OFERECE-SE
O trio Jurasek, Kokçu e Arthur Cabral representa o que de pior teve a abordagem do Benfica aos mercados nos últimos anos. E condicionou, em muito, o resultado desportivo das duas últimas temporadas.
Neles foi investido, no triste verão de 2023, um montante total de quase 60 milhões de euros, fora salários e bónus. Neles alguém pensou (de forma intrigante) poder encontrar os substitutos de Grimaldo, Enzo Fernandez e Gonçalo Ramos, trio fundamental no último grande Benfica que vimos.
Um terço desse valor já terá sido recuperado com o lateral checo (8) e com o avançado brasileiro (12). Talvez seja possível recuperar mais uma parte significativa com a venda de Kokçu - a quem der mais (20? 25?).
O que não se recupera é o tempo perdido. Se para a lateral-esquerda apareceu Carreras (entretanto há que encontrar outro com rapidez) e para a frente de ataque temos hoje Pavlidis (veremos se se aguenta), para o eixo do meio-campo ficámos limitados ao cronicamente lesionado Renato Sanches. E a equipa ficou manca. Lá se foram dois campeonatos para quem, do outro lado, na mesma altura e talvez com menos dinheiro, foi buscar Hjulmand e Gyokeres.
Quem frequenta este espaço sabe que Kokçu nunca me convenceu. Trata-se, ainda, do jogador mais caro da história do futebol português, mas nunca se afirmou como alguém determinante no rendimento da equipa. Pelo contrário. E o problema nunca foi a capacidade técnica (que até tem, embora não na medida que ele pensa), mas a perturbadora atitude competitiva, que sempre contrastou com uma postura de vedetismo indisfarçável dentro e fora do campo. Displicência e arrogância misturadas de forma explosiva.
Espero que saia rapidamente do clube e não volte. Arthur Cabral, pelo menos, era um profissional esforçado. Muitas vezes vale mais quem quer do que quem pode. Se Jurasek e Cabral manifestamente não podiam mais, Kokçu nunca quis nada.
Enquanto benfiquista, também não quero nada dele, a não ser distância.
19 comentários:
Só esses?
A sério? E quem os contratou? Afinal o que andamos aqui a escrever há anos de critica à gestão desportiva tinha razão de ser, mas a culpa fica solteira? Foram esses jogadores, e mais uns 20 ou 30, que vieram para o Benfica por iniciativa própria? Surreal! Oferecem-se sim, mais quem os contratou!
Foram as mesmas pessoas que contrataram Aursnes, Bah, Trubin, Enzo Fernandez, Neres, Carreras, Akturkoglu etc.
Se Hjulmand fosse do benfica, certamente teria muito mais amarelos, vermelhos e as ''faltas'' que sofre eram tudo menos falta, era ver o árbitro a mandá-lo levantar-se do chão, que foi vento do adversário a metro e meio dele....
Se Gyokeres fosse do benfica, é possível que marcasse também muitos golos. Mas...e os foras-de-jogo que marcariam sobre ele, tendo em conta que o jogo do scp é pimba pá frente e corre sueco?...Certo que o benfica não tem esse estilo de jogo, mas a julgar pelos foras-de-jogo inexistentes marcados e apitados logo na hora sem hipótese de revisão de VAR (que marcaria sempre contra à mesma, enfim), os tais 60 golos numa época, seriam provavelmente transformados em 20, já contando que os penaltis a favor do slb são sempre sonegados mais de metade, que é outra especialidade da equipa das osgas marcarem-lhes tudo e mais alguma coisa, com ou sem toque, com ou sem vento, que o cabelo do trincão ou do hjulmand sofrem muito com o vento e os adversários é que se lixam....
Enquanto as regras não forem iguais para todos, vai ser mais do mesmo, até porque essas críticas ao turco são algo injustas. Fizemos boa campanha na liga dos campeões frente a adversários muito melhores que as osgas e a anos luz dos corruptos do norte...só aí se viu que o estofo do zbordem é ganhar, a roubar equipas pequenas e grandes cá na liga da farsa...
Belíssimo post, como sempre.
Ora aí está. Muita coisa certa. Alguns destes críticos de tudo o que mexe dentro do Benfica, criticam sem critério e por ignorância, apenas porque são gente sem carácter e mal formados.
Pensam que escolher jogadores é o mesmo que escolher melões na praça e por isso acham-se com direito à critica fácil.
Como dizia Mel Brooks, “Os críticos não conseguem fazer musica, nem esfregando as patas traseiras”.
Programas desportivos são “ensaios em manipulação”.
Os sapos andam desesperados. Sabem muito de futebol, quando tiveram um jogador que em 2 épocas marcou 40 golos de penalti, em 68 no total, dos quais só metade existiram.
Quando têm a maioria dos árbitros e dirigentes do futebol no bolso, fruto de anos de planeamento. Contem-nos se não acreditam.
Hoje inventam números para que os adeptos “obriguem” Rui Costa a desistir do Thiago Almada. Como fazem? Mentem como é habito!
Dizem que o Benfica quer gastar 50M no Almada. É mentira!
Mas mesmo que fosse verdade. O que têm a ver com isso?
Metem o nariz em assuntos e negócios do Benfica, tentando convencer, manipulando, que os investimentos “impossíveis” são feitos porque há eleições e petróleo na Luz.
