VITÓRIA NATURAL

Como já disse das partidas anteriores, estes jogos de pré-época, sobretudo com metade dos titulares em férias, valem sobretudo para ver os reforços, e para perceber, de entre os mais jovens, quem tem eventualmente condições para permanecer no plantel principal.
Nesse sentido, posso dizer que gostei, uma vez mais, de Pavlidis. Parece-me, de facto, a peça que faltava durante toda a temporada passada. Mas também gostei de Marcos Leonardo, e da dupla entre ambos, responsável pelos melhores momentos da primeira parte do jogo.
Barreiro parece-me novamente uma espécie de Florentino 2 - o que não é mau de todo, mas não assegura, de modo algum, a substituição de João Neves.
Beste fez uma assistência. Enfim, não vou dizer muito mais do que já disse sobre ele: é uma contratação que não me entusiasma nada. Vamos ver. Oxalá me engane.
Quanto aos jovens, gostei em particular de Diogo Spencer. João Rêgo pareceu-me demasiado verde, embora estivesse deslocado da sua posição natural, o que lhe vale o benefício da dúvida. E não gostei mesmo nada de Martim Neto - lento, pesado e desconcentrado. Bajrani e Gustavo Marques são fortes, intensos, e merecem alguma atenção. Mas com Otamendi, António Silva, Morato e Tomás Araújo, não vejo muito espaço para eles. Prestianni mostra talento, mas o seu espaço na equipa estará certamente dependente de terceiros- sendo que, para não jogar, ou jogar pouco, talvez não fosse má ideia emprestar durante um ano.
Quinta-feira há mais.

25 comentários:

joão carlos disse...

o beste que não conhecia parece nem ser um jogador mau de todo, como se viu, o problema é o que se viu foi um extremo e o que precisávamos era de um defesa esquerdo e supostamente foi para defesa esquerdo que o contratamos.
e o que se viu foi que o homem nunca na vida tinha jogado como defesa esquerdo, mas a culpa não é dele mas de quem o contratou.
tem tudo para correr mal porque se contrata perfis errados, e então ter necessidade de um jogador para determinada posição, ainda por cima com necessidade de qualidade para ser titular, e em vez de ir contratar um jogador natural da posição ir de propósito contratar um jogador para adaptar é só idiota mas o que vale é que nem é a primeira vez nem nada e não podemos mandar o menino fora na agua do banho.
é acreditar.

o spencer tem um enorme potencial, como tinha o tomas tavares, mas falta ainda dimensão física, tal como faltava ao tomas, precisa de ter um ano para a adquirir e ganhar calo a jogar contra jogadores experientes, na b, porque até agora só jogou contra muitos nos sub 23.
ficar no plantel principal era cometer o mesmo erro cometido com o tomas e depois vai acabar como o tomas.

Anónimo disse...

Pior que vender João neves por 60 +10 é comprar João Félix por 30 M por 50% do passe e pagar-lhe um salário completamente insustentável e insuportável para o Benfica.
Isto é um absurdo, é comprar um problema para as finanças do Benfica

O Rui Costa só pode estar maluco a caminho de internamento ao comprar um grande problema do atlético de Madrid criado pelo próprio atlético por um valor completamente obsceno para as nossas contas.

Se Rui Costa comprar João Félix por 30M por 50% do passe e pagar os salários que Felix ganha actualmente , só terá um caminho:
- ser corrido à pedrada do Benfica pq não estará a defender os interesses do Benfica mas sim os interesses do Xulo e anti-Benfica Jorge Mendes .

João Félix? Para quê? Para fazer o quê? Comprar um problema do atlético de Madrid para safar o Mendes?

O Rui Costa tem de defender os interesses do Benfica e não os erros dos outros.

Se Rui costa comprar o Félix pelos valores que se falam( 30M por 50% do passe + os salários completamente insustentáveis pelo Benfica) só pode dar origem a destituição imediata de Rui Costa e ser corrido à pedrada do Benfica no dia seguinte

Benfiquista a sério


LF disse...

