ESTRANHA FORMA DE VIDA

Ainda Bruno Lage não tinha sido anunciado oficialmente como novo treinador do Benfica, e já choviam críticas à sua escolha. 
Como aqui escrevi, fosse quem fosse o escolhido, iria acontecer o mesmo. Tivesse sido Guardiola, e estou seguro de que haveria quem criticasse por se gastar demasiado dinheiro. Digo mais: caso Rui Costa convocasse eleições antecipadas e as perdesse, ou pedisse a demissão, o seu sucessor em poucos meses iria ser, também ele, fritado nas redes sociais e nas caixas de comentários online. Como fritados foram sendo, ao longo do tempo em que vestiram de águia ao peito, jogadores como Pizzi ou Rafa - ambos com mais jogos e mais golos pelo Benfica do que, por exemplo, Diamantino, Chalana, Magnusson, Isaías, João Pinto, Vítor Paneira ou Carlos Manuel - e agora também João Mário, que ainda há dois anos marcou mais de vinte golos numa época, jogando numa ala do meio-campo. Ou treinadores como Jorge Jesus, Rui Vitória e Roger Schmidt, todos eles campeões nacionais e protagonistas de fases de grande fulgor competitivo do Benfica - além, naturalmente, do próprio Lage. Ou seja, todos, numa lista negra sem fim.
No âmbito das modalidades, tenho visto ao longo dos últimos anos alvos inacreditáveis, como Carlos Lisboa, Carlos Nicolia (dois dos melhores da história nas suas especialidades), Norberto Alves (tri-campeão no Basquetebol), Filipa Patão (que ganhou tudo no futebol feminino, está na lista da UEFA das cinco melhores do ano em todo o mundo) e até Paulo Almeida (treinador do hóquei feminino que leva quarenta competições nacionais seguidas sem perder!). Marcel Matz, por motivos que desconheço (talvez instagrams e twitters), tem sido uma excepção.
A regra é dizer mal de tudo e de todos, pedir sumariamente demissões e destituições (depois? logo se vê...), atacar violentamente, insultar, quando não agredir. Tudo é mau, tudo é péssimo, tudo é escandaloso, tudo é vergonhoso, neste presente caótico e angustiado, por contraste com um passado longínquo, lendário e fantasioso,  que não se viveu, não se conhece, e...não existiu.
Bem sei que, no caso do Benfica, uma larga fatia desse lixo tóxico tem origem em perfis falsos, muitos deles criados no tempo de Jota Marques e Saraiva  - quando até havia uma empresa para os gerir. Outra parcela deve-se a uma confrangedora ignorância histórica. Depois há as claques, e sabemos que o raciocínio de uma multidão em fúria é correspondente ao da pessoa mais estúpida que lá estiver. Há ainda quem ande ressabiado por ter sido, a dada altura, afastado do clube, e quem viva ressabiado por lá nunca ter entrado, mas estes são estatisticamentes irrelevantes.
Deixando os rivais infiltrados, e os mais ignorantes que se limitam a seguir a onda, centremo-nos nos que verdadeiramente preocupam: os que fazem isto de forma consciente, e estão absolutamente seguros daquela que julgam ser a sua verdade.
Tenho reflectido sobre o assunto, e não consigo fugir à questão geracional. Há de facto uma geração, ou duas, que nascendo e crescendo apaparicados pelo papá e pela mamã, passando por uma escola facilitista onde só fizeram o que queriam e os professores é que tinham a culpa, chegam à maturidade a achar que sabem tudo e podem tudo, enfrentando, porém, um mundo que não conseguem controlar (ao contrário da expectativa que essa vivência lhes foi criando). Isso gera angústias, frustrações e, no limite, revoltas. O passo seguinte é "exigir" da sociedade, das instituições e dos vários poderes, a perfeição - que é como quem diz, que correspondam inteiramente, e a cada momento, a todas as suas vontades e caprichos. Como isso não acontece, e jamais acontecerá, partem para a crítica cada vez mais violenta, desproporcionada e despropositada (aproveitada e potenciada, noutros contextos, pelos populismos políticos). As redes sociais fazem o resto.
Se estamos perante aquelas que dizem ser as gerações mais informadas e qualificadas de sempre, não há qualquer evidência de estarmos perante as mais inteligentes e/ou clarividentes. E mais informação, sem mais inteligência para a saber filtrar, pode transformá-la em simples ruído. Circulando em larga escala, temos uma cacofonia insuportável. Eis o que hoje em dia cerca o Benfica.
Ora como clube mais popular e representativo da sociedade (para o bem e para o mal), o "Glorioso" sofre particularmente com todos estes fenómenos. É um espelho dos problemas sociológicos que o mundo moderno enfrenta. E estando a raiz desse problemas fora do seu âmbito e do seu alcance, tem particular dificuldade em lidar com eles, isto para não ser pessimista e afirmar que nunca o conseguirá fazer.
Não sei, de facto, como isto vai acabar. Suspeito que não acabe bem, nem no Benfica, nem no país, e pior ainda no Mundo - onde muitos outros problemas, muito mais graves, acrescem a todo este caldo sócio- cultural.
A menos que gerações futuras venham, com outro enquadramento e resistências, a saber filtrar melhor todo o ruído que infesta as sociedades actuais em todas as suas dimensões. Venham a saber "exigir" com equilíbrio, e sobretudo exigir primeiro de si próprios, antes de olhar para o lado. Enquanto adeptos também. 
A alternativa é a autodestruição. É que o Benfica é nosso, mas de todos nós - não de cada um de nós. Se o estimamos, se o queremos forte e saudável, o primeiro passo é respeitar os outros 5.999.999 de benfiquistas que não vivem no nosso umbigo e têm opiniões diferentes. Ou pelo menos os outros 249.999 sócios, que também pagam quotas, vão aos estádios, querem ganhar, mas não têm de gostar do mesmo treinador, do mesmo presidente, ou dos mesmos jogadores que nós.
Sou do saudoso tempo em que se aplaudiam os nossos, e assobiavam os outros. Cada vez mais isso parece uma excentricidade. Talvez porque antes, no tal futebol "Clássico" que muitos julgam saber o que foi, se viam os jogos como um delicioso passatempo, que ora causava alegrias, ora causava tristezas, mas jamais violentos conflitos verbais e/ou físicos. Hoje, talvez se procurem no futebol  paliativos para outros problemas, e outras situações que não têm a ver com um jogo ou um campeonato.
Aqui acima cita-se Bill Shankly, quando disse que o futebol é muito mais do que uma questão de vida ou de morte. Mesmo sendo isso verdade, continua a ser futebol. E se não servir para nos dar alegrias, brincar com as nossa emoções, fazer-nos confraternizar com amigos, encher-nos os fins de semana de esperança, então não servirá para nada. 
Isto que alguns benfiquistas querem ou defendem, a tal "exigência" que muitas vezes não passa de mera estupidez ou ignorância, não serve para nada a não ser para minar e destruir o clube e os seus alicerces.

