PÉROLAS A PORCOS
Tal como está, a centralização de direitos televisivos consiste em roubar dinheiro das carteiras de quem verdadeiramente vê e gosta de futebol (adeptos de Benfica, Sporting e Porto), e entregá-lo a investidores estrangeiros fantasma, de SAD's fantasma, com fundos sabe Deus de onde - cujo lugar era na segunda divisão, ou mesmo, em alguns casos, no lixo.
Até poderia apoiar este processo se o mesmo trouxesse, com ele, uma redução drástica do número de clubes na Liga. Por mim seriam apenas oito (eventualmente a quatro voltas), ou, no máximo, dez. E com fortes imposições em termos de qualidade dos recintos desportivos, evitando imagens que me envergonham enquanto português. Em Portugal apenas existem Benfica, Sporting, Porto, Braga, Guimarães e mais dois ou três esforçados (Gil Vicente? Famalicão? Marítimo?). Os outros servem apenas para preencher grelhas televisivas, e nada dão ao futebol português. Pelo contrário, nivelam o campeonato por baixo. Nem sequer dão emprego a jovens jogadores portugueses, antes a um carrocel de estrangeiros de qualidade medíocre, cujas transferências também apenas servem para encher mais alguns bolsos. E quanto a árbitros, é melhor nem falarmos.
Até poderia apoiar este processo se o mesmo trouxesse, com ele, uma redução drástica do número de clubes na Liga. Por mim seriam apenas oito (eventualmente a quatro voltas), ou, no máximo, dez. E com fortes imposições em termos de qualidade dos recintos desportivos, evitando imagens que me envergonham enquanto português. Em Portugal apenas existem Benfica, Sporting, Porto, Braga, Guimarães e mais dois ou três esforçados (Gil Vicente? Famalicão? Marítimo?). Os outros servem apenas para preencher grelhas televisivas, e nada dão ao futebol português. Pelo contrário, nivelam o campeonato por baixo. Nem sequer dão emprego a jovens jogadores portugueses, antes a um carrocel de estrangeiros de qualidade medíocre, cujas transferências também apenas servem para encher mais alguns bolsos. E quanto a árbitros, é melhor nem falarmos.
A quem interessa um Casa Pia-Arouca? Ou um Estrela da Amadora-Alverca? Ou um Moreirense-Rio Ave? Qual a audiência desses jogos? Quantos adeptos congregam? Porque existem numa primeira divisão? Que direito têm de estar aí? Com que dinheiro se financiam? Em que é que beneficiam o futebol português? Porque diabo têm de ser ajudados com receitas que não geram?
Equilibrar o quê? Encher chouriços com entidades fantasma? Encher-lhes os bolsos para fingirem que são clubes a sério?
Solidariedade é com pessoas, não com clubes de futebol, e muito menos com inexistências sociais e desportivas.
Portugal tem tantas equipas no escalão principal como a Alemanha. Aliás, é até embaraçoso olhar para a segunda divisão alemã. E para além do desequilíbrio de massa crítica, força social e mediática, há também um gigantesco fosso geográfico, com os clubes dos distritos de Lisboa, Porto e Braga a dominarem 72% do campeonato, e treze dos dezoito distritos (também 72%) sem qualquer representação. Não existe, por exemplo, qualquer clube a sul do rio Tejo. E apenas um em todo o interior. Compare-se com Espanha, com França, com a Alemanha, com Inglaterra, com qualquer país.
Portugal tem tantas equipas no escalão principal como a Alemanha. Aliás, é até embaraçoso olhar para a segunda divisão alemã. E para além do desequilíbrio de massa crítica, força social e mediática, há também um gigantesco fosso geográfico, com os clubes dos distritos de Lisboa, Porto e Braga a dominarem 72% do campeonato, e treze dos dezoito distritos (também 72%) sem qualquer representação. Não existe, por exemplo, qualquer clube a sul do rio Tejo. E apenas um em todo o interior. Compare-se com Espanha, com França, com a Alemanha, com Inglaterra, com qualquer país.
Acresce que emblema históricos, com sócios e adeptos, com tradição, com palmarés, como Belenenses, Boavista, Académica, Beira-Mar ou Vitória de Setúbal, cairam nas divisões secundárias sem apelo nem agravo, sem qualquer auxílio, sem qualquer repartição de receitas, fruto de todo um modelo de negócio equivocado à partida.
Este profundo desequilíbrio não parece perturbar ninguém. Com estes assuntos a FPF nada se preocupa. Apenas com as aparições bem penteadas de Pedro Proença em todo o lado, e com o dinheiro que Cristiano Ronaldo vai fazendo entrar nos cofres da cidade do futebol. A Liga de Clubes é autorregulada, e como os perus não votam a favor do Natal, dali não podemos esperar nada.
E estamos nisto, a caminhar para o abismo. A nivelar o futebol português por baixo. A tirar dnheiro dos adeptos para o dar a paraquedistas. A prejudicar o desempemho luso nas provas da UEFA.
E o Benfica no meio desta situaçãao? Sozinho não pode fazer nada. Gritar de nada serve. Com este Sporting também não pode (nem deve) contar. E o tempo para procurar consensos com FC Porto, Braga ou Guimarães também já parece ter passado. Sinceramente, não vejo qualquer saída.
Este profundo desequilíbrio não parece perturbar ninguém. Com estes assuntos a FPF nada se preocupa. Apenas com as aparições bem penteadas de Pedro Proença em todo o lado, e com o dinheiro que Cristiano Ronaldo vai fazendo entrar nos cofres da cidade do futebol. A Liga de Clubes é autorregulada, e como os perus não votam a favor do Natal, dali não podemos esperar nada.
E estamos nisto, a caminhar para o abismo. A nivelar o futebol português por baixo. A tirar dnheiro dos adeptos para o dar a paraquedistas. A prejudicar o desempemho luso nas provas da UEFA.
E o Benfica no meio desta situaçãao? Sozinho não pode fazer nada. Gritar de nada serve. Com este Sporting também não pode (nem deve) contar. E o tempo para procurar consensos com FC Porto, Braga ou Guimarães também já parece ter passado. Sinceramente, não vejo qualquer saída.