Caro Benfiquista a sério,

Duvido que Félix venha para o Benfica, por causa precisamente do salário. Mas se vier, vou lembrar-me de Simão Sabrosa, que também tinha fracassado no Barcelona, custou na altura uma fortuna, a agravar o seu passado era no Sporting e levou o Benfica às costas durante anos.

Rui dos Santos disse...

Se o Félix viesse, não seriam 2 problemas(preço+ordenado), seriam mais. Kokçu???Rolheiser(23) e Prestiani(18) que são craques, iam ser emprestados(+ 1 ERRO).Neres tb já jogou ali no ano passado e quer sair...

Alberto João disse...

O LF defende tudo e o seu contrário, sempre dando o beneficio da dúvida à Direção, é impressionante. Contudo, às vezes, reconhece que existiram Direções e presidentes péssimos, mas tudo no passado...os atuais não, estes estão sempre certos, apesar dos resultados desportivos e financeiros medíocres, compras absurdas, vendas incompetentes, relatórios de auditoria escandalosos, casos com a justiça, etc! O LF é sempre o último a perceber, não é? Ou não quer de todo perceber?

Deixo-lhe aqui mais um texto de um benfiquista que quer mesmo perceber, como eu, e talvez ajude na sua reflexão...água mole em pedra dura...

https://www.abola.pt/opinioes/noticias/a-erosao-acelerada-do-benfica-2024072222535650448

LF disse...

Presidentes péssimos só houve um: Vale e Azevedo. Há quem não se lembre. Eu lembro-me.
Antes e depois houve presidentes bons, maus e assim-assim.
Os actuais não estão sempre certos. Fartei-me de fazer críticas ao longo da época. Sobre Vlachodimos, sobre Kokçu, sobre Arthur Carbal, sobre Jurasek etc Basta ir ler.

Se os resultados desportivos e financeiros do Benfica são medíocres, que dizer do FC Porto?

As compras absurdas também critico, como disse acima. As vendas incompetentes não sei quais são. Só vejo, na maioria dos caso, vendas por dezenas de milhões de euros, que permitem ao Benfica ser o clube financeiramente mais sólido e estável do país. É o mercado que as dita, e lutar contra isso é como lutar contra a chuva.

O problema da auditoria é ter sido publicada. É um strip-tease dos negócios do clube, que só serve para encher páginas de jornais, programas televisivos, agendas escondidas e pseudo-adeptos que querem antes que o presidente caia do que o clube ganhe.
Rui Costa quis tratr os benfiquistas como uma massa uniforme de adeptos apaixonados. Isso hoje não existe. Existem nichos e mais nichos, contestação gratuita, busca por protagonismo, e mandar cá para fora dados que deveriam ser confidenciais só o prejudica, bem como a estabilidade do clube.

LF disse...

Se o Benfica pagou uma comissão indevida a um empresário em 2016, o que interessa publicitar isso agora? O que se vai ganhar com isso? Quem vai ganhar com isso?

Os negócios têm inúmeras questões associadas, que não podem nem devem ser expostas.
Para vir o Di Maria teve de vir o Andres Fernandez. Para renovar com o Maxi Pereira, houve que contratar cinco uruguaios para a equipa B. Para trazer o Ederson, foi preciso trazer também, no pacote, o Diego não sei quê e mais outro que nem recordo o nome.
Há cumplicidades com empresários que não são necessariamente nocivas. Por exemplo, se Jorge Mendes ganha milhões com o Benfica, também o Benfica ganha milhões com ele. Se se consegue vender um João Félix por 120 milhões, talvez seja preciso depois colocar um jogador que até nem interessa assim tanto, mas faz parte da negociação. É troca de favores. E então? Qual o problema? Sobretudo, qual a alternativa?