38 comentários:

Red Sniper disse...

👋👋👋👋👋

A minha vénia !

Anónimo disse...

O Benfica é assim, não há volta a dar. Se calhar por isso é a maior instituição desportiva em Portugal. Mal comparado, ou não, é a mesma coisa que acontece com o governo português seja ele qual for, há sempre quem seja contra e critique, quer governe bem ou menos bem. É se calhar mais importante quem lidera o Benfica do que quem lidera o governo. Daqui resulta que o presidente do Benfica terá sempre de ser uma pessoa poderosa, respeitada, que se faça respeitar, que cometa o minimo de erros possíveis, coisa que infelizmente o actual presidente não foi (será que ainda seja?) capaz de ser.

francisco disse...

Bravo Luís espectacular antes nunca tinha lido um texto teu tão extenso e real,me apetece contra a minha vontade soltar uma ofensa gratuita os sócios e adeptos são dos mais estúpidos nunca estão satisfeitos com nada vêem tudo de bom nos outros e tudo mal no nosso amado Benfica os outros clubes são geridos com inteligência já o nosso esteja lá quem estiver venha quem vier treine quem treinar está tudo mal, um rival nosso sendo treinado por um ex adjunto sem qualquer experiência os portistas não fizeram nenhum alarme e o apoiam por amor ao seu clube, enquanto o Bruno Lage o crucificaram antes de entrar no Seixal o Benfica precisa de todos nós o vamos apoiar com todas as nossas forças depois cá estaremos para ver e depois criticar e avaliar o seu trabalho, na sua anterior passagem pelo comando a frente do Benfica gostei do futebol praticado exceto naquela segunda volta do ano do tal maldito COVID.

O PAI NATAL DA FINLÃNDIA disse...

A GUERRA DOS 40 ANOS (3). O PLANO PARA PARAR O PENTA 2017/18.
As coisas não são tão simples. Vão mais fundo.