A minha última esperança é o poder político abrir os olhos para o que está a ser cozinhado, e impôr-se a este bando de vigaristas, a esta repugnante nuvem de obscuridade.
95 comentários:
Tiro completamente ao lado, LF. Quem mais ganha com a centralização é o Sporting e o Porto: encontraram um meio “legal” para chegar mais perto do Benfica.
Alguém pode explicar como, depois de haver a tal negociação centralizada, que vai gerar o tal bolo maior, se segue uma “chave de repartição “ em que o principal fator de distribuição (depois de retirada a parcela igual para todos), não é as audiências dos jogos?
Ou seja, deveria receber mais quem mais contribui para o valor dos direitos, ou não?
Contribui mais para o valor dos direitos quem tem mais audiências, ou não?
Estamos a ser roubados e é por isso que tentam, por todos os meios, dividir os benfiquistas.
Estou de acordo com o seu comentário. Eu sou sócio do Benfica, não do Arouca.
É uma goleada!
Tudo muito bem na sua análise, Luís Fialho.
Até ao parágrafo final.
Nada fazer? Também já não rema contra a maré? Já ficou assim tão hipnotizado.
Alianças com o Porto? Escrito pelo autor do famoso (e excelente) “20 anos de mentiras, de A a Z”?
Que lhe aconteceu, Luís?
Lutar, sempre. Gritar, enquanto a voz nos dói!
A centralização e uma decisão executiva. Do Governo.
O Benfica é o maior clube de Portugal. Com mais sócios e mais adeptos.
O que o Goverrno decidiu, por decreto, foi prejudicar o Benfica.
Foi um Governo do PS? Melhor ainda…
Mas então o que nos custa dizer isto mesmo, tintim por tintim, aos Benfiquistas todos? Porque não fala (nem precisa gritar) o Presidente do Benfica, aos Benfiquistas, que o Governo está a prejudicar o Benfica?
E que o Benfica não aceita ser prejudicado.
E que se o Governo prejudica o Benfica… então há que mudar o Governo!
Que custa dizer isto? Que errado tem isto? Porque não se diz isto? De quem tem medo, Rui Costa? Que teme Rui Costa?
Que sejamos prejudicados com a centralização?! Mais?!?
Que sejamos prejudicados pelas arbitragens?! Mais?!!
Que o Ministério Publico invente processos contra o Benfica?! Mais?!
A Direção atual do Benfica, por inépcia e inércia, deixou a coisa chegar ao péssimo estado a que chegou.
Todo o novelo de apoio institucional, a Proença na Liga e depois na FPF, à direção da Liga, mais todo o desaparecimento do Benfica do mercado de transferências nacional… tudo deu nisto.
Não foi obra do acaso. Nada fizeram. Falharam.
Vão a tempo de mudar? Não sei.
Mas vão sempre a tempo de lutar. De cair de pé. De mostrar coragem. De ser dignos do nosso passado, do nosso lema, do nosso símbolo.
O silêncio é cobarde.
Arregimentem is Benfiquistas. Sejam os líderes que você, Luís, alvitra que são. Mostrem coragem, porra.
Eu acho que devemos lutar para ter mais dinheiro para comprar lukebakios sudakoves Cabrais trubinas Rafas etc etc etc
Eu acho que devemos lutar para ter mais dinheiro para comprar lukebakios sudakoves Cabrais trubinas Rafas etc etc etc
O texto estava mais ou menos bem até ao penúltimo paragrafo. Depois entrou o Fialho fatalista, imobilista, apologista de quem deixou andar 5 anos sem tugir nem mugir.
O Benfica não pode fazer nada? Podia para começar ter continuado a ir às reuniões da Liga Centralização. Mas podia muito mais: podia ter usado a sua implantação social para pressionar o poder político, fazer lobbying (Benfica vale votos), encomendar estudos para desmontar as fantasias do Proença, apresentar modelos alternativos para lançar para cima da mesa, propôr modelos alternativos para a comercialização dos direitos no estrangeiro que interessassem mais ao Porto e ao Sporting, podia tentado estabelecer pontes com os outros grandes (aí se calhar difícil, porque são beneficiados) ou até ter tentado uma aliança com os clubes médios para reduzir as equipas na Liga, podia ter tentado atrasar o processo por via judicial e usar isso como arma negocial, enfim, podia ter feito uma data de coisas, mas agora realmente já vai tarde.
Essa ideia de que não havia nada a fazer só serve mesmo para quem não fez nada alijar responsabilidades.
Os 65% são resignados.
Pensamento crítico dá muito trabalho.
Trabalhar dá muito trabalho. É mais fácil a culpa ser sempre dos árbitros, do sistema, dos políticos, etc.
Tudo menos assumirmos responsabilidade pelo que nos acontece. Isso é que não!
Para isso pede-se emprestado ou aumenta-se o Red Pass. Não vale a pena a malta chatear-se com coisas complicadas.
Excelente texto, bons comentários (quase todos), podemos e devemos fazer MAIS E MELHOR. Conta está liga 3* mundista, o Casa pia joga há 3 anos sem estádio próprio, a Madeira chegou a ter clubes na 1 liga, há 10 clubes miseráveis q devem ter 300 sócios e média de 1200 espectadores por jogo, geridos por sociedades mafiosas q se dedicam apenas a trazer contentores de jogadores estrangeiros medíocres. Há jogos na 3 liga alemã (TERCEIRA) q tem assistências de 30 mil espectadores. Há uns anos atrás, Benfica já campeão, 1 sporting-Oporto teve em alvaiade 27 mil….o q vai acontecer é q na véspera do fim do prazo, a liga vai dizer, pois, não apareceram mais propostas…..isto tem q continuar com a Sportv/olivedesportos, e aquilo que nos custou tanto, sermos donos dos nossos 17 jogos em casa, ser entregue outra vez a uma máfia que vive há conta e há custa do Glorioso, mais uma comunicação social abjecta e suja. Por mim fazemos uma revolução a sério, mas entregar os nossos direitos nunca. E nem chiam sobre o fantástico campion ter jogado 3 vezes com o 16* classificado da premier league, q jogou a época inteira pra não descer, ter averbado 2 derrotas e 1 empate, e 1-4 em golos, se fosse o SLB era uma vergonha para o prestígio e Portugal. Não temos a puta da amarelinha, os árbitros do Porto, Braga e Aveiro, só podemos mesmo contar connosco, CARREGA BENFICA CONTRA A ESCUMALHA DRAGARTA!!! (Pedro esteves - sócio desde 1977)
Errata, “contra está liga”. “Madeira chegou a ter 3 clubes”
Cabral sim, agora Trubin, Rafa e principalmente Sudakov, fonix, percebes mesmo de bola……(Pedro esteves)
Mais uma vez, o n/caro LF, enfia a cabeça na areia como se nada se pudesse fazer..... é comer e calar! Típico do "nosso" presidente, o incompetente.
