ATÉ UM DIA DESTES, MIÚDO!

Ao segundo ou terceiro jogo de João Neves na equipa principal do Benfica, percebi que não iria ficar em Portugal por muito tempo. A capacidade técnica, mas sobretudo a agilidade física e a personalidade com que assumira o meio-campo da equipa num momento delicado, indicavam estar ali um craque.
Conquistou o título com o Benfica, foi a dois quartos-de-final da UEFA (um deles na Champions), estreou-se na Selecção Nacional e esteve no Euro 2024. Uns dirão que o momento certo era daqui a um ano, outros que podia ter sido antes do Euro (em que não foi titular). Mas o momento certo é aquele que o mercado determina. E por vezes o comboio não passa duas vezes.
O Benfica não pode obrigar nenhum clube a pagar mais, ou a comprar o jogador noutro momento. E a verdade é que precisa do dinheiro, não podendo obtê-lo com jogadores que ninguém quer.
João Neves era o mais valioso do plantel, e como tal aquele que compensava vender - como, a seu tempo, Renato Sanches, depois João Félix, Darwin e Gonçalo Ramos.
É triste que o Benfica tenha de vender, ano após ano, o seu maior craque. A culpa é de uma liga portuguesa que não gera receitas capazes de assegurar a estabilidade financeira por outras vias. 
Por mim, prefiro vender o melhor por muito dinheiro, para não ter de vender vários outros ao desbarato (Bah, Aursnes, Neres, António etc), nem quebrar a espinha dorsal da equipa. Faz-se o dinheiro que se tem de fazer, e reinveste-se - espero que este ano bem melhor que no ano passado. 
A João Neves, toda a sorte do mundo. E que um dia, já com a sua vida conquistada, possa voltar a casa.

32 comentários:

Anónimo disse...

sim o benfica está bem e recomenda-se, por gajos com mentalidade mediocre, é que este clube nao avança, iamos 10 anos à frente, sem ataques academia e fairplay financeiro , depois os rivais passaram por isso e ganham mais que nós? qualquer CEO a sério tinha ja despedido este bando de incompetentes, que não consegue ou não querem tornar o Benfica no que devia ser, titulos? esses vão para todo o lado, menos para nós. o Nosso titulo é campeões nacionais de vendas, deixem de comer gelados com a testa, acordem para a vida!
O Benfica é o pior clube e unico clube do mundo que nao consegue ser hegemonico, com clubes tão fracos e NEM venham com as arbitragens, porque se estivessem preocupados os dirigentes do Benfica nao ficavam calados que nem ratos, anos após anos.
nem perdões de divida, quando somos os primeiros a dar balões de oxigénio, aos rivais, até o Nuno Santos foi de borla. 10 anos à frente para ganhar nestes ultimos anos menos troféus que o braga. VERGONHA!

Miguel disse...

"A culpa é de uma liga portuguesa que não gera receitas capazes de assegurar a estabilidade financeira por outras vias."


Eu pessoalmente teria vergonha de escrever uma coisa destas, mas cada um sabe de si.

É verdade que a liga portuguesa gera receitas ridículas quando comparada com outra ligas, mas usar isso como justificação para vender o jogador mais valioso da equipa "esquecendo" que foi vendido por um valor inferior a metade da cláusula de rescisão, pagando ainda 10% de comissão à Gestifute....

Época de saldos!

Nada como passar uma esponja sobre o assunto para ignorar os gastos absolutamente astronómicos do clube.

LF disse...

Foi vendido pelo valor que deram por ele. Se alguém desse mais, saía por mais.
Não sei porque motivo isto é tão difícil de perceber.
O Porto também vai vender o Galeno e o Conceição, e o Sporting o Gyokeres.
Não há milagres. Em termos europeus, o Benfica é um clube pobre.

LF disse...

É espantoso como, ao fim de tantos anos, ainda há gente a achar que o Benfica podia manter os melhores jogadorea, e a não perceber como se financia m os clubes portugueses

Anónimo disse...