Texto de 2018. O que aconteceu com Schmidt?
Classificação decidida por 3 bonecos do FCP.
O “cachecol” recebeu a recompensa, foi enviado para a UEFA.

“Bruno e Papa sabem que os DRAGs ganham o campeonato. Tem a ver com as pressões do "gajo do cachecol FCP" (Tiago Craveiro) sobre os Gomes (FCP) e dos árbitros.
O “cachecol” está alinhado com o boneco da comunicação FCP (Marques). A ideia é tornar o ambiente tão insustentável que os árbitros tenham receio de errar ou apitar contra eles (FCP). Ninguém teve coragem de marcar um penalty contra o FCP este ano. Acham coincidência?

O “cachecol” conseguiu um compromissso: os três grandes chegam na frente... se algum claudicar, os árbitros têm de os manter à tona, como se viu com o Belém, não correr riscos. O SCB não pode ficar à frente do SCP.
Na frente não tem nada que saber: O SLB já ganhou 4, se não ganhar não há drama, o foco é pôr os putos a jogar e vendê-los para pagar aos bancos, mas terão de ficar muito perto a lutar até ao fim. Se o FCP ganha, calamos os gajos, enquanto se abrem discussões sobre novos ciclos e as conversas dos emails passam à historia.

O Funeral público do SLB. Email enviado a blogue benfiquista.
“Segundo estes dados, que batem certo e já tivemos oportunidade de validar alguns pontos que estão lá escritos nesta denuncia, o plano assenta acima de tudo no esmagamento mediático constante da imagem do SLB por diversas pessoas (jornalistas, comentadores, funcionários dos clubes e até jogadores...) para que árbitros, juizes e todas as forças de ordem e justiça, por pressão pública e perante constantes julgamentos populares sejam forçadas a penalizar o SLBenfica”.

Por outro lado, inqualificavelmente, a estrutura de investigação sabe bem que ambos os clubes têm acesso a todos os emails do SLB até há alguns meses atrás... atualmente conhecem contratos de jogadores, patrocinadores, etc... e tem havido partilha de informação com 3ªs partes para penalizar o SLB no momento de renovações e na disputa de novos contratos.

TRATA-SE APENAS DE ATACAR, FRAGILIZAR E DEPENAR DE FORMA EXAUSTIVA O SLB PARA QUE NÃO VOLTE A GANHAR NOS PRÓXIMOS ANOS. HÁ GENTE NESSES CLUBES QUE TÊM UNI-CA-MEN-TE COMO FUNÇÃO FAZER ISSO.”

Arrebanharam até os “braços de ferro” da Justiça. Não é novidade, Varandas descaiu-se e anunciou-o.

A FPF manteve-se calada porque entende que será a unica forma de, "NÃO SER SEMPRE O MESMO A GANHAR, FACE À DIFERENÇA DO PROJECTO EMPRESARIAL QUE, A PRAZO, IRIA SECAR OS ADVERSÁRIOS".

Perdemos 6 jogos na Champions. Foi incompetência de Rui Vitória como diz a cartilha? Se pensam isso não sabem o que é o futebol!!! Conseguiram despedir o RV, só que não contavam com o Lage nem COM O FÉLIX. Hoje observamos a mesma estratégia pela mesma cartilha para queimar o Lage“.
=====================

Lage foi logo despedido. Com Schmidt perdemos 4 jogos da Champions e a Liga. Acham incompetência? Heynckes, Trapattoni, Toni, Lage, Jesus, Rui Vitória, agora Schmidt. Dois alemães.
Anunciaram que vão ganhar o bi. Chama-se “predictive programming”, as seitas fazem-no há 100´s anos quando vão cometer crimes. Para a magia funcionar precisam de obter consentimento. Têm de dizer antes o que vão fazer. Se nós não discordamos, estamos a dar consentimento. Tem a ver com o Karma.

Eles projetam o que desejam pelos Media, hipnotizam e controlam as massas através da CS, uma suave PSICOSE DE MASSAS.
Eles usam as palavras como feitiços de magia. A magia negra veio dos druidas. Eles aprenderam a fazer magia negra quando derrotaram a Armada Espanhola. Acham que o Papa paga dezenas de milhares a bruxos por acaso? Quem o ensinou?
Os mais fracos tornam-se os mais ruidosos, ruido aproveitado pela media, que eles controlam na totalidade.

Anónimo disse...

