LAGE SIM, MAS...

Bruno Lage está a ser apontado como o próximo treinador do Benfica, depois de uma alegada recusa de Marco Silva - que, diz-se, também terá sido sondado.
Parece-me a opção mais cautelosa, e como sou avesso a riscos desnecessários (ou mesmo necessários, para dizer a verdade), tendo a aceitá-la.
O setubalense foi campeão no Benfica em 2018-19 após uma segunda volta espectacular, recuperando sete pontos de desvantagem com vitórias no Dragão, em Alvalade, em Braga e em Guimarães, goleadas pelo meio (até um 10-0 ao Nacional), e lançando vários jovens, destacando-se Florentino e, sobretudo, João Félix. Entrou na temporada seguinte a todo o gás, com expressivos 5-0 ao Sporting na Supertaça. E nos primeiros dezanove jogos do campeonato 2019-20 obteve dezoito vitórias - registo impressionante que parecia ir no sentido de bater recordes do tempo de Jimmy Hagan. Depois...
Aqui entra o meu "mas". Não sei, nunca soube, e não sei se Lage e/ou Rui Costa sabem quais as razões que originaram o que se passou a seguir. Ora o regresso de Bruno Lage tem de ser acompanhado de uma reflexão sobre esses meses, sobre aqueles dez jogos que antecederam o seu despedimento. A Pandemia não explica tudo, até porque quando o futebol parou já a vantagem do Benfica se esfumara. E desde três penáltis falhados em quatro (um inclusivamente atirado ao lado), até jogadores a passo em transições defensivas, tudo nesses meses foi mau demais para ser normal. Coincidindo no tempo, houve a contratação de Weigl - milionária, desnecessária e fracassada -, que não sei até que ponto pesou no balneário. Desconheço se havia compromissos pecuniários por cumprir. O que é certo é que treinador e jogadores defendem-se mutuamente (e já depois de abandonarem o clube), deixando espaço para que as dúvidas passem a situar-se noutro plano - e ainda hoje permaneçam por esclarecer.
Muito gostava de um dia saber o que então se passou. E sem certezas sobre isso, não me é permitido sentir o entusiasmo por Bruno Lage que os seus primeiros meses na equipa principal do Benfica justificariam.
Ainda assim, sendo Bruno Lage o treinador do Benfica, é ele o meu treinador.
Viva o Benfica!

34 comentários:

Anónimo disse...

Lage? Outro erro a contribuir ainda mais para a dovisao. Enfim.

JP disse...

Mas... depois meteram-lhe lá o Weigl e a equipa deixou de correr

João disse...

Se bem me recordo, assim que Weigl foi contratado entrou automaticamente como titular na equipa. A partir daí nunca mais fomos os mesmos: a equipa partiu, deixámos de ter raça e velocidade. Não terão sido só os aspectos tácticos a gerar o apagão, seguramente que os jogadores ficaram desmotivados por perceberem que, afinal e contrariamente ao que se passava com Lage desde o início, não jogavam os melhores. Até esse momento vimos várias vezes Jonas no banco (sim, também por causa de dificuldades físicas, mas quantos não jogam a titular só por causa do estatuto?), e sobretudo notava-se que ninguém era escolhido pelo nome. Por isso tivemos Ferro e Tomás Tavares com óptimo rendimento, tivemos Gabriel a ser uma opção muito válida e tivemos a recuperação de Taraabt. A partir desse Janeiro parece que ficaram com medo de jogar. Weigl até podia ter vindo, mas numa equipa que estava a ganhar tudo, qualquer um que chegue tem que começar no banco e ser introduzido na equipa aos poucos. Terá sido esse o erro de Lage que afundou a equipa, talvez por ter sido pressionado pelo valor da transferência de Weigl.

Bruno disse...

Nao sabem ? eu conheço um que foi corrido ao pontapé e ganhou tambem no primeiro ano, se nao correr bem com o lage.
Ridiculo

Anónimo disse...

Pobre clube... No que o Benfica se tornou... Por amor de Deus, estamos fodidos. Resta-nos ter fé no Ministério Público e nalgum D. Sebastião... com a vinda do Lage nem em 3 lugar iremos ficar.

Mas entendo a contratação... e preciso um Yes man, um banana, alguem que diga que sim a um presidente incompetente!!!

LF disse...

Qualquer treinador que venha terá gente a favor e contra.

