficar maravilhada e completamente rendida a esta organização e mobilização de público, a maior propaganda que poderiam imaginar para esta modalidade.
E PLURIBUS UNUM
E O BENFICA É MAIOR QUE PORTUGAL
Enviar um comentário