Caro LF,
A explicação parece-me simples, creio. O Marcel Matz tem carisma e sabe comunicar (algo que muitos dos outros exemplos não têm ou sabem fazer) e isso é geralmente bem aceite pelo povo.
Saudações benfiquistas,
Tiago

Anónimo disse...

Bom texto! Somos da mesma geração, partilhamos opiniões preocupantes sobre gerações atuais

N.

Joe Nash disse...

Isso não é bem assim, os benfiquistas têm olhos e cérebro..quase todos, os que têm olhos criticam a incompetência que tem reinado nos últimos... vá 10 anos ,se viesse o Guardiola não queria saber do dinheiro para nada íamos todos ou quase todos aplaudir porque é a antítese do Schmidt,o lage é o que é! O Benfica é governado por um banana e enquanto assim for estamos aqui para criticar PONTO

LF disse...

É a sua opinião. Pois nesse "banana", que ainda não terminou o mandato, votaram 84% dos sócios do Benfica. Na política há quem queira mandar com 18%. No Benfica ainda querem por menos: 16%

Anónimo disse...

Nas próximas eleições o Rui Costa irá levar as mesmas percentagens do Vieira acima dos 80%. Os VERDADEIROS benfiquistas, os que ainda pensam com a cabeça e não com os cascos, são milhões, não deixarão que o clube seja assaltado por criminosos!

Jorge Leitão disse...

A vontade é responder a cada ponto, mas há coisas melhores na vida para fazer.
Só os carneiros acéfalos aceitam o que lhes põem na mesa sem dizer nada. As pessoas normais, mal ou bem, observam as coisas e produzem uma opinião, melhor ou pior fundamentada.
Lage já esteve no Benfica e sabemos como tudo se desenrolou e acabou. E também se conhece o trabalho que fez a seguir. Então eu tenho um gajo a trabalhar comigo que têm um início muito bom e nos dois terços seguintes afunda a empresa, despeço-o por mau trabalho e, passado pouco tempo, vou recontratá-lo? Que brilhante gestão!
Misturar Pizzi na mesma frase que Chalana e afins? É preciso não ter consciência nenhuma do que é o Benfica e a sua história. Vá lá que o Eusébio escapou.
Outra: elegeram A, portanto é calar e aguentar, porque o homem foi eleito, então caluda. Desses 80% quantos não elegeram Vieira? Deves estar muito satisfeito com a gestão de ambos. Val s ver se a justiça não dá um chuto um destes dias no ungido pelos 80%. Mais: sobre a sapiência dos sócios votantes do Benfica, recordemos que elegeram Damásio, Azevedo, Vieira e Costa. Isto não é currículo, é cadastro e estupidez profundíssimos.

Anónimo disse...

O pdc está disponivel, já que tu gostas de ser givernado por boçais, desonestos e estúpidos.

Sócio Nº 9583 disse...

Certo, Luís.
Mas é bom não esquecer a comunicação social, que está totalmente descontrolada no ódio ao Benfica! Ainda ontem passei por vários canais na altura da apresentação do Lage e praticamente todos a falar mal, ou que parecia que se ia apresentar o treinador da equipa B, ou porque o Lage deu "show off" por ir cumprimentar pessoalmente os jornalistas na sala, ou porque o Rui Costa estaca com cara de triste... está a ser demais, é tóxico. Alguma coisa tem que se feita para que haja um mínimo de respeito por parte de quem tanto ganha graças ao Benfica.

carlos disse...

Ainda há viúvas do aldrabão, mas agora passaram-se para o banana.

Joe Nash disse...

São opiniões como diz e bem o LF, mas não deixa de ser bizarro haver benfiquistas como estes anónimos que dizem que os verdadeiros e os que pensam com a cabeça querem que o rui costa continue porque na cabeça deles está a fazer um bom trabalho, enfim... cabecinhas pensadoras! Eu cá estou a torcer para que tenham razão mas está difícil

Anónimo disse...