Tudo isto acontece, no Benfica, e em todos os grandes clubes. Aconteceu e acontecerá. É assim que se sobrevive no lago de tubarões em que se tornou o futebol internacional - onde é preciso negociar com empresários sul-americanos, de leste, e de outras paragens, com práticas e hábitos que estão muito além dos conceitos de ética mais puros. E é mesmo preciso saber lidar com eles.

O que não se pode é depois escarrapachar tudo num documento que é rapidamente enviado/vendido aos jornais.

É a minha opinião. E se querem uma crítica forte ao Rui Costa, aqui está ela: ter prometido e publicado aquela auditoria.

Quem quiser continuar a ser naif, que seja. Mas depois não exigam vitórias ao clube.

Alberto João disse...

Depois do Nicolia eis que agora vem o Paulo Moreno dizer exatamente o mesmo:

https://www.abola.pt/modalidades/noticias/o-benfica-esta-a-tornar-se-num-oasis-nao-ha-lideranca-e-uma-vergonha-2024072313502598948

Deve ser por coincidência que é o mesmo que o que nós o críticos também dizemos e vemos de fora. Estamos todos errados, devem ser miragens do calor excessivo e que por coincidência afetam os que estavam dentro do clube e os que estão fora.

Alberto João disse...

Vai ver a entrevista ao BI do Paulo Moreno e ele explica-te tudo sobre o que recusas a ver no atual Benfica...

Frank disse...

Luis nao vou comentar o teu texto porque outros e fizeram muito bem, um pequenino reparo e peço desculpa pela ignorancia, dizias tu que o Jorge Mendes ja ganhou muito dinheiro com o Benfica mas tambem ja deu muito a ganhar, aqui discordo e nao podia o Benfica ter ganho esse dinheiro em vez de o Mendes porque carga de agua eu tenho de dar a ganhar dnheiro a terceiros dum producto que e meu que trabalho teve o Jorge Mendes a formar um jogador made no Benfica que despesas teve ele ate o Joao Neves atingir este patamar quem gastou milhares na formaçao do Joao Neves todos os Neves deste Pais deviam entender isso detesto o Mendes porque cada jogador que e vendido ganha quase tanto como o clube que o formou com meia duzia de palavras por isso esta mais rico que o proprio Benfica isto aplica-se a jogadores de outros clubes tambem i hate Mendes o negociador i hate samssugas i hate vampiros.
Desculpem uma vez mais a ignorancia mas pa nao gosto do mendes e de todos os empresarios que mamam na teta a grande dos clubes que sentem grandes dificuldade spara sobreviverem aumentando o passivo e o Mendes a enriquecer a custa destes.

Anónimo disse...

Luís
Sobre a auditoria concordo a 100% consigo. O que interessa é o presente e o futuro

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Luis
O Simão custou 13M e o Benfica passados 5 anos ainda o vendeu por 20M. Além disso, Simão não ganhava mais que Luisão, zahovic, drulovic. O Félix se vier irá ganhar o dobro de tecto salarial, diz-se que ganha 12M/ano e não acredito que seja burro e vir para cá ganhar menos.

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Os pacóvios que queriam a auditoria forense foram os mesmos que quiseram “matar o Paulo Gonçalves “, o nosso antero Henrique que se movimentava bem nos bastidores e impedia que o Benfica fosse roubado, em 5 épocas ganhamos 4 campeonatos.
Agradeçam ao João Malheiro e ao António Simões a perda da hegemonia do Benfica nos tempos do tetra, estes 2 foram os maiores atiradores ao Paulo Gonçalves.
Agora nada dizem do trabalho do antero Henriques nestes 2 últimos títulos do sporting, nem nada disseram dos bobis e tarecos do pinto da Costa que durante 40 anos fez o quis a seu belo prazer sem ninguém o importunar

Anónimo disse...