Pelo menos vais a todos os blogs fazer o mesmo comentário. É falta de imaginação ou cartilha?

joão carlos disse...

a ver vamos se os outros tem de vender agora ou se só o fazem no final da época, mas se o fizerem já sabemos qual vai ser o argumento não vendem porque ninguém pega nos jogadores.
o que interessa é que o rivais não venderam nenhum jogador mais caro do que o neves e que o neves é a maior transferência do mercado, mais duas carolinas para colocar no museu.

realmente é nesta idade que os jogadores atingem o pico da valorização a partir daqui era só a descer, mas espera lá não venderam o ano passado um jogador da mesma posição para o mesmo clube e mais velo que o neves pelo mesmo preço.

o que pelos vistos é difícil de perceber que a gestão dos últimos anos tem sido um desastre que somos obrigados a vender um craque, não são palavras minhas, em preços de saldos porque estamos aflitos, mas a culpa é dos outros não é nossa nem da péssima gestão que fizemos das receitas que temos.
mas esta tudo bem o que é preciso é união se ela existisse não era preciso vender o neves.

Anónimo disse...

Luís,

Venho aqui dizer que o benfiquista a sério morreu, fui morto no blog NGB pq anda lá um camelo a assinar comentários como o meu nome “benfiquista a sério “ que não são meus.
Já me lá me despedi como benfiquista a sério é que nunca mais assinarei um comentário como benfiquista a sério mas eles não publicaram esse meu comentário.

Por isso, venho aqui anunciar que o benfiquista a sério morreu na blogosfera benfiquista e que a partir deste momento qualquer comentário assinado como benfiquista a sério não é meu.

Passarei a comentar anónimo sem assinatura e talvez daqui a uns tempos criarei outro nome.

Benfiquista a sério ( o morto no NGB)

Anónimo disse...

Luís,

Como benfiquista a sério que é assim como eu mesmo não termos opiniões iguais neste momento, confio na sua seriedade e por isso peço-lhe que não divulgue e não deixe passar qualquer comentário, a partir de agora, comentários assinados como “benfiquista a sério “ pq não são meus. Ultimamente no blog NGB anda lá um artista a assinar comentários com o meu nome e eu já o alertei o NGB e eles não passaram o meu comentário a dizer que nunca mais comentarei como benfiquista a sério.

Por isso, é que venho aqui anunciar aos verdadeiros benfiquistas a sério que o benfiquista a sério que anda a 15 anos na blogosfera benfiquista foi morto por um camelo que assina comentários com o meu nome.

O Benquista a sério morreu, hoje, por isso, a partir de agora,qualquer comentário assinado como benfiquista a sério não é do verdadeiro benfiquista a sério que anda a 15 anos a defender apenas e só o Benfica.

Benfiquista a sério ( o morto a partir de hoje)

Coach disse...

"A culpa é de uma liga portuguesa que não gera receitas capazes de assegurar a estabilidade financeira por outras vias."

Ou és um adorador do Vieirismo ou um péssimo gestor.
Gastas todos os anos milhões atrás de milhões em flops como cabrais, cebolinhas, jurasseks, tengsteds, meites, e por ai fora, e depois dizes que a culpa é da liga? Então e os miseráveis que fizeram estas compras absurdas e queimaram o dinheiro das vendas, são o quê, uns génios?

Anónimo disse...

O Rui Costa e um genio a negociar!!! A sorte dele e haver quem ainda he bata palmas, nao vai cair nas eleicoes... a unica esperanca do BeNfica reside na PJ!!!

Vamos estar a 10 do SCP e do FCP antes do final da Primeira Volta!!!

Anónimo disse...

Rui Costa
2 anos, 9 meses, 27 dias
2 títulos

André Villas-Boas
2 meses, 9 dias
2 títulos

Caro LF nao da para fazer um quadro com isto?

Joe Nash disse...

O Benfica podia muito bem manter o João mais um ano era só por ele no teto salarial não é preciso ser muito inteligente para perceber isso, só alguém básico é que vem com essa ladainha do tem que vender todos os anos, já agora quero ver o scp vender o gyokeres esta época estou esperando para ver no Benfica já tinha saído

Anónimo disse...

Caro LF,

A VENDA DO JN É (MAIS) UM ESCÂNDALO!
No final do dia vamos receber quarenta e poucos milhões.......