LF disse...

Então o treinador ideal era o que dissesse que não ao presidente, e seu superior hierárquico?

LF disse...

Desconfio que possa ter sido isso, mas não me admirava que, além disso, houvesse também prémios em atraso ou coisa parecida.

LF disse...

Pode ter sido. Mas, como disse acima, desconfio de atrasos no pagamento de prémios, somados a uma transferência de 20 milhões - a agravar, desnecessária e fracassada.
Bem sei que os prémios e salários saem logo da tesouraria, e os 20 milhões são pagos em várias tranches nos anos seguintes. Mas, dado que jogadores e treinadores se defendem mutuamente, viro-me mais para uma situação desse tipo, obviamente nunca publicitada.

LF disse...

Corridos a pontapé foram Jesus, Rui Vitória, Lage, e agora Schmidt. Todos foram campeões no primeiro ano.

F.L. disse...

O Benfica precisava de um abanão. Com Lage vamos ter mais do mesmo. Ingenuidade minha pensar que com Rui Costa haveria um "golpe de asa".

Coach disse...

A coisa mais relevante( a que te torna mais conhecido pelo menos ) é o facto de escreveres para o jornal do Benfica, a convite do Vieira. Acho que só assim se explica esta dissonância cognitiva. Este post então acho inacreditável. Mais parece o de um influencer pago pelo RC & CA do que o LF que acompanhei por muitos anos, ainda antes do saudoso JPV o tornar mais conhecido. Com o Benfiquismo neste estado, todos os dias perdemos mais um pouco da grandeza que construímos até aos anos 90.

LF disse...

Não escrevo para o jornal a convite do Vieira. Fui convidado em 2008, pelo diretor de então, José Nuno Martins, e só depois conheci o Luís Filipe Vieira. Já agora, devo dizer também que nunca cobrei um cêntimo. E que nunca ninguém me pediu para escrever algo, ou deixou de publicar algo que eu escrevesse.
Quando se fala de tachos é bom deixar tudo isto claro. Até porque antes havia quem cobrasse centenas de euros por fazer aquilo que eu faço de borla. Pelo Benfica. Por amor ao clube.

Quim Tapisso disse...

A esperteza destes nossos dirigentes é mesmo saloia. Ameaçam com Sérgio Conceição porque dessa forma, para a maioria dos Benfiquista no qual me incluo, qualquer um é melhor. Bem, Paulo Sousa seria ainda pior mas não vamos por aí... Plantam depois testemunhos de ex jogadores e acham que assim Lage é aceite. Se o Lage se confirmar nem ele nem Rui Costa aguetam 1 empate que seja. E vamos estar outra vez nesta situação de procura de treinador num ápice.

Lin disse...

Agora tem lá outro Weigl que é o Carreras.

Quero muito acreditar no efeito Lage. Que quanto a mim só tem uma hipótese: ganhar consistentemente até ultrapassar o Sporting e ser campeão. Para além de ganhar e ser respeitado na liga dos campeões e taça de Portugal. Se entretanto ganhar a taça da liga é um extra.

Agora têm de desmontar também o sistema de arbitragem que está completamente viciado. Vejam- as nomeações dos 5 violinos António Nobre- 1o jogo do Sporting, Godinho 2° jogo, Fábio Veríssimo 3° jogo, Godinho e Tiago Martins 4° jogo, Hugo Miguel saberemos na próxima jornada quem o substitui. Ou seja um grupo privativo de árbitros sportinguistas para um clube chamado Sporting?

Anónimo disse...

Quem era o seu preferido.
O meu era o benfiquista Jose Mourinho, desde a derrota no dragão por 5-0

Agora, é esperar que Lage venha com tudo e com pulso firme nas suas ideias e não se sujeitar aos monos ( weigl) que lhe impuseram e ele aceitou e calou.

Esta tb e a grande oportunidade para Lage se reerguer como treinador pois vem de 3 despedimentos

Vamos ter esperança e se correr mal o despedimento não custará o que custou esta do Schmidt

Eu tenho fé no Lage. Agora é esperar para ver se ele aprendeu com os erros do passado e faça um bom trabalho no Benfica

Lage tem o meu apoio até o fim deste campeonato. Depois logo veremos o que fez

Benfiquista a sério

francisco disse...

