MAIS TAÇA DO QUE NUNCA
Se, por um lado, o Benfica tem uma eliminatória difícil, diante do vice-campeão nacional, por outro, o Juventude da minha terra desloca-se ao Estádio do Dragão para um jogo histórico.
Lamento profundamente que este jogo histórico não seja contra o Benfica. Mas sorteio é sorteio, e a equipa eborense lá estará para fazer o melhor que puder, sabendo que, pelo menos, tem garantida uma boa receita (que contempla, inclusivamente, a transmissão televisiva pela Sport Tv).
Não tenho, como é óbvio, quaisquer ilusões quanto ao desfecho da eliminatória. A bonita caminhada juventudista na Taça de Portugal terminará este sábado.
Creio contudo que a equipa eborense, até pelo excelente campeonato que tem realizado (recordo que subiu este ano à 2ª divisão, e tem andado sempre pelos lugares da frente, sendo, porventura, a melhor equipa do Juventude dos últimos 10/12 anos), tem condições para fazer um bom jogo, deixar uma boa imagem, retardar o primeiro golo do FC Porto, e até, com um pouco de sorte, dificultar-lhe a vida. Mais tarde ou mais cedo as coisas seguirão o seu rumo natural, mas se o Juventude voltar do Dragão com uma derrota por dois ou três golos de diferença, julgo que já se poderá considerar um vencedor.
A equipa eborense vale pelo conjunto, e tem revelado uma eficácia defensiva notável. O treinador, Migue Ângelo, é um homem da casa, mantendo-se no comando técnico há já seis temporadas consecutivas, depois de ter sido adjunto, treinador dos juniores, além de jogador e capitão de equipa durante muitos anos. O plantel é bastante equilibrado, sendo seguramente uma das equipas melhor organizadas do seu escalão. Dispõe de jogadores como o ex júnior portista Viúla; o ex V.Setúbal Nelson Silva; André Xavier, irmão de Abel Xavier; o senegalês Cissé; e o experiente avançado Nuno Gaio (na foto, ao lado do guarda-redes), ex júnior do Benfica, e que já ganhou no Dragão, com o Atlético. O guarda-redes suplente é Nuno Laurentino, irmão de Hugo Laurentino, guarda-redes de Andebol do FC Porto. Mas a grande estrela é o jovem goleador luso-francês Sebastien (na foto, o primeiro em baixo a contar da esquerda), que anda a ser pretendido pelo União de Leiria e pelo Olhanense.
Este não é o primeiro confronto entre os dois clubes. Também para a Taça de Portugal, o Juventude já se deslocou ao Porto por duas vezes: na primeira perdeu 4-0 (em 1993), na segunda (em 1998) a coisa correu pior, saindo derrotado por 9-1, num jogo em que Jardel marcou 7 golos (entre os quais aquele que ele próprio considerou o melhor da sua carreira). Lamentavelmente nunca jogou contra o Benfica (nem contra o Sporting), até porque nunca atingiu a 1ª divisão - apesar de, no final dos anos setenta, e no início dos anos oitenta, ter estado muito próximo de o conseguir (por três vezes, 77-78, 78-79 e 80-81 ficou a uma simples vitória). Na Taça de Portugal chegou duas vezes aos quartos-de-final, a última das quais em 1982.
Se o leitor quiser saber um pouco mais sobre a história do clube eborense, recomendo um espaço que lhe dediquei aqui ao lado, com fotos novas e antigas, com toda a carreira na Taça de Portugal e nos campeonatos nacionais, com o plantel, e até com a razão de ser do meu juventudismo (que, embora vestindo de azul-e-branco, tem uma águia no seu emblema).
Ficam também os onzes que eu escalaria para este fim-de-semana. Do Benfica, e…claro, do Juventude de Évora.
6 comentários:
Meu caro, uma das coisas que sempre adorei foi a final do Jamor e confesso que sinto imensas saudades de ver o meu Benfica no jogo mais belo do ano em Portugal.
http://diario-de-um-benfiquista.blogspot.com/2010/12/nem-mais-um-tostao-em-jornais-comprados.html
Sem o estádio cheio não vamos ganhar ao Braga... Não estarão mais de 30 mil adeptos na Luz! Vamos perder porque abandonamos a equipa!
Caro Luis Fialho
Na realidade é uma pena que o seu Juventude de Èvora vá jogar ao Dragão, eu não como é que calham ao Porto sempre clubes da segunda ou terceira divisão, para a taça de Portugal. Desejo que os seus rapazes façam o mesmo que o Atlético fez uns tempos antes ou seja ganhou ao Porto.
Quanto ao nosso Benfica, vai seu um jogo muito dificil, gostei de ouvir hoje LFV. E temos todos de apoiar a equipa eu lá estarei a apoiar a equipa como apoiei Roberto no jogo contra o Setúbal. O Benfica é uma coisa muito séria e não merece que os sócios lhe virem a cara.
Benfica sempre, porque já se sabe que o Braga e Domingos vai fazer tudo por tudo para ganhar o jogo
Ó Miguel, o Benfica não precisa de mais aves agoirentas. Para isso, existem já muitos blogues que se dizem benfiquistas, mas não o são.
Nasceu a WikiGloriosasfera, um espaço para promover ainda mais os blogs Benfiquistas.
Quem, quando, como e porquê da criação do blog, os autores e os comentadores da Gloriosa Blogosfera Benfiquista.
Participe e contribua para a demonstração da vitalidade e grandiosodade da blogosfera Benfiquista.
Saudações Gloriosas
www.wiki.gloriosasfera.com
Enviar um comentário