#UmSLBNaInvicta

Anónimo disse...

É mesmo para abrir os olhos a todos os benfiquistas, e a tua única base de argumentos é essa ?

Anónimo disse...

Não só empurrou o João neves quando ainda paga ao palhaço do Mendes, PQ quis se livrar do puto, quando há meses o neves , era o protótipo do Benfica. Gelados com a tesra come quem quiser. Mas manter prima donas e um treinador com altíssimo salário e querer manter jogadores cobardes que fazem birrinhas como Rafa e João Mário, já está tudo bem.nojo destes dirigentes, até as senhoras da vida teem mais dignidade, pelo menos vendem o corpo e ainda nao pagam por isso. Já está turpe vende se e ainda paga por serem uns vendidos.

LF disse...

Quem não gosta deste clube, pode mudar para outro. Vivemos em democracia.
Eu gosto do Benfica, de quem o representa, de quem dá o melhor por ele, com as limitações que a realidade impõe. E percebo essas limitações, bem como decisões que ninguém gostaria de tomar, mas precisam de ser tomadas.
Fantasias? Cada um toma as que quer.
Sem dinheiro não há palhaços.

Não sei se Rui Costa empurrou o João Neves. Sei que precisava de vender um jogador e este era o que valia mais - precisamente por ser jovem e talentoso.
Claro que tem de pagar aos intermediários. É assim que se fazem os negócios.
Mendes já conseguiu negócios estratosféricos para o Benfica (Félix, Enzo), muito acima do valor dos jogadores. Claro que lucra com isso. É a vida dele. Claro que sem ele esses jogadores teriam saído na mesma, mas não por 120, e sim por 40 ou 50 - que é o seu real valor.

Acho tudo isto tão fácil de perceber que me espanta a quantidade de pessoas com dificuldade em fazê-lo.

Elsa disse...

Bom-dia LF,

Do meu ponto de vista, a sua análise redutora.

É verdade que a indústria do futebol mudou e que o campeonato português, sendo periférico, nunca vai conseguir competir com os tubarões, porém, esta realidade não vem de agora e fomos visto sinais muito fortes desta alteração e, pelo que se vai ouvindo e vendo, há uma elite que cada vez mais será reforçada, independentemente de a FIFA ou a UEFA afirmarem que querem proteger os mais pequenos.

Uma boa gestão, antecipa cenários, é pró-activa, e começa a procurar formas de enfrentar esses problemas por forma a reduzir no possível o seu impacto, principalmente quando é sabido que a liga portuguesa continuará a ser irrelevante no panorama mundial.

Os clubes portugueses, com o Benfica à cabeça, assentam o modelo de negócio em receitas extraordinárias, empréstimos obrigacionistas, LC e venda de jogadores, de preferência da formação, pelas conhecidas mais-valias, cada vez mais cedo, como temos visto, a rondar 1 época na equipa A, por contraponto com contratações caras, uma carga salarial elevadíssima, comissões exorbitantes - e no caso do Benfica, incompreensíveis, por se pagar nas compras e vendas, custos de estrutura crescentes e insustentáveis e não serão as verbas dos direitos televisivos que vão aliviar o que quer que seja.

O futebol português tem que ser repensado e têm que ser os clubes ditos grandes a iniciá-la, embora, por não o terem feito mais cedo, será mais doloroso agora.

A venda do JN levanta-me muitas questões, como fui referindo acima. É um óptimo valor, diria até realista. Irrecusável,inevitável? Talvez sim, mas á está, o que é que tem sido feito para fazer frente a estas inevitabilidades?

Os clubes são empresas muito especiais, o sucesso desportivo tem que ser o objectivo mas nunca, jamais, pode colocar em causa o equilíbrio financeiro. Equilibrar este binómio é fundamental, mas fazê-lo assente nesta forma de gestão significa andar sempre no fio da navalha, e se temos 1 ou 2 épocas que correm mal, ficamos literalmente com acorda na garganta e obrigados a vender os anéis e os dedos, se é que me faço entender.



LF disse...