RC = LF tudo farinha do mesmo saco !
Realmente o trubin é mesmo o melhor guarda redes desde preud homem...o Rafa como mostrou esta época é KRAQUE com kapa o sudacov nem se fala, realmente não percebo nada de bola quem percebe bem é o nosso querido presidente
Rui Costa , O Presidente dos troféus que nenhum Benfiquista devia querer!
Este texto é a minha leitura pessoal do momento atual do Sport Lisboa e Benfica, enquanto adepto que observa a realidade do clube com preocupação. É um texto para reflexão profunda de todos os Benfiquistas. Com a pergunta: Que Benfica queremos para o presente e futuro. Não é minha intenção ofender nem diminuir ninguém. Muito menos colocar em causa a honra ou a dignidade da pessoa como ser humano ou um ataque pessoal seja a quem for. É somente a minha mera opinião. Se alguém se sentir ofendido peço já desculpas. A única coisa que desejo é ver o Benfica ganhar muito mais. Liderar e não num papel de espectador passivo.
Há momentos na vida de um clube que ficam gravados a ferro na memória dos seus adeptos. Não pelos títulos conquistados. Não pelas noites europeias que fazem arrepiar a pele. Não pelos golos que fazem a Luz tremer.
Ficam gravados pela tristeza.
Pela desilusão.
Pela sensação amarga de assistir, impotente, ao desperdício do potencial de um clube que tem tudo para ser um dos grandes do Mundo, mas que a falta de ambição das pessoas que o gerem, não permite que isso alguma vez possa acontecer, nem em sonhos.
Há derrotas que doem.
E depois há algo muito pior.
Há a sensação de que o Benfica deixou de saber quem é!
Deixou de saber para onde caminha!
Perdeu a sua Identidade.
Perdeu a sua essência. A sua alma!
Durante décadas, o Sport Lisboa e Benfica foi muito mais do que um clube. Foi uma força transformadora. Foi a voz que se fazia ouvir quando o futebol português precisava de rumo. Foi o gigante que liderava, que influenciava, que decidia. O Benfica não esperava pelos acontecimentos. O Benfica fazia os acontecimentos acontecer.
Hoje, infelizmente, a realidade é o oposto.
O Benfica não age, apenas reage tardiamente.
Reformulação dos quadros competitivos do futebol profissional português. Onde está o Benfica? Zero ideias. Zero propostas. Podia ao menos ter a iniciativa de liderar o debate da redução ou não redução de clubes na 1ª Liga e 2ª Liga, mas nem isso faz.
O futebol português discute os direitos televisivos. Onde está o Benfica?
O futebol português debate a centralização desses direitos. Onde está o Benfica?
A arbitragem continua a gerar polémicas, suspeitas e desconfiança. Onde está o Benfica? Nem uma ideia consegue propor.
No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas (casa do Moreirense), as câmaras utilizadas para verificar lances de fora de jogo e outras jogadas críticas são frequentemente montadas em postes ou torres de iluminação. Onde está o Benfica? Onde está o Benfica a defender a verdade desportiva? Onde está o Benfica, a exigir às autoridades competentes que em todos os jogos existam os mesmo meios e as mesmas condições físicas para instalação dos meios necessários? Não merece um debate com todos os clubes este tema?
Estádios em dia de jogo com mais Polícias do que pessoas a assistir ao jogo. Onde está o Benfica? Porque não, uma proposta para oferecer bilhetes gratuitos nesses jogos a estudantes? Nem isso o Benfica faz para tentar melhorar o futebol português.
Os grandes desafios estratégicos do nosso futebol sucedem-se uns atrás dos outros e a pergunta repete-se, dolorosamente,
Onde está o Benfica?
Mais concretamente: onde está Rui Costa? Escondido. Com zero ideias. Mudo e Calado. É assim que se defendem os interesses do Benfica?
Porque liderar não é aparecer todo contente para se apresentar a contratação de Di Maria, jogador pelo qual a maioria dos Benfiquista nutrem um carinho especial. Liderar não é fazer discursos ocasionais. Liderar é apresentar visão. É antecipar problemas. É construir soluções. É mobilizar vontades. É defender os interesses do clube todos os dias, mesmo quando ninguém está a aplaudir.
continua.....
continuação.....
E é precisamente aí, que reside um dos grandes erros de Rui Costa e sua Direção. Aparentemente ou se preferirem Alegadamente, Rui Costa e sua Direção Vivem para os aplausos , para o aumento do ego, para a bajulação , para o culto da pessoa quando deviam viver com um único objetivo em mente:
Fazer do Benfica maior e melhor a cada dia.
Não digo que não queiram isso.
Só que isso é impossível, quando:
Não existe uma estratégia clara.
Não existe um plano reconhecível.
Não existe uma visão que inspire confiança.
Não existe estratégia lógica.
Existe apenas a sucessão de decisões avulsas, de reações tardias e de oportunidades desperdiçadas.
Um vazio desesperante de ideias e soluções e muita fé e rezas aos Deuses na alucinação que talvez possa dar certo.
O Benfica parece navegar à vista, como um Titanic sem bússola, enquanto os seus adeptos observam, impotentes, uma instituição gigantesca perder influência, protagonismo e capacidade de liderança.