bom finalmente um post assim assim nao tou brincando mas citando bill shankly euma euipq de futebol e como um piano precisa de 8 carregadores de pianos e tres que tocar o piano lol ou jogar a bola nao e ser exigente mas caramba o BENFICA NOS ULTIMOS ANOS TEM CONTRATADO NEM CARRREGADORES DE PIANO TIPO RENTO SHANCHES NEM DI MARIA QUE SABEM TOCAR PIANO TEM CONTRADO COMO DISSE O COLUNA TIPOS LIKE QIEGL AND CARRERAS E RAUL DE TOMAS E FERREIRA DO DONESKT E MUITO OUTROS MARRETAS AGORA AI TOCASTE NMUM PONTO A ANOS HAVIA UM BLOG QUE VISITADA TODOS DIAS E QUE DIZIA QUE ERA BENFIQUISTA MAS NAO NO OUTRO DIA FUI VISITAR O BLOG E ERA DE UM PORTISTA HACKER QUE SE FAZIA PASSAR PO BENFIQUISTA FIQUEI ASSUSTADO DE VERDADE POR ISSO PREFIRO O BRUNO LAJE DO QUE O JJ O SERGIO E OUTROS E ACABANDO POR CITAR BILL SHANKLY UM EQUIPA TEM UMA TRINDADE OS JOGADORES O TREIANDOR E OS ADEPTOS E OS ADEPTOS TEM DIREITO A CRITICAR E DPOIS DA TRINDADE A O QUARTO ELEMENTO LOL OUTROS TEMPOS OS ADMISTADORES QUE SO VEMM DINHIERO NA FRENTE E NEGOCIOS DINHEIRO IMPORTANTE MAS SE FOR BEM USADO NOS TAIS CARREGADORES DE PIANO E EM BONS TOCADORES E JOGADORES DE PIANO AKA FUTEBOL AGORA ESSE TEMPOS POPULIASTA POR CULPA DOS EXTREMISTAS DIREITISTAS QUE SE AHCAM MELHOR QUE OS OUTROS O QUE SE HA DE FAZER SE A SP ESSOAS RELAMENTE SE ACHAM MELHORES QUE OS OSUTROS E ISSO COMIGO NUNCA VAI ACONTECER COMO ALGUEM DISSE AS IDEIAS PENSAMENTOS SAO COMO FLECHAS LANÇADAS PODEM ALCANÇAR O ALVO MAS CUIDADE UM DIA PODES SER A PROPRIA OU PROCXIMA VITIMA

Joaquim Rato disse...

Post interessante. . Mas não invalida que Rui Costa é grande idiota. Ficar nas mãos de um banana, não lembra o diabo, mas lembra um banana. Rui Costa já queimou dois treinadores competentes: Jesus, tem a lacuna da dimensão física, mas não deixa de ser competente, como se tem visto; Roger, péssimo na leitura de jogo, mas não deixa de ser competente, tem um perfil de jogador muito válido: Aurness, Bah, Kokçu, Best, Trubin, Pavlidis, Aoumdin, António Silva, João Neves, os mais recentes jovens, vai continuar a mostrar a sua competência. Os dois últimos reforços provavelmente eram titulares com ele, tinha grandes probabilidades de fazer boa época, o plantel deve ser o melhor dos últimos 10 anos. Onde está a incompetência, sem dúvida em Rui Costa: Weigl ( princípio do fim de Lage), pizzi ( fim de Jesus ), Artur Cabral, Di maria, Marcos ( desestabilização total do modelo de Roger). Por fim, Rui Costa além de não ajudar a suprir lacunas, ainda destabiliza, e nunca assume culpas!!!!!

Coach disse...

É daqueles textos que dá vontade de responder um por um.
As pessoas que não são totos, e que não estão contentes com o Lage, estão descontentes com tudo o que levou até ao Lage. O não despedir o treinador, o fazer um plantel para ele, e depois despedir à 4º jornada, começando o campeonato com menos 5 pontos e um treinador de recurso.
Claro que todos ficariam contentes com o Guardiola, porque é bom, porque ganha, ao contrário do Lage que lhe foi mal em todo o lado desde que foi despedido do Benfica, NÃO TENDO FEITOS MERITOS PARA REGRESSAR.
O Rafa e o Pizzi têm finais de champions pelo Benfica no curriculum?
O Benfica não ficará na mãos dos situacionistas para sempre. Essa falta de exigência é no outro lado da segunda circular...

Anónimo disse...

Que grande post! Parabéns! Muito do que aí diz encaixa que nem uma luva no jotapê, figura que andava pelo NGB e há uns tempos passou-se para o Fura Redes, fazendo-se passar por benfiquista, diz mal de tudo e todos. Muitos dos «exigentes» têm essa particularidade. Não conseguem dizer bem de nada absolutamente, minando desse modo a sua própria credibilidade. Eu abomino os que chamam banana ao grande Rui Costa, mas consigo ver coisas negativas no Benfica...

Anónimo disse...

Verdade! 80% dos maldizentes são lagartos infiltrados desde o tempo do maluco do Linhas Brancas que afirmou, “Porque temos de estar sempre a falar, escrever e a informar: porque a pressão e a manipulação resultam."