Muito bem, Rui

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Luis,
O Benfica precisa do Jorge Mendes? Para vender o filé mignon com uma comissão de 10%? Para vender jogadores que o Benfica e os benfiquistas não queriam que fossem vendidos tão novos (neves, ramos, enzo, Félix, Guedes, Sanches, etc)?
O Benfica precisa é de um empresário para vender os flops (Cabral, juracek, meite, etc) minimizando os prejuízos? Alguma vez o Mendes vendeu algum destes flops? Aqui, sim merecia os 10% ou até mais, agora para vender o que já está vendido e pagar 10% por um serviço tão fácil é um roubo.

Ao menos como compensação dos milhões ganhos com o filé mignon, vendesse tb os flops merecia esses tais 10% na venda do pacote completo e não só o que é bom.

O Benfica não passa de uma puta comandada pelo abutre do Mendes.

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

Excelente comentário, Frank

Benfiquista a sério

Anónimo disse...

E ainda acrescento a este excelente comentário o seguinte exemplo de como as grandes multinacionais pagam os prémios e comissões aos seus vendedores.
Por exemplo, a Coca-Cola só paga prémios e comissões aos seus vendedores mediante objectivos de venda da gama completa, o vendedor para ganhar comissões e prémios com a venda do fácil (Coca-Cola) tem de vender tb o resto da gama em que não é líder de mercado (sprite, fanta, etc). Tem de vender o pacote completo para ganhar os prémios e comissões, se vender só coca cola e não cumprir os outros objetivos de venda do resto da gama, ganha 0.

É isto que o Benfica tem de fazer, para o seu vendedor ganhar os tais 10 % tem de vender o fácil ( os neves, os ramos, os enzos, etc) e o difícil ( os picanha, os meites, os juráceks, etc) a preços estabelecidos pelo Benfica e não ao desbarato

Benfiquista a sério

Alberto João disse...

Fiquei esclarecido sobre o teu benfiquismo e o que sabes sobre o Benfica. Comigo já não contas para alimentar conversas. Dedica-te a outra coisa que lamber o cú ao Rui Costa já há muitos e ao menos sabem do que se passa lá dentro. O Paulo Moreno não foi dispensado, tinha mais um ano de contrato. O Paulo Moreno era só o capitão do Benfica. Além disso, era um ícone do benfiquismo dentro do clube. Informa-te sobre quem é o Paulo Moreno. Não passas de um propagandista!

LF disse...

Sei muito bem quem é o Paulo Moreno. Como sei quem são, um por um, todos os atletas das cinco modalidades de pavilhão do Benfica. E quase todas as femininas também.
Estive na final da Liga Europeia com o Magdeburg, no Altice Arena, e vibrei bastante com a vitória.
Não tenho nada contra o Paulo Moreno. Pelo contrário. Mas os atletas que depois de sair lançam farpas ao que ficou, aliás como qualquer pessoa em qualquer empresa, deixa-me sempre mais dúvidas do que certezas.
Além disso, o Andebol era, e é, de há muitos anos, a pior do Benfica. Desde os tempos de Donner, não mais se encontrou - apesar da tal vitória histórica na Liga Europeia
Já agora, o Paulo Moreno nem era titular. Nem segunda opção como pivot.

Anónimo disse...

Essa do "com Otamendi " é que me deixa enraivecido. Não. Recuso-me a compreender as razões do jogador e não aceito explicações de Rui Costa. Que raio, só agora é que se lembrou dos JO? O que é que andou a fazer estes anos todos? No FCP, em Inglaterra, ou só agora é que se realizam JO. Por mim , vinha para suplente de alguém quando voltasse e pronto. O que é que vão dizer ao jogador que tiver de sair da equipa para entrar o Sr. OTAMENDI quando voltar? Continuo a apostar que falta algum perfil a Rui Costa para presidente do SLB. Deus queira me engane, mas...

Pedro disse...