O mais preocupante nem sequer é perder campeonatos.
O Benfica já perdeu campeonatos e voltou mais forte.
O Benfica já atravessou crises e soube reinventar-se.
O mais preocupante é assistir à normalização da mediocridade.
É ver um clube nascido para liderar conformar-se com o papel de espectador.
É sentir que o peso da história deixou de ser uma responsabilidade para passar a ser apenas uma recordação.
É ter a perceção que o Benfica já nem gosta de vencer mas sim de perder.
Rui Costa é dirigente / Presidente há 18 anos e não se conhece uma ideia para melhorar o futebol português. Uma única.
Um deserto de ideias e erros constantes que nem um principiante cometeria, protegidos por ter sido um jogador fantástico na Fiorentina com o bónus de ter sido formado no Benfica e dizer ser Benfiquista.
Chega isto para ser Presidente do Benfica? Onde fica a Competência? Onde fica o melhor para o Benfica?
O Benfica precisa de um fantástico Presidente. Não de um fantástico ex-jogador da Fiorentina, que para o cargo de Presidente não preenche nem sequer os requisitos mínimos exigíveis para ser Presidente do Moscavide. Com todo o respeito que o Moscavide merece e com todo o respeito que o Rui Costa merece.
Mas nem tudo é negativo. Pelo contrário. Depois de observar anos desta gestão brilhante que resulta num campeonato em cinco possíveis, senti que havia mérito que não podia continuar sem reconhecimento público.
Por isso, decidi mandar fazer dois troféus.
Dois prémios especiais.
Duas distinções absolutamente merecidas.
O primeiro chama-se Campeonato da Incompetência.
O segundo chama-se Taça da Inércia.
Custaram-me 100 euros.
E cada cêntimo foi bem gasto.
CONTINUA....
Diga-me então o que faria.
Continuação...
São troféus verdadeiros. Bonitos. Sólidos. Com qualidade. Com presença. Troféus dignos de cinco anos de Presidência construída à base de hesitações, silêncios, atrasos, omissões e oportunidades desperdiçadas.
São, convenhamos, muito mais impressionantes do que certas taças de papelão e prémios de fair play.
E espero sinceramente ter a oportunidade de forma cordial e educada de os entregar pessoalmente a Rui Costa.
Porque ninguém conquista o Campeonato da Incompetência por acaso.
Ninguém vence a Taça da Inércia sem trabalho.
É preciso dedicação.
É preciso persistência.
É preciso consistência.
É preciso ignorar problemas durante anos.
É preciso assistir à perda de influência do Benfica no futebol português e não apresentar soluções.
É preciso ver o clube afastar-se da liderança e chamar a isso estabilidade.
A estabilidade da derrota e do silêncio que só prejudica o Benfica.
É preciso transformar a ausência de estratégia numa forma de gestão.
É preciso fazer muito para conquistar tão prestigiadas distinções.
Mas a verdade é que, por detrás da ironia, existe algo mais profundo.
Existe tristeza.
Existe preocupação.
Existe a dor de quem ama o Benfica e sente que o clube está muito abaixo daquilo que a sua dimensão exige.
Porque os benfiquistas não pedem milagres.
Pedem competência.
Pedem ambição.
Pedem coragem.
Pedem liderança.
Pedem Mística.
Pedem Garra.
Pedem alguém que compreenda que presidir ao Benfica não é ocupar um cargo. É assumir uma responsabilidade histórica perante milhões de pessoas.
O Benfica merece mais.
Merece muito mais.
E enquanto isso não acontecer, haverá sempre um prémio à espera daqueles que confundem gestão com improviso, liderança com silêncio e estratégia com inércia.
Saudações Benfiquistas
MR
Um pequeno detalhe: o FC Porto de Pinto da Costa, Macaco e Jota Marques não é o mesmo que o de Villas Boas.
E a conjuntura exige alianças. E o sistema é dominado pelo Sporting. Logo...
Excelente comentário. Parabéns.
Não estou de acordo com muita coisa, estou de acordo com algumas, mas percebo a ideia e respeito a opinião.
Quando as críticas são construtivas, elevadas e com benfiquismo, devem ser lidas com atenção e provocar reflexões.
É o caso.
"não estou de acordo com muita coisa" nomeadamente tudo o que seja crítica ao encosta
Nada, Luís. Não podemos fazer nada. Conformemo-nos.
Eu, pelo menos, já estou conformado com o vislumbre de chegar a 2029 sem cheirar outro campeonato.
O ano que vem é uma nova época zero, ainda para mais sem o dinheiro da LC e com problemas financeiros que estão a ser omitidos. A de 27/28 vai ser igualmente complicada, com a entrada em cena da famigerada centralização.
Assim sendo, que ninguém adoeça ou pior.
Em suma, nada há a fazer.
Sobre a centralização vou ser curto e grosso e era assim que o Benfica deveria fazer:
- o Benfica não pode ser prejudicado em 1 único cêntimo com esta medida aprovada na assembleia da república
- se essa repartição for prejudicial ao Benfica e perderá dinheiro com essa repartição, o Estado Português tem a obrigação de cobrir essa perda.
O Benfica não pode ser roubado pelo estado português como acontecerá se essa repartição for para a frente.
Isto não é PEDIR, é EXIGIR
Águia triste
Rui Costa diz que vem falar antes de apresentar o Marco Silva para que?
Só Vem dar palha a quem o quer queimar.
Em vez de falar, tem é de agir rápido e tomar medidas drásticas em defesa do Benfica tais como:
- exigir a demissão de Proença e do conselho de arbitragem
- exigir que o Benfica não seja roubado com esta centralização mal formada e repartida, exigindo ao estado português não ser prejudicado
- olhar para o futuro e não para o passado, corrigindo e eliminando o que fez mal e apontar novas e melhores medidas
Quero lá saber do que se passou, interessa-me saber o que irá acontecer
Águia triste
não digam disparates, que para mais só servem para desviar a atenção daquilo que realmente é importante nesta questão.
o único beneficio dos outros dois é que nós somos mais prejudicados que eles.
eles também vão perder, alias até o braga irá perder embora de forma muito residual.
alias basta ver as audiências deste ano.
porque a maioria dos adeptos dos tres grandes assistem aos jogos dos outros dois e não apenas aos dos seus clubes.
tudo muito certo mas pergunta fizemos alguma proposta de repartição de receitas que não fosse tão prejudicial.
fizemos alguma proposta para rever os quadros competitivos.
e fazer lobby perante os políticos a apenas semanas da votação quando o decreto tem anos tem nesta altura tanto de inútil como de areia para os olhos dos seguidistas da direção.