Bruno de Carvalho estudou Goebbels como se gabou, criou um exército de fanáticos invejosos cheios de ódio, coordenados (com perfis falsos e anónimos, "Borra do Café") nas redes sociais, andam desde então pela net a mandar abaixo o Benfica.
O ódio ao Benfica é maior do que o amor que têm ao seu clube.
Aqueles que pensam com os cascos acreditam e, lavados ao cérebro pela media, repetem e funcionam como caixa de ressonância desse esterco.

LF disse...

E será com este clima de constante e violenta contestação e confrontação que as coisas vão melhorar?

LF disse...

Quem não quer demitir e despedir toda a gente é carneiro acéfalo? Este clima de instabilidade e guerrilha leva a algum lado?
Quem não quer ver Rui Costa na presidência e gosta do Benfica, o que deve fazer é apoiar e promover uma alternativa. Isso sim. Isso é que seria respeitável e útil para o clube.

LF disse...

Obviamente Chalana foi melhor que Pizzi. E Eusébio foi melhor que Chalana. Mas cabem todos na mesma frase, porque todos foram bons jogadores, e todos tiveram importância nas suas épocas.
Uns são respeitados, e bem. Outros não, e mal.

O PAI NATAL DA FINLÂNDIA disse...

A GUERRA DOS 40 ANOS.
Contra os talibans, os infiltrados e os trolls da net só há uma solução, fazer o que eles mais detestam: DENUNCIÁ-LOS sem medo, EXPÔ-LOS constantemente ao ridículo.

Vieira foi uma vítima corajosa, deu o corpo às balas, tentaram despachá-lo durante anos. Ficaram aliviados quando finalmente saiu, obrigado pela constante campanha de descredibilização da pessoa e do clube, pensando que com Rui Costa, um nabo, inexperiente, um banana (quem usa estes adjetivos são infiltrados), levaria menos tempo a despachar.

Um LAG (Vultos) em 2014, ano do bi:
"Mais um prego no caixão, já não restam muitas dúvidas que o Benfica este ano não ganha nada. Não pensava voltar a ver dias tão negros, mas o Benfica está à deriva".

"A temporada passada (título em 2013/14) foi mais uma época de sorte. E da conjunção dos mesmos factores que estiveram por detrás do título de 2010”.

" O ranking europeu que tantos festejam é mentiroso e dá uma ideia errada do que tem sido Jesus na Europa."
"Este é o treinador a quem foi permitido fechar TODOS os treinos aos sócios e adeptos. Isto é o espelho do Benfica de LFV.

No 1º ano do tetra:
"Estamos em primeiro, sim, mas isso não faz de Jorge Jesus a pessoa certa no banco do Benfica. É apenas uma questão de tempo até à sua saída. Mesmo que seja campeão (coisa que não acredito), tem de sair do Benfica."

"LFV é na minha opinião o maior triunfo de Pinto da Costa em 30 anos de futebol português. LFV tem rebentado com a crença dos benfiquistas no clube. A massa adepta do Benfica parou de crescer”. (Os sócios do Benfica não têm parado de crescer)

Em 2012 o assalto falhou. Depois de perderem as eleições:
"O povo benfiquista condicionado votou. A democracia é assim. Por isso recuso-me a ser sócio deste presidente. Os 83% dos sócios validaram 11 anos de mediocridade desportiva e obras que comprometem o futuro do clube/SAD"

FICARAM COM A IDEIA.
Não há diferenças. A cartilha é sempre a mesma porque são os mesmos infiltrados que a espalha.
Os lagartos pagavam mais de 500.000 euros por ano a dezenas de cartilheiros na CS, blogues, tv`s. Conseguiram infiltrar-se nos media que dominam, numa estratégia de muitos anos.
As seitas têm muita paciência, podem esperar centenas de anos até conseguirem o que querem. MAS O QUE MAIS ODEIAM É SER EXPOSTAS.

A maioria dos comentadores e jornalistas nas TV´s são lagartos.
Os Benfiquistas são usados como “verbos de encher”, no verdadeiro significado do termo, mas obrigados a seguir a cartilha.
Os DRAGs têm 3 empresas de comunicação a quem pagam milhões por ano.

Com Heynckes ganhámos graças a José Veiga que conhecia os podres do Capo de Palermo. Vivendo no Luxemburgo, foi ele que o ajudou a abrir a conta off shore e sabia como o entalar, os grunhos mantiveram-se calmos.
Conseguiram despedi-lo do SLB com outra golpada em directo na TVi.
Eu acompanhei de perto o que se passou porque vivia perto dele.