Força Luis e assim que se fala por amor ao clube e nada mais eu tambem escrevo por amor ao clube que venha o Lage se fosse outro qualquer nem todos estavam de acordo existe sempre divisoes quando se trata de escolher alguem para um cargo, por mim gosto do Lage se nao der certo paciencia pro ano a eleiçoes corram com os dois e se começe uma nova era.
Daqui por umas semanas se calhar ate vamos escrever maravilhas do Lage no teu blogue e aplaudir de pe nunca se sabe, a ver vamos viva o benfica sempre.

Quimcosta disse...

Gostei deste texto que compõe o post!
Deve ser dos poucos post's deste blog em que concordo com as ideias do autor!
E também, ninguém me tira da ideia que a chegada desse tal WEIGL ! deu cabo da Equipa toda, levando o Bruno Lage de arrasto...

Viva o Benfica!

LF disse...

Eu escolhia o Klopp... se fosse possível.
Dentro do mundo real, acho Lage uma boa opção

Jorge Leitão disse...

Só faltou acrescentar que, na primeira voltada segunda época de Lage, se ganharam múltiplos jogos sem se saber bem como, tal era a péssima qualidade do futebol. Quando a mija acabou, foi o descalabro que se adivinhava.
E esquecem o pau mandado que Lage era e que se mostrou nos 11 que escolhia para a LC .

ARM disse...

Caro LF:

´Eu escolhia o Klopp... se fosse possível.
Dentro do mundo real, acho Lage uma boa opção´

Concordo. O Lage não seria a minha primeira opção, mas o que não pode suceder é estar tudo a dar-lhe para baixo e ainda não começou sequer a trabalhar. Vamos aguardar e dar-lhe tempo. Quanto ao Klopp, Guardiola, Ancelotti, Tuchel, Luís Enri

Anónimo disse...

Se fosse o melhor para a equipa sim!!! Há aqui uns anos o Pinto da Costa contratou 5 jogadores ao Portimonense e o SC mandou-o dar uma volta. Este Lage bem... Todos se recordam da história do Weigl ou estou a fazer confusão? Se é este o Benfica que quer parabéns!!! Já foi o maior de Portugal agora é uma anedota!!!

ARM disse...

Desculpa, cliquei no botão 'publicar' sem querer. Dizia que, quanto a esses treinadores de renome, são muito bons, sim senhor, mas eu queria era vê-los a treinar clubes sem dinheiro para comprar os jogadores que eles tiveram/têm. O Ancelotti, por exemplo, no Everton e no Nápoles, salvo erro, foi um fiasco. O Klopp sem aqueles jogadores que teve ao dispor no Liverpool como seria? E o Guardiola? O Lage é o que temos agora. O problema foi o Schmidt ter começado esta época, era evidente que nunca devia ter começado. Arranjar outro treinador em Setembro, que não o Lage ou outro semelhante, seria difícil.

Anónimo disse...

Bruno Lage, pois que seja Bruno Lage e ponto final, por mim é o treinador do meu clube e pronto. Começa sexta feira, apresenta-se ao plantel, alguns não o conhecem e até é bom pois acarreta mais respeito. E sem as "paneleirices" do costume, tipo falta de tempo para treinar, para conhecer os atletas, etc. é dizer: estou aqui, sou eu que mando, não aturo birras, todos serão tratados por igual e com respeito, joga aquele que no seu lugar jogue melhor e mais trabalhe independente do seu nome, todos terão a sua oportunidade, assim quem não esteja disposto a cooperar com estes pressupostos que o assuma agora, faça as malas porque a porta de saida é também serventia da casa.

cj disse...

Estou tão empolgado com o Lage... (not)

Anónimo disse...

Agora sem o weigl e sem o gang do Pizzi ( rafa e João Mário os últimos da gang), Lage tem tudo para ter sucesso se não lhe impuserem outro weigl e ele aceitar e calar-se

Benfiquista a sério

Joaquim Rato disse...