Sim, o futebol português tem de ser repensado.
Aliás, sairá em breve um artigo meu no jornal do Benfica, sobre essa oportunidade única que existe para um entendimento entre Benfica, Sporting, Porto, e porventura, Braga e Guimarães, de modo a reformular por completo a Liga.
Portugal não tem dimensão nem massa crítica para um campeonato a 18. O ideal seria apenas 8, mas aceito 10 ou 12. Tudo o resto são equipas só para encher, que prejudicam o espectáculo e as receitas.
Com maior competitividade e maior concentração de receitas, talvez as principais equipas, desde logo o Benfica, pudessem ter mais meios.
De qualquer forma, a Liga Portuguesa jamais será uma Premier League ou uma La liga. E mesmo nessas, a concentração de recursos em três ou quatro clubes, vai causar desequilíbrios.
O futuro pode passar pela tal Superliga Europeia. E aí, se ficamos fora, o nosso destino será o de um Sparta de Praga ou Wisla Cracóvia.
Por enquanto mantemos alguma competitividade europeia, e isso graças ao modelo que alguns tanto criticam.
O Benfica foi um grande clube europeu quando o futebol não estava mercantilizado. Agora é o dinheiro que dita leis, e neste contexto o Benfica, e mais ainda Porto e Sporting, não passam da mediania. Somos pobres e fracos a nível internacional. E os resultados, nomeadamente dos últimos três anos, são verdadeiros milagres.
Se eu gosto ? Não. Mas não sou eu, nem nenhum dos seis milhões de benfiquistas que ditam estas leis.
Isto é o mundo que temos. É o futebol que temos.
Ou nos movemos nele da forma mais habilidosa possível, ou caminharemos para uma cada vez maior insignificância à escala internacional. E depois, se os Joões Neves continuarão a sair, e ainda mais depressa, nem sequer conseguiremos ir buscar Arusnes, nem Trubins, nem Pavlidis, nem Prestiannis, mas apenas jogadores ao nível da mediocridade da nossa liga.

Elsa disse...

LF,

Avise quando sair esse artigo, é uma temática muito interessante.

Concordo que a liga devia reduzir o número de equipas mas 8 parece-me irrealista e teria consequências que impactariam directamente nas contas do clubes já de si más. Os patrocínios seriam obrigatoriamente ajustados negativamente, reduzindo ainda mais as receitas.

Na minha opinião o 1º passo não pode ser esse, tem que ser dado pelos clubes. Veja-se o Benfica, os FSE, esta época, vão ascender a cerca de 90M - repito 90M - é absurdo!!!! A venda do JN não chega para cobrir este gasto. Como se não fosse péssimo por si só, estes FSE têm vindo a aumentar cerca de 10M ao ano!!! Tomando esta rubrica como exemplificativa, os custos estão descontrolados e completamente fora da nossa realidade.

Troquei impressões sobre isto com um benfiquista num outro espaço, e, dizia ele, e com muita razão, que uma "limpeza" é necessária e teria que ser feita em 2/3 anos, a começar pelos salários, analisar/rever contratos com fornecedores, procura de alternativas, etc. Também me dizia que os os benfiquistas não teriam paciência para este ajuste, passo a expressão, discordo, se bem fundamentado penso que era a decisão certa, pois ainda assim, o Benfica podia ter bons resultados desportivos.

RN disse...

Caro LF,
Parece-me que és demasiado inteligente para tentar convencer alguém de que a necessidade de vender não tem qualquer relação com as compras. Então o Benfica tem necessidade de vender um jogador por estes valores todos os anos e isso não tem nada que ver com o facto de se esbanjar 80 a 100 milhões em lixo, mais os respectivos salários? A sério?
Eu nem estou a questionar a bondade da venda do João Neves, mas querer separar a qualidade da gestão ao nível das compras da necessidade das vendas é realmente de bradar aos céus.

Anónimo disse...

Não, meu caro , compram se jogadores como João Vítor. Cabral. Cásper não há dinheiro? Quanto custou o jurasek? Sabe pq parte do scouting foi-se embora, pensamentos medíocres, já agora também devia adorar o regime do lfv , abra os olhos se quer o bem do Benfica
Pagámos para vender a alma dentro de campo com princípios e valores que já não existe do futebol. Tem a noção ou dimensão disso? Palhaços são quem aproveitam se do dinheiro para ganhar pouco mais que um título de vez em QUANDO. Abra os olhos acorde para vida , se ama o Benfica e deixe de proteger quem destrói o Benfica.