Pensamento pobre. O que se passou é que determina o que está e irá acontecer.
O LF deve estar de acordo para aí com a gramática, a pontuação ou a ortografia. Se estiver de acordo com o resto, basicamente todo o conteúdo, é de uma incoerência atroz.
Não pode ser prejudicado? O Estado cobrir perdas? Como é que isso se faz? Isso é o género de proclamação pífia a que estamos a habituados.
Vai para a justiça pedir uma indemnização por danos causados por um decreto-lei? Cadê os pareceres jurídicos ou as acções em tribunal?
O Benfica dificilmente poderá impedir a centralização. Podia e devia era ter tentado conduzir o processo numa direção que lhe interessasse mais.
"um carrocel de estrangeiros de qualidade medíocre, cujas transferências também apenas servem para encher mais alguns bolsos."
Se estivéssemos numa comédia tipo The Office, este seria o momento em que o personagem a ouvir o discurso olharia para a câmara.
O lobbying junto dos políticos tinha de ter começado antes da questão ter ido a conselho de ministros. Ter ido logo falar com todos os partidos, sobretudo a oposição. Às claras, mas sem comprometer ou vincular o clube.
Depois fazer aumentar o custo político da centralização. Além do lobby às claras fazer a campanha encapotada. O Benfica não pode (ou não deve) declarar apoio a partidos ou candidatos. Mas podia ter recebido uns políticos na tribuna. Podia ter feito passar através dos seus alinhados nos media a ideia que os partidos/políticos favoráveis à centralização estavam a lixar o Benfica (infelizmente a BTV ao ser fechada é uma caixa de ressonância para benfiquistas) e que os benfiquistas tivessem isso em conta na hora de votar. Podia ter passado a ideia que era contra uma centralização assim, mas não contra uma centralização assado, permitindo aos políticos "ser contra sem ser contra" e negociado uma alteração ao decreto.
Se ao longo de 2-3 anitos a centralização se tivesse tornado politicamente tóxica devido à grande rejeição entre os benfiquistas, podia ter sido adiada por algum governo seguinte (metida na gaveta, para se estudar melhor o assunto...).
Seria eficaz? Povavelmente não. Mas não se deve deixar pedra por virar. No final temos de poder dizer que tentámos tudo.
O que eu faria, Caro LF?
Que tal uma conferência de imprensa a mostrar em video e com comentadores de arbitragem os lances da roubalheira?
Além disso, o SLB tem gente a receber muito bom dinheiro para saber o que fazer. O problema é serem corno-mansos tal como o incompetente, totó e inútil do "presidente". É um autêntico cona de sabão sem respeito pelo clube que (não) dirige e pelos benfiquistas.
O Benfica a ser literalmente ROUBADO e assobiam para o lado......os sócios/adeptos que se cozam !
De uma coisa pode ter a certeza:
não apoiava o "projeto" do ladrão e falso Proença nem este conselhos de arbitragem que tresanda a verde sapo por todos os lados.
Ah, e de certeza absolutíssima que não seria um seguidista cego e teimoso como o LF.
LF = Lixívia Pura a 100%
Os 65% deviam ser responsabilizados civil e criminalmente pela escolha nas últimas eleições. Incompetência não é crime, coitado do RC não sabe mais.... mas a gestão danosa e o silêncio cúmplice e prejudicial são !
Resumindo o longo texto do Anónimo:
"Que teme Rui Costa? O silêncio é cobarde." Tudo dito e bem dito.
Caro LF,
devia estar de acordo com tudo! E devia ter vergonha porque não defende o nosso clube e apenas serve de "advogado do diabo".
Se realmente o LF e Rui Costa fossem realmente benfiquistas, isto é, na verdadeira acepção da palavra, o segundo devia assumir responsabilidades e apresentar a demissão e quanto ao primeiro pedir desculpas pelos inqualificáveis posts branqueadores da nossa vergonha: um SLBenfica em decadência.
O LF está de acordo com :
"Anónimo 9.6.26"!
Tudo o resto é verbo de encher.
E quem sabe se não votaste também no Rui Costa, caso sejas sócio?
A estupidez deste triste, mostra a qualidade de certa oposição, são uns broncos,havia de ser linndo o Benfica ser liderado por gente assim.
parece-me evidente que os únicos broncos aqui são os que viram os 4 anos miseráveis que o rui costa teve para apresentar, e resolveram escolher novamente pão com merda, arrastando o Benfica para mais 4 anos de fracassos em catadupa
Leste ao menos o post?
És um bot que não sabe ler os posts? Ou pior, és mesmo humano?
Post da Young Networks.
Concordo esses filhos da puta dos 65% deviam ir todos para a cadeia
Pois, caro MR, parabéns pelo texto.
Eu também concordo com quase tudo.
É de facto singular uma Direção cometer tantos erros, continuar a cometê-los e continuar a ter tanto apoio.
Merece um troféu.
A única frase com que não concordo é a seguinte:
“É ter a perceção que o Benfica já nem gosta de vencer mas sim de perder.”
Esta dá pano para mangas. O “Benfica”, do qual sou parte, não gosta de perder. O meu Benfica, pelo menos, não. Nem qualquer outro Benfica, acredito.
O que acontece é que perder é muito chato. Especialmente quando se perde muito. Especialmente quando se perde mal. Perder um campeonato para um João Pereira é muito incómodo. Para um clube falido, igualmente.
Daí que é preciso olhar para as coisas boas, para esquecer as coisas más. Sleight of hand, diz-se em inglês. Misdirection. Um dos truques de ilusionismo.