Começando pelas contratações feitas:

Pavlidis: avançado que tras exatamente aquilo que faltava à equipa a época passada, um jogador que aproxima-se a linha média do ataque, que fosse o vertice do ataque mas tb por vezes o pivôt....fazendo assim com que jogadores como Marcos Neres ou até Di Maria tenham espaço para furar as costas da defesa.

Barreiro: Médio defensivo de alta rotação, com pressão alta de qualidade e qualidade de passe acima da média, tecnicamente não é um artista, mas é exatamente o que faltava ao Benfica para os jogos grandes, um clone do Florentino mas que não perdesse a bola e/ou passes sistematicamente.

Beste: Ao contrário do que se fala por aqui, Beste sempre foi lateral, toda a sua formação foi como lateral, só que a sua carreira só realmente disparou quando passou a jogar em sistemas de 3 centrais, onde ele passou a fazer todo o corredor esquerdo..é um jogador de pressão alta, velocidade e resistência....é um lateral esquerdo moderno com posicionamentos semelhantes aos de Grimaldo com a diferença que Beste tem mais raça...no pouco que se viu nos ultimos 45m do ultimo jogo, mostra qualidade de cruzamento e passe, tecnicamente tem bom nivel, mas acima de tudo a leitura de jogo dele é algo a destacar que com o treino e os hábitos de jogo pode elevar a sua capacidade defensiva para outro nivel.


Quantos aos meninos:


Prestianni: Assombroso, merece pelo menos a duvida enquanto não existem certezas a nivel de quem fica no plantel.

Rego: Demasiado "ligeiro" para estas andanças, precisa de ganhar manha e capacidade de luta, tudo o resto está lá....mas para verde...já nos chega os "vizinhos" de alvalade

Spencer: Quanto a mim recebe a carta de plantel, tem feito de tudo para merecer lá estar, tem feito bem e tem se esmifrado para mostrar a sua qualidade...para mim merece um lugar no plantel.

Os dos Centrais: dos jovens com bastante estaleca, no entanto o Bahjrani precisa de jogos, para mim em ralação ao todos os outros centrais do Benfica, este vai ser a nossa futura referencia defensiva, não o pudemos deixar uma épcoa a secar na B, deve sair emprestado para ganahr minutos, o outro central é bom mas tem outro nivel...


Quanto aos duvidosos:


Andreas: Merece o plantel por tudo o que fez na época passada no Nordjallen

Rollhiser: monstro....é um Aursnes no ataque

Gouveia: Já mostrou que não vai melhorar muito mais...

Cabral: Não encaixa neste benfica, mas podemos fazer um benfica para encaixar ele, em jogos de tudo ou nada, juntar a capacidade de leitura de jogo de Pavlidis com a capacidade fisica de Cabral pode dar resultados em jogos contra adversários fechados..



Tudo o resto...Felix no Benfica só por emprestimo e nunca com o ordenado superior ao do elemento mais bem pago, isso é publico e foi assumido pelo Rui Costa, já Sanches.....pode ser uma surpresa

Anónimo disse...

O Benfica joga em Famalicão às 18h00 e Porto e Sporting jogam às 20h30? Até nisto o Benfica é prejudicado e aceita sem reclamar esta diferença de temperatura d as 18H00 para as 20h30.

Benfiquista a sério

joão carlos disse...

gosto tanto da malta que vem dizer ao contrario do que se fala aqui e depois para marcar posição mente descaradamente.

beste fez a formação como defesa esquerdo, não sei se toda se alguma e não sei se numa defesa a quatro se num esquema de tres centrais.
na holanda ainda jogou a defesa esquerdo num clube do fundo da tabela e num campeonato que ninguém defende, vide kokçu.

a partir do momento que foi para a segunda divisão alemã passou a jogar a extremo, esquerdo e até direito.
e não não foi num esquema de tres centrais foi num esquema de quatro defesa em que tinha um defesa direito ou esquerdo atrás dele.
nem sequer num clube que jogou para subir de divisão jogou a defesa esquerdo.