Coach disse...

LF

Volto a dizer. De todos os problemas, o tamanho da liga não é o maior. O problema, consigo ver eu, consegues ver tu, consegue ver qualquer pessoa, é a forma como se gasta o dinheiro, sobretudo as péssimas compras que são feitas todos os anos.
Nunca se vai acertar sempre, vais ter sempre barretes, não podes é ter tantos e tão seguidos.
A direcção tem culpa, e muita.

LF disse...

Penso que sai de sexta a uma semana, dia 16.

LF disse...

O Dani Olmo vai ser vendido ao Barcelona por 55. Eu também gostava muito do João Neves, se formos atrás no tempo, terei sido dos primeiros a escrever sobre o seu talento, mas, caramba, 60 milhões+10 objetivos + salários do Renato (que não devem ser baixos), parece-me um grande negócio.
Critiquem as compras, se quiserem. As vendas acho absurdo: é um dos pontos em que o Benfica é melhor e mais eficaz, mesmo em termos europeus.
Sem esse dinheiro também não se iam buscar Pavlidis e Prestiannis, como antes Aursnes, Bah, Enzo, Neres etc.
Que o mercado do ano passado foi péssimo? Isso é verdade. Foi gasto demasiado dinheiro em jogadores que não renderam. Mas também é fácil fazer o totobola à segunda-feira. Ninguém diria, por exemplo, que o Gyokeres, vindo discretamente de uma segunda divisão, fosse o que é. O mesmo valeria para o Darwin ou para o Enzo. Por vezes têm-se sorte. Noutras não.

LF disse...

Não acho que estejamos aflitos. Simplesmente o modelo de gestão prevê a venda do melhor jogador todos os anos. O orçamento necessita desses 50, ou 60 milhões.
Até ao fim do mercado, tenho a certeza que Sporting e Porto também vão vender. Seja Conceição, seja Galeno, seja Gyokeres ou Inácio.

LF disse...

Qualquer que seja o nome que utilize, será sempre bem-vindo a este espaço.

LF disse...

Se falamos de compras, até posso concordar em parte. Mas nas vendas o Benfica faz , e bem, o que tem de fazer.

LF disse...

Nos últimos dois anos o Benfica ganhou um campeonato, e o FC Porto nenhum. Cada um faz as contas como quer.

LF disse...

O teto salarial deve ser de 3 ou 4M. Ele vai ganhar 10. É uma falsa questão. O Benfica precisa deste dinheiro, e ele quer ganhar a vida tão rapidamente quanto possa - a carreira é curta e incerta (lesões etc)

LF disse...

Tem que vender quem vale mais. E o Neves era quem valia mais neste momento.
Por mim, enquanto benfiquista, e enquanto sensível às questões financeiras, prefiro ver sair o melhor jogador, e apenas ele, do que saírem 4 ou 5, descaracterizando a equipa. Por exemplo, se forem vendidos Florentino ou Neres, acho mal, pois aí o valor de mercado, 15 ou 20, não preenche o valor desportivo que têm na equipa.

LF disse...

As compras foram muito más no ano passado. Fui também dos primeiros a dizê-lo. Mas no ano anterior não o foram (Enzo, Neres, Aursnes, Bah), e este ano, pelo menos Barreiro e Pavlidis, parecem-me boas opções.
Mas admito que se critique a forma como o Benfica gasta o dinheiro. Não como o obtém.

joão carlos disse...

se não tivéssemos aflitos não tinhas pago comissão só pagas comissão porque mandataste alguém para vender e não porque apareceu uma proposta que não se pode recusar.
em setembro quando saírem as contas do ano passado vamos ver se não estamos aflitos.

a ver vamos se os outros vendem e sobretudo quem é que vendem e porque valores.
desses que falas apenas um esteve uma única época, os outros já fizeram varias o que não é o caso do joão neves.