NOTHING NEW UNDER THE SUN

J.Mário disse...

Parabéns pelo post, está lá tudo o que penso do actual Benfica.
O Pai Natal da Finlândia resume no texto acima, a campanha orquestrada contra o Benfica que envolve um planeamento estratégico de longo prazo pela parte dos cahsbolleiros e fruteiros. Depois de longos anos a controlar o metier do futebol do tugão, com o declínio de PC, o controle passou agora para os seus compadres do cashball.
Ao Benfica resta resistir e nunca calar as patifarias de que é alvo tanto da parte da fauna da arbitragem como dos autênticos vendidos ou cobardes que se intitulam jornalistas. Isto para não falar da chusma de comentadores recrutados para desestabilizar o Benfica.
O Benfica precisa urgentemente de quem o defenda com coragem..

Joe Nash disse...

Sr anónimo 80% dos maldizentes são benfiquistas que não aceitam esta gestão... lagarto é você
Boa noite

joão carlos disse...

sempre foi assim a diferença é que antigamente era nos treinos que eram públicos, nos estádios e nos cafés.
hoje a diferença são a internet e as redes sociais, mas basta treinadores e jogadores não as verem.

e não sabe p

sobre joão mario, ou outro qualquer na mesma circunstancia, quer dizer basta fazer uma boa época e depois ser um zero absoluto para estarmos eternamente agradecidos e ter lugar cativo no plantel e no onze é isso que advoga, olhe nem ao eusebio que era o que era fizemos isso o homem bem que queria jogar mais tempo no clube e os dirigentes da altura acharam por bem não.
se calhar a diferença esta aqui na decisão acertada de uns e errada de outros.

não sabe porque razão o marcel matz não é contestado, realmente isso explica muita coisa.
é que existe uma diferença entre conseguir ser campeão, e como dizia o mario wilson quem é nosso treinador arriscar a ser, e outra completamente diferente é ser para alem disso bom treinador e o marcel é bom treinador alias muito bom.

"Talvez porque antes, no tal futebol "Clássico" que muitos julgam saber o que foi, se viam os jogos como um delicioso passatempo, que ora causava alegrias, ora causava tristezas, mas jamais violentos conflitos verbais e/ou físicos." não percebi esta parte, tirando os conflitos físicos que pouco ou nenhum terão existido, os verbais, para jogadores inclusive e até parece que nunca esteve à porta do antigo estádio a ver sair os jogadores para o treino e o insulto que os "velhos" lhe davam, esses eram aos montes.

e já agora se quiser posso mandar a fotografia publicada num diário dos anos quarenta em que o luis fialho da altura levava para o estadio, a estância de madeira, um cartaz a dizer quem vem aos jogos é para apoiar não é para assobiar.
pelos vistos não são apenas os mais jovens que não conhecem a historia, ou então conhecem só a parte que lhes interessa é como os números e as estatísticas só aprecem as que interessam.

joão carlos disse...

pois são os mesmos que achavam que o roger estava a fazer um excelente trabalho depois de repente de um dia para outro descobriram que afinal não prestava.

realmente é bizarro ou então se calhar os perfis falsos não são apenas os outros que os tem.

O PAI NATAL DA FINLÂNDIA disse...

Sobre esta alegada insatisfação encontrei 2 textos antigos deliciosos:

“Em 2005 fomos campeões 11 anos depois, muita gente desvalorizou porque a equipa não jogava um futebol dominador.
Em 2006 fizemos uma campanha de grande nível nos Campeões, mas a contestação foi enorme porque o campeonato é que interessava e ficámos em 3º.
No tempo do Jesus, muito se contestou de em 2013 termos chegado à final da Liga Europa e termos perdido o campeonato.
Em 2015, após ganharmos o bi, houve contestação porque não se apostava na formação e era uma vergonha.
Em 2019, em que finalmente se ganham campeonatos de forma sistemática e com uma aposta sólida na formação, nada disto serve. O que se quer é grandes vitórias e exibições na Liga dos Campeões.”

Outro benfiquista acertou na mouche:

“Não podemos ligar a muitos dos comentários, não sabemos quem os faz, nem a intenção. Parece-me óbvio que quem coloca tudo em causa por perder uns jogos na Champions, não é bem-intencionado.