Se abanarmos com força os títulos de polo aquático feminino, os recordes do Guiness, os fenomenais lençóis do novo hotel, as maquetes do Distrito, as novas camisolas, se aumentarmos o brilho dos leds do estádio… já nem se lembram que perdemos.
E é nisto que andamos. Em sistemáticos truques de ilusionismo. O Distrito. O Rafa. O Mourinho. Os leds do estádio. O Di Maria. O record do Guinness. O Renato Sanches.
Tudo o que for preciso para esconder a derrota. E continuar.
O Benfica não gosta de perder. Gosta de ganhar.
Os atuais responsáveis do Benfica não gostam de perder. Mas não se importam muito. Só querem é continuar.
Bem visto.
Carrocel de estrangeiros de qualidade medíocre.
Check.
Clube que mais paga a agentes, em valor absoluto?
Check.
Grande comentário, este último.
Acrescento que os agentes de ilusionismo, além da direção, são os fialhos, hugos giles, Shadows, geracao Benfica, gaúchos e tantos outros.
Não são do Benfica, protegem o status quo porque regalias são regalias.
Os mansos destes adeptos do novo Benfica dizem que os 35% são bots ou pior aínda dizem que não são humanos... é essa a cartilha deles agora, vejam lá que eles pensam que estão no lado certo da história e os outros são a tecnologia contra o grande líder deles..... palhaços de merda
Essa do gaúchos , não é mesmo uma churrascaria brasileira?
é guachos, o corretor é que alterou
Fracassos em catadupa? O que é isso? Eu só vejo conquista de titulos e taças, o museu COSME DAMIÃO é prova disso.
Para alem de broncos são cegos!
Pois...pois, a pressa da maledicência nunca foi boa conselheira.
Já reparou se todos gostassem do MacDonald, as tasquinhas e os restaurantes tradicionais iam todos à falência?
RESPECT pela opinião alheia tem algum significado no seu léxico?
Qual é a mola do Benfica? Futebol A masculino. O que tens ganho? Campeonatos? Taças?
Pois eu digo-te que, se a merda em quem votaste não for campeão na próxima época, vai passar muito mal, porque os adeptos nalgum momentos vão sair da letargia.
PS. Também contaa as Taças de cartão do Vieira?
Aqui não há lideres, há o Benfica, cujo presidente é o Rui Costa eleito por esmagadora maioria, a oposição apresentou um fraco candidato sem carisma e capacidade para ser presidente. Não se queixem e deixem de investir contra quem teve o bom senso de defender o Benfica de candidaturas da treta.
respeito?
zero respeito pelos analfabetos que andam há mais de 20 anos a apoiar o vieirismo em todas as suas facetas.
zero respeito pelos mongolóides que tomam como seu um ataque estratégico do pinto da costa a um candidato que ameaçou afastar o vieirismo do Benfica.
zero respeito por atrasados que assistem o Benfica a encaminhar-se do abismo e além de ignorar os avisos, ainda atacam os mensageiros.
Enfia esse respeito no cú, mongolóide.
A mola do Benfica é o desporto e o Benfica é o único clube do mundo, que tem equipas masculinas e femininas, em todas as modalidades de pavilhão.
Os títulos e as taças, seja de que modalidade for, conquistados por homens ou mulheres, enchem-nos de orgulho (aos Benfiquistas claro).
Os mongolóides deviam merecer mais respeito porque apesar de tudo sabem quem é a mãe, já quanto ao erudito, tenho sérias dúvidas!
De Tarzans, e Rambos está a NET a transbordar...agora olho no olho, é que fica mais complicado 😉
É a sua opinião, há que respeitar. Porém falar em carisma, defender o Benfica, capacidade para presidente, é tudo aquilo que Rui Costa não demonstra infelizmente. Cumps.
Rui costa????? Carisma????....😳.....🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣..essa entrava no Herman enciclopédia
A re-eleição de Rui Costa foi limpa, indiscutível, correta.
A sua incompetência no cargo é também patente e só foi confirmada neste 1o ano do seu 2o mandato, onde assumiu, carismaticamente, mais exigência para si próprio - o que resultou no pior dos seus 5 anos de Presidência.
Carismaticamente, o candidato Rui Costa prometeu ir sempre à Champions, prometeu estabilidade, prometeu apostar no Seixal, prometeu títulos com o seu 6o treinador. Já o eleito Rui Costa, carismaticamente, não vai à champions, já contratou mais um treinador, não ganhou um título.
Carismaticamente, prometeu explicar-nos tudo, há 2 semanas. Carismaticamente fez-nos um manguito e borrifou-se para mais uma promessa.
É carisma? Eu não acho.
Parece mais uma profissão de fé.
Chalupas e o fascínio por carisma.
Antes perder carismaticamente com o nosso Ruie do que vencer pragmaticamente com outro.
Uns podem ser Tarzan's e rambos atrás de teclados. Já outros são mongolóides atrás, à frente, dos lados, por cima, por baixo, por dentro e por fora do teclado.
Escreve um nabo, mas que raio e isso de direitos da centralizaçao dos jogos, o Benfica mete 70 mil pessoas por exemplo no seu estadio o Arouca mete essas tais 1.300 como tantas outras equipas da nossa liguinha, o Benfica tem de repartir as receitas de 70 mil pagantes contra essas minorcas receitas do Arouca Casa Pia e por ai fora para os manter vivos.
Mas que raio de Pais e este que raio de gente e esta mas enlouqueceram todos ou que?
No basquetebol, perdemos o jogo 2.
O LF é que tem razão ...pérolas a porcos é só desperdício e perda de tempo!
Parabéns.
Só em Setembro.
Ponha pomada, que isso alivia.
Último anónimo infelizmente é isso que os apoiantes do Rui costa querem e eu pergunto, eles são realmente benfiquistas?
Sportinguite aguda
São carneiros que misturam o clube com as figuras que o dirigem.