Pedro disse...

Caro João Carlos, quando vier aqui chamar "mentiroso" a alguem apontando o dedo, lembre-se que quando aponta o dedo a alguem tem pelo menos 3 a apontar para si..

Beste fez formação de lateral esquerdo no Dortmund, em esquemas de 3 centrais basicamente, quando foi promovido a senior faltou espaço sendo emprestado ao Werder Bremen ainda como lateral....em Bremen não teve produção, a equipa do Werder Bremen esfrangalhada e Beste era simplesmente um adolescente ainda que toda a vida tinha jogado em 3 centrais e repente ve se numa equipa que tinha perdido a qualidade de outrora e ele tinha que ser mais responsavel a atacar e a defender quando no seu passado essa responsabilidade era mais dividida.
Vai para a Holanda onde mantendo os problemas do passado recente, definitivamente não esta no seu ADN ser um lateral defensivo, sim, em ambos os clubes que foi emprestado a sua responsabilidade era maioritariamente defensiva sendo que no Werder Bremen ele praticamente nem passava a linha de meio campo.
Volta para a Alemanha para o Regensburg do 2º escalão onde em 2 anos jogou como nunca, foi utilizado em varios esquemas defensivos, e o treinador na altura na 2ª época coloca-o definitivamente ele com extremo, não porque este era mau a defender, mas como o afirmou na altura o treinador, Beste a extremo era como jogar com um avançado que sabe tudo a atacar e com um defesa que não deixa ninguem por ali passar...
A sua chegada ao Heidenheim mostra um jogador mais confiante com perfil guerreiro, que pela sua morfologia no futebol alemão causa problemas quando estes são elementos defensivos...se formos analisar o futebol alemão grande maioria dos laterais em sistemas de 4 defesas base, são altos ageis e bastante compactos taticamente, já quando se fala em sistemas de 3 centrais ai ja o caso muda de figura sendo exatamente o inverso, o exemplo foi a contratação de Grimaldo pelo Leverkusen para servir de joker a atacar, ainda assim foi o jogador em destaque na Bundesliga 2 na subida com o Heidenheim, e elemento fulcral na temporada passada na campanha da equipa, sempre a atuar como falso extremo, ou como muitos gostam de dizer Médio lateral em esquemas de 3-4-3 ou 3-5-2, na Bundesliga na epoca passada esteve em destaque em vários jogos pois cabia-lhe a função de marcar ao homem o lateral ou o extremo adversário do seu lado....um deles Kimmich, jogador que terminou esse jogo sem ter tido qualquer ação de destaque no jogo.
Foi ainda convocado para a Seleção alemã e esteve nos pré convocados para o Europeu.

No Benfica, Beste passará cerca de 85% dos jogos da época no ataque, logo ele foi contratado para ser aquilo que tinhamos com Grimaldo, o criador de jogo vindo da retaguarda, o desbloqueador de resultados pela colocação de bola e pela tenacidade defensiva.

joão carlos disse...

na minha terra quem não diz a verdade mente.

tanta conversa para vir dizer aquilo que eu tinha dito e o contrario do seu comentário inicial.

seu muito bem para aquilo que ele foi contratado, mas reafirmo o que disse no meu primeiro comentário é o perfil errado e por ser o perfil errado é que a maioria dos jogadores contratados para aquela mesma posição não resultam, mas quem toma a decisão não aprende porque repete o mesmo esperando resultados diferentes.
e o seu ultimo paragrafo é a maior treta, que muitos gostam de comer.
porque passamos muito tempo ao ataque e atacamos com muitos ainda precisamos que os defesas defendam ainda melhor que clubes que só defendem, porque esses nem precisam que os defesas defendam bem porque defendem com muitos.
é que depois com essa conversa que os defesas não precisam de saber defender depois andamos ao tio porque precisamos de avançados que defendem muito.