Pior era dificil!!! Confirma-se que temos um presidente totalmente idiota, rodeado de mafiosos que se julgam expertos ( as declaracoes de jogadores que queimaram Lage, nao lembra ao diabo ), mas nao passam de idiotas. O presidente agarrado ao tacho, nem sequer conseguiu enxergar que se correr mal, com tal escolha, ele e o primeiro a cair!!!! E a probabilidade de correr mal e imensa. Apesar de termos bom plantel, e um homem que tem mostrado falta de lideranca, dignidade, caracter e amor proprio, um yes man, que vai gerir Di maria e Otamendi?!!! Tem tudo para correr mal!! Deus queira que me engane. mas tenho me enganado muito pouco nos ultimos anos. Tambem faco por isso, ao contrario do que parece ser a filosofia de vida do presidente.
Um elogio ao blog, apesar de estar quase sempre em desacordo com as ideias, e um local de liberdade e verdadeiro benfiquismo. No Benfica nao temos so maus dirigentes, tambem temos adpetos cujo a mesquinhez supera o benfiquismo. Em Defesa do Benfica e um bom exemplo, quem mais sabe da historia do clube, nao consegue evitar que a sua mesquinhez se sobreponha aos interesses do Benfica. Nao e por acaso que o Benfica esta nesta situacao.

joão carlos disse...

desculpe mas isso é mentira a equipa deixou de render quando o gabriel saiu da equipa e não quando o weigl entrou.
ferro e tomas tavares com optimo rendimento em que realidade paralela viu isso.
o tarrabt o grande enterra no antro corrupto que levou ao descalabro e depois a culpa é do weigl.

Anónimo disse...

Só para finalizar:

- Bruno Lage tem o meu apoio e tenho fé que vá triunfar no Benfica.

- no passado o grande joker do Lage foi o Félix.

- no presente o grande joker do Lage será o Rollheiser

Benfiquista a sério

joão carlos disse...

deitamos uma pipa de massa fora para nada.

portanto tínhamos um treinador que só valeu em qualidade e resultados enquanto teve um jogador de 120m à disposição depois disso foi um zero absoluto para o substituir vem o outro dupondt um treinador que só teve resultados e qualidade enquanto teve um jogador de 120m ao seu dispor.

portanto esta malta acredita que um raio cai duas vezes no mesmo sitio é uma questão de luzinhas.

como disse ontem mais valia o verissimo o resultado seria o mesmo e e pelo menos sempre se poupava algum.

pelos vistos o rui esta a fazer tudo para ficar na historia como o pior presidente de sempre , convenhamos com o vale e o damasio não pensei que seria possível mas já não parece impossível.

Anónimo disse...

Que golpe... para esta anedota mais valia ter mantido o incompetente do RS...

F.L. disse...

O meu era também José Mourinho. Mas se vier Lage terá o meu apoio. Enquanto estiver no Benfica será o "meu" treinador.

Alberto João disse...

Acima de tudo é uma escolha preguiçosa e conveniente para a máfia que dentro e fora gere o Benfica.

A campanha de preparação e limpeza de imagem do Lage feita nos dias anteriores mostra também múltiplas dimensões: a Direção e o Mendes têm canais nos meios de informação que usam a seu belo prazer quando lhes dá jeito, mas que nunca são usados para defender o clube, os jogadores e os treinadores quando são atacados/prejudicados; o Mendes mete os seus jogadores e treinadores no Benfica quando lhe apetece; o Rui Costa sente-se dono do clube e aprendeu pela falta de reação dos sócios ao longo de 20 anos disto que qualquer campanha de comunicação o mantém no poder.

Contudo, com critérios sensatos e levando em conta o momento da época e do mercado o Bruno Lage não é a pior escolha, e merece algum beneficio da dúvida e apoio. Porque sem isso só estaremos a criar maiores problemas ao clube.

Quem não merece nenhum beneficio da dúvida e apoio é o Rui Costa que nos meteu nisto!

Mark Trencher disse...

Boas, também sou outro que ficou tudo menos empolgado com este regresso de Bruno Lage, talvez um pouco também pelo peso na consciência dos adjectivos que lhe atribuí naqueles últimos e penosos meses. Em todo o caso, se é o treinador do Benfica é o "meu" treinador.

Quanto à quebra evidenciada sobretudo a partir de 2020, julgo que teve também a ver com a preparação física, não nos esqueçamos quem preparou a época de 18/19 foo Rui Vitória e que Lage apanhou o barco a meio, e we há coisa em que o Benfica de Rui Vitória era (mais) forte (que o de Jorge Jesus) era na preparação física, deixámos de ver a equipa a começar a arrastar -se a partir de Março/Abril como acontecia tantas vezes com Jorge Jesus, se bem que diga-se a verdade as equipas de Jorge Jesus jogavam numa rotação muito elevada e o normal seria caírem algures na época.