O Benfica já teve 30 e tal presidentes e há-de sobreviver ao merdas do rui costa e seus adoradores
Burrice pura, nua e crua. Deixa de falar nos 65% , é um discurso gasto; faz propostas porque criticar sem apontar medidas vale zero.
mas para fazer aquilo que diz, e que concordo, era preciso ter uma estratégia, um projeto, um rumo só que é tudo o que não temos.
para quem não sabe para onde vai qualquer caminho serve, este é o grande lema do presidente.
Não sei se concordo com a 1ª frase do LF. Acho que só muda o estilo.
Concordo com a 2ª. Foi o que o Pinto da Costa sempre nos fez. Num jogo a 3 há sempre que manter um connosco, sobretudo se o outro fica demasiado forte.
Ou caminho nenhum. Fazer como a nêspera, muito quietinha, a ver o que acontece, até que passa alguém e a come.
O desporto em Portugal não paga. O que paga tudo é o futebol.
Em Portugal só o futebol enche estádios, e os pavilhões estão ao nível do desporto de liceu noutros países. Podem achar o que quiserem sobre tudo o resto, mas não reconhecer que o Benfica se governa com o futebol masculino é só retórica ou estupidez.
Acha que o Benfica tem centenas de milhares de sócios à conta das modalidades de pavilhão? Quantos sócios tem a Oliveirense?
O culto do líder. Fundir o chefe com o clube ou a nação. Qualquer crítica se torna uma traição. Todos os que criticam estão a soldo de inimigos externos. Não é algo novo. É uma forma conhecida de sossegar mentes e manter as massas sob controlo.
Agora está outra vez na moda em certos círculos políticos, já esteve na moda nos anos 30 em partes do mundo civilizado e em Portugal até bem mais tarde.
Temos uma geração acima dos 70 anos em que muitos não conseguem livrar-se dessa mentalidade, porque a aprenderam nos bancos da escola. Temos a percentagem crentes de todas as idades, sem precisar de condicionamento. E temos muitos jovens da geração TikTok a ser endoutrinados.
Aliás, agora volta a estar na moda o culto do líder por esse mundo fora. Muitas pessoas preferem ter ordem e estabilidade, a ter liberdade e poder de decisão.
É o velho provincianismo nacional de achar que tudo se faz de certa maneira no estrangeiro deve ser copiado, sem grande reflexão sobre se se adequa a Portugal. Isso, e a tendência para acreditar em panaceias, no caso que a centralização vai magicamente tornar o futebol português mais equilibrado e competitivo.
Os 65% estão para lá da salvação. Quem à data de hoje defende o encosta não tem um pingo de espírito crítico em si.
Resta chamar os bois pelos nomes e responsabilizá-los pelo assassinato do clube.
Agora que Marco Silva é oficial espero que a direção o deixe decidir como jogar e com quem jogar. O homem vem de Inglaterra, que é só o melhor campeonato do mundo. O Rui Costa que defenda o Benfica a partir de hoje, já, que deixe o homem escolher os seus jogadores e fazer o seu trabalho.
O texto do Luís Fialho tem ali uma frase sobre a arbitragem que ele não desenvolveu, mas que seria um ponto muito importante.
A centralização, além da redução do número de clubes e do investimento em infraestrutura, devia também acarretar uma reforma radical da arbitragem (e já agora dos regulamentos disciplinares). Uma reforma que tirasse a arbitragem da FPF e, excepto em momentos chave, a isolasse da interferência Liga.
Provavelmente era impossível arranjar consenso, porque há um grande que actualmente controla os árbitros e os pequenos não se interessarão muito por isso, mas seria bom atirar essa discussão para cima da mesa, porque às vezes as reformas vão a reboque dos media e demoram muitos anos. Eu nisto lembro-me sempre do tonto do Bruno de Carvalho e do Rui Santos, que andavam sempre a miar pelo VAR (que quanto a mim não resolve nada) até que o VAR lá apareceu e foi testado primeiro em Portugal.
Quem ler ou ouvir as cantigas de maldizer, pensará que o Benfica está morto, é um cadáver pronto a ser enterrado, deixou de contar para o desporto português.
Os autores das cantigas, mostram toda a sua veia criadora e analítica, só falam de desgraças infinitas, a desorganização é total, a competência não existe, os planos são uma abstração, o joelho é a mesa de trabalho, não há ambição, mistica, garra, liderança, é só tristeza, preocupação.
Os poetas das cantigas de maldizer, parecem imbuídos de um Dom, só eles vislumbram a desgraça do Benfica actual, só eles conhecem a poção mágica, que há-de transformar o chumbo dos dias actuais, na riqueza dos dias dourados que hão-de vir.
Para os poetas das cantigas de maldizer não há inimigos,adversários, atenuantes, circunstâncias, quaisquer grãos de areia, que possam ofuscar o porvir do Benfica no presente e no futuro, se nos deixarmos guiar por eles. Todos os problemas e insucessos desaparecerão, como por magia, se todos comungarmos da sua visão catastrófica do presente e redentora para o futuro, para isso, basta despedir Rui Costa e elevar um novo D. Quixote, escolhido por eles, claro, a presidente do Benfica.
Dou por mim a pensar, como irão resolver a questão dos direitos televisivos, uma questão em que o Benfica é o alvo a abater, estava condenado a perder (fosse quem fosse a Direcção), desde que a lei foi publicada?
Hoje, há quem diga que temos que pressionar o actual governo, nada contra, mas porque se terão calado, quando o governo do ps em 21 fez a lei?
Outros dizem que deveríamos liderar um processo, que é desenvolvido para nos prejudicar, não vejo como liderar, mas isso sou eu, que não sou masoquista e sei que quando se trata de dividir tostões, não há lógica que resista, quanto mais se forem milhões, quem vai ouvir o dono legitimo desses milhões?
Também fui ver o programa do outro candidato, derrotado em Novembro e que esteve ausente em 21, aí também não vi nenhuma solução, só o trivial.
Depois lembro-me da arbitragem, esse assunto vergonhoso com a qual estamos às voltas e a sofrer as consequências, desde fins da década de 70 e que tem infernizado a vida interna do Benfica, desde essa altura, aqui os poetas das cantigas de maldizer, ignoram pura e simplesmente a questão, mas isso eu percebo, dá-lhes imenso jeito que o Benfica ganhe o menos possível, porque quanto menos o Benfica ganhar, maior é a sua inspiração.