Em 2005/2006 quando fizemos aquela campanha na Champions, deixámos para trás o MU, Liverpool e caímos com o Barça, que viria a ser campeão europeu, nos 1/4, houve fortes críticas porque devíamos ter dado importância ao campeonato, blá blá blá, Vieira para a rua.

Há uns anos, diversão frequente dos media e alegados benfiquistas era contabilizar quantos portugueses o SLB tinha no 11 e quantos eram da formação, berrando que era uma vergonha, que o SLB era só estrangeiros, que se devia investir na formação, blá blá boá, Vieira para a rua.

Ganhámos o primeiro tetra da história do clube, terminámos a última década com 6 campeonatos, contra 4 do FCP, temos de longe a melhor formação em Portugal, de onde saiu a maior transferência de sempre. No entanto, como perdemos uns jogos na Champions e a equipa nem sempre faz jogos extraordinários, blá blá blá, Vieira para a rua.

Isto não passa de ruído para desestabilizar.
O SCP é só estrangeiros no 11, a formação esfumou-se e continuam a viver em função do SLB (o Leonel Pontes foi uma tentativa de imitar o Lage, o Silas, despedido do Belenenses por maus resultados, serve-lhes porque... o ano passado não perdeu com o Benfica.”

Alberto João disse...

Eu por mim não tenho problema nenhum em estar errado nas críticas que faço, o que eu quero é que o Benfica ganhe, que seja bem gerido e não roubado por uma quadrilha das comissões e que faça isso de acordo com princípios éticos que sempre foram o que nos distinguiu face à lagartada e andrades!

O que é que eu acho que vai acontecer? Um Santa Clara qualquer da vida, o Bayern do costume e o MP vai colocar tudo a nu muito rapidamente e os lambeculistas vão tirar umas férias mais uma vez...

José Rama disse...

Aldrabão e Gatuno.
Foi ele que designou o Delfim para lhe suceder e manter tudo na mesma.

Joe Nash disse...

Com certeza que haverá alguma explicação lógica e racional para o descalabro das contas do Benfica... porque o Rui Costa é do Benfica desde pequenino!!

Luis disse...

Tem uma certa razão mas para mim considero inqualificável termos um departamento de comunicação totalmente inoperante e queima os jogadores e treinadores porque estão à mercê
da comunicação social escrita e falada toda anti Benfiquista.

Luis disse...

concordo que 80% dos
É maldizentes são Benfiquistas mas diga se estar constantemente a desestabilizar o clube está certo?
Não concordar com a gestão do clube é um direito de qualquer Benfiquista mas não acha que deverá ser em eleições? E se por não se concordar com a gestão se persegue o treinador da equipa ?

Luis disse...

Uma verdade que vem de Goebbels
a manipulação da população é uma arte e neste caso dos Benfiquistas é uma realidade os
comentadores ditos Benfiquistas são uma completa nulidade com
uma excepção o Jaime Cancella de Abreu e assim se engana os Benfiquistas e ,quem ouve os calhordas .

Anónimo disse...

Qual descalabro? A vontade de marldizer ultrapassa a inteligência e o bom senso. Deve ter problemas de fígado.
Descalabro têm os outros falidos com 500 milhões de buraco e com 200M e 300 M de resultados negativos acumulados.
Os resultados de um ano significam… BOLA!!
Já os resultados desastrosos de 10 anos seguidos significam... ROUBO!!
Competições fraudulentas, deviam ter consequências desportivas.
Mas isso já não interessa. Joguem é à bola, c@r@lho"!

Jorge Leitão disse...

Vocês só vão acordar quando derem com a cabeça na parede! Os sinais de descalabro amontoam-se e andam aqui a dividir os benfiquistas entre X e Y. Parabéns! Para quem apregoa a união , convinha não ter um discurso dissonante.
Pizzi nem no mesmo texto cabe, quanto mais na mesma frase!

LF disse...

PIZZI 360 jogos 94 golos pelo Benfica - 4 campeonatos 1 taça 2 taças da liga 4 supertaças, total 11 troféus 9º melhor marcador de sempre nas provas europeias

joão carlos disse...

portanto temos uma direção calada, estas e as anteriores, sobre esses assuntos que vossas excelências dizem ser tão preocupantes e estão tão preocupados.
mas depois acham que os jornalistas é que deveriam fazer o trabalho que as direções deveriam fazer.

a culpa não é dos jornalistas é de quem acha que existe um problema mas no entanto mantém no poder quem para alem de nada fazer ainda é conivente com os poderes instalados por os apoiar, nandinho das faturas à cabeça.