Para reforçar, dizem que o Almada não casa com o João Félix.
Aviltam Rui Costa, tentando passar a ideia de que o Benfica está a fazer um favor ao Textor.
A mentir e a roubar há 120 anos.
Aparecem por aqui olheiros extraordinarios que pela sua conversa nao erravam uma contratacao pois estao sempre a criticar fortemente os dirigentes quando alguma falha como se isso fosse um grande crime contra o Benfica, algumas delas ate sao escolhas do treinador infelizmente do que se trata e de malhar na direccao de uma forma cega e estupida que alias diz mais sobre a ignorancia e bota abaixismo sem anexo de a quem a faz do que sobre os que pretende criticar pois se nao fosse assim certamente estariam a ganhar milhoes em grandes clubes e nao teriam tempo para andar por aqui a dizer baboseiras ignorantes e maldosas
Isso tudo para 1 campeonato em 6 anos? E não há consequências?
Já se sabia que o banana do presidente não era muito entendido em gestão e também não fez nada para aprender e teve muito tempo para isso, agora o que não se pode desculpar é a gestão desportiva que todo o mundo dizia que o homem sabia muito de futebol e o que se viu foram erros e mais erros com muitas compras que lesaram o clube. e agora já andam a tentar branquear todos estes erros, dizendo que o homem agora está mais maduro etc bla bla bla .
mas este pelo menos esteve cá dois anos, pelo menos, e com algum rendimento, ainda que muito menor que o seu valor de compra, mas que tem tudo para ainda render alguma coisa.
agora pelos vistos existe quem tenha os mesmos problemas que ele e tenha só chegado há cinco meses e rendimento desportivo nenhum e retorno financeiro será nenhum porque já com trinta anos só geniais dirigentes é que dão valores absurdos por ele.
se calhar este post ficava bem melhor com a foto do bruma.
mas ficamos a saber que devem ter sido os candidatos que se apresentam a eleições para o lugar de presidente a comprar estes jogadores e não o actual presidente.
realmente o que interessa é não mandar fora o menino com a agua do banho sempre é preferível que afogue em merd*.
Aplaudo 👏👏
Aplaudo. Só não vê quem de futebol percebe zero. Sabichões da praça, tal e qual como os comentadores dos programas televisivos, gostam é de peixeirada
Enquanto houver benfiquistas que ignoram as incompetências da direção com árbitros e jogadas de bastidores vamos andar sempre nisto, fosse o Rui Costa um presidente com liderança forte e acertiva mesmo roubados seríamos campeões com uma perna às costas contra este sporting e porto
Na gestão desportiva então é a loucura total a cerca de 20 dias de iniciar-se a nova época. Saem os directores desportivos, Rui Costa não confirma nem desmente se é ou não candidato, jogadores que saem , outros que não se sabe se saem, outros ainda que não querem trabalhar com o treinador, que também ninguém sabe se fica, anunciadas compras faraonicas mas que ainda nada se viu, enfim, Rui Costa que foi eleito com uma maioria quase absoluta onde eu também apostei, só veio estragar o Benfica e continua a estragar. Vamos esperar para ver o que vai acontecer.
O Rui Costa e os dirigentes vão jogar na equipa? Começam a treinar na 2ª feira?
O Rui Costa, apesar de bem roubado, está a preparar uma super equipa. Continuo à espera que estes criticos tão exigentes expliquem como é que o Gyokeres marcou 40 penalties em 2 anos quando metade não o eram.
Isso bem explicadinho. Depois podem criticar à vontade.
Muito fraco este Turco, e com um ego gigante.
Caro Alberto, concordo com a sua indignação.
Mas, convenhamos, o caro LF já se pronunciou sobre isso: que cada um reflita e decida em Outubro.
Para mim, parte da reflexão está feita: os responsáveis são quem tomou as decisões. Não falharam em todos (pudera!), mas falharam demais. Gastaram, com isso, milhões. E tempo.
E, acrescento, consumiram oportunidades; cada minuto gasto por um Kokcu, Jurasek e Cabral, foi um minuto perdido para Martim Neto, Henrique Araújo e tantos outros… que conquistaram uma Youth League.
E cada cêntimo gasto em Kokcu, Jurasek, Cabral… foi um cêntimo não gasto na manutenção de João Neves ou Gonçalo Ramos.
Feliz por saber que o Rui Costa e a sua direção estão a preparar uma super equipa.
Pena que, há 2 anos e no ano passado, não tenham montado essa super equipa.
Mas desta vez não falham. Haja fé.
O Charlie Ward e outros que comentaram têm razão. O Hujlmand e o Gyökeres no Benfica seriam tipo o Kökçü ou o Cabral, metade dos lances ganhos seriam falta contra nós e metade das faltas assinaladas a favor não o seriam. Sou suficientemente crescido para me lembrar do nosso Vietname, e nesses tempos não éramos mais roubados em favor do FC Porto o que somos agora a favor do Sporting. Penalties por assinalar check, golos anulados só porque sim check, expulsões perdoadas check, etc etc. A única diferença é que eles (FC Porto) não dominavam tanto a Comunicação Social como o Sporting domina actualmente, ou seja estamos bem pior do que nesses longos 11 anos.
Abre os olhos, Benfica!
Enviar um comentário