Os poetas das cantigas de maldizer, choram baba e ranho, pelos meninos da formação, por favor, não me venham falar de amor à camisola e ao clube num negócio de milhões, o jogador, quando tem uma opurtunidade de ganhar muito mais, num clube e campeonato de maior visibilidade (e às vezes nem isso)aproveita-a com ambas as mãos, não há amor que resista e com razão, a profissão de futebolista dura pouco e é muito arriscada, em qualquer altura pode surgir uma lesão e lá vai o sonho de uma carreira, ao menos que fique governado para a vida, todos somos humanos. Aqui a única coisa que a direcção poderia fazer, era acompanhar a proposta, mas seria isso viável financeiramente, para um clube, que vive da venda, dos seus jogadores mais valorizados?
Poetas das cantigas de maldizer, sejam mas é poetas do amor ao Benfica e não poetas do odio e da divisão, Rui Costa hoje é o presidente, amanhã será outro, o voto dos consócios deve ser respeitado sempre, essa é a essência da democracia, o Benfica no seu todo só perde e enfraquece com as vossas cantigas de maldizer.
BENFICA SEMPR!E
Depois de ler SÓ o teu primeiro parágrafo cheguei á conclusão que não passas de um burro atrasado mental e chalupa que só está aqui contra os que defendem a demissão do Rui costa e nunca a favor do Benfica... Escreveste um texto tão grande para não dizer nada ...eis o adepto modelo deste Benfica atual
Para quem recuou aos séculos XII e XIII, para desenterrar a vertente satírica da poesia trovadoresca, devo dizer que os trovadores não separavam o sujeito do predicado por qualquer sinal de pontuação.
Para o jogral que escreveu esta prosa, sendo que o João Airas de Santiago e companhia eram adeptos do verso, convinha passar por Sá de Miranda,nomeadamente depois da viagem de três anos por Lisboa. Talvez aprenda qualquer coisa, em vez de um caudal lamacento de conformismo.
Nada comove estes Felicianos de Castilho (duvido que compreenda a analogia). Assim.sendo, é deixar andar.
* por Itália
Clarividente, conciliador e BENFIQUISTA!
👏👏👏👏👏
A minha esperança do Benfica mudar....para melhor claro é que os incompetentes e bananas da direção deixem de tomar decisões no Benfica em relação a contratações e construção do plantel...se isso acontecer melhores dias virão
Epá fiquei mesmo chateado com essa derrota ...LOL
" Escreveste um texto tão grande para não dizer nada ...eis o adepto modelo deste Benfica atual"
O LF é que tem razão ...pérolas a porcos é só desperdício e perda de tempo!
" Talvez aprenda qualquer coisa, em vez de um caudal lamacento de conformismo."
O LF é que tem razão ...pérolas a porcos é só desperdício e perda de tempo!
Rui Costa alcançou, há poucos minutos, um feito INÉDITO na história da "Formação" do Sport Lisboa e Benfica em futebol:
"Zero em Cinco".
» Sub 19 "Femininos"
» "Youth League"
» Sub 19 "Masculinos"
» Sub 17 "Masculinos"
» Sub 15 "Masculinos"
Nunca, na História do clube, o Benfica falhara (na mesma época) a conquista de 05 (cinco) provas com carácter absoluto (no respectivo escalão) de nível nacional e/ou internacional.
Estreia absoluta.
Parabéns, Rui!
#Guinness
A minha esperança é que comecem a fazer testes de QI antes de deixarem alguém votar.
Separar chalupada retardada de pessoas funcionais normais.
1994-2005 travessia do deserto em campeonatos nacionais de futebol !
Culpado - Rui Costa
"Hoje, há quem diga que temos que pressionar o actual governo, nada contra, mas porque se terão calado, quando o governo do ps em 21 fez a lei?"
Se calhar frequenta os blogs e fora errados. A centralização já fez correr rios de tinta na imprensa, blogosfera, ocupou horas em podcasts, etc. Até já houve um proto-(pseudo-)candidato a presidente do clube que escreveu um livro em que abordava o assunto.
Se só lê o Vedeta, e outros mais fanáticos e de pior qualidade que não vale a pena mencionar, é natural que só ouça falar de polémicas de arbitragem ou campeonatos de formação.
E em relação ao Vedeta até estarei a ser injusto, porque o Luís Fialho, embora não critique o deixar andar da direção e pareça encarar o tema com o fatalismo habitual, escreveu várias vezes sobre o assunto.
Não confunda a sua falta de interesse com a inexistência de informação ou de debate.
Aliás, o assunto da centralização não começou com António Costa. É um dos hot topics do futebol português há décadas.
Pegue lá uns exemplos de um blog que já foi mais sério. Se não quiser ler basta atentar nas datas. E é só uma pequena amostra.
https://geracaobenfica.blogspot.com/2013/08/deveremos-continuar-apoiar.html
https://geracaobenfica.blogspot.com/2014/11/um-dos-problemas-da-centralizacao-e.html
https://geracaobenfica.blogspot.com/2014/12/algumas-notas-mentais-sobre-este-tema.html
https://geracaobenfica.blogspot.com/2015/01/porque-centralizacao-dos-direitos-pode.html
https://geracaobenfica.blogspot.com/2015/08/centralizacao-ou.html
https://geracaobenfica.blogspot.com/2019/10/centralizacao-dos-direitos-televisivos.html
https://geracaobenfica.blogspot.com/2021/09/a-centralizacao-dos-direitos.html
Quem só ligue a Cofinas e arbitragens é normal que não ligue muito aos assuntos importantes. Mas depois bate no peito pelo seu superior benfiquismo. Olhe, bata no peito, bata palminhas, e deixe os assuntos sérios para quem se interessa.
Está tudo dito quando para defender o pior presidente da História do desporto mundial, é preciso ir buscar o pior registo da História do clube.
Chalupas sempre a amarrar o Benfica à mediocridade, que pobres de espírito....
Enviar um comentário