PORQUE NÃO JJ?

Três Campeonatos, uma Taça de Portugal, cinco Taças da Liga, uma Supertaça. Ninguém ganhou mais troféus no Benfica. Só Otto Glória ganhou mais um campeonato. E há ainda a considerar a presença em duas finais europeias - as únicas do clube nos últimos 36 anos, as últimas de uma equipa portuguesa. 
Ao que se sabe, Jorge Jesus está livre. Não sei se quer voltar à Luz, mas, com 72 anos, talvez uma boa proposta o faça voltar a casa.
Com a saída de Mourinho a confirmar-se nos próximos dias, não vejo ninguém no mercado, ao alcance do Benfica, com tanta qualidade e créditos. E tão capaz de pegar numa equipa e ganhar rápido.
É verdade que Rui Costa o despediu (mesmo depois de, nessa época, ter ganhado ao Barcelona por 3-0, apurado a equipa para os oitavos-de-final da Champions, e no Campeonato levar um registo de 12v 1e 2d estando apenas a quatro pontos da liderança). Mas o contexto é agora diferente, o plantel é diferente, e no futebol de alto nível não pode haver lugar a simpatias ou antipatias pessoais - embora, tanto quanto se saiba, a relação entre ambos se tenha mantido amigável. 
Por mim, entre as opções de que se fala, preferia claramente esta.

66 comentários:

Anónimo disse...

E, porque não, Manuel José ou o Cajuda?
É o completo delírio.....

Anónimo disse...

Ou, porque não, marcar eleições rapidamente e escolher um PRESIDENTE e não um "presidente"?

Anónimo disse...

Fds... bateste mesmo no fundo!!!

LF disse...

Jesus vai ser campeão saudita, treina algumas grandes figuras do futebol mundial, tem um palmarés impressionante, o que tem a ver com esses dois aposentados (um deles creio que nunca chegou a conquistar sequer um troféu)?

LF disse...

Porque foram marcadas para há poucos meses atrás (quando o plantel já era este, quando a equipa já estava em terceiro lugar) e tiveram um resultado claro.

LF disse...

...mas por mim, podiam marcar eleições todas as semanas. Até que ganhasse outro candidato, para depois começarem a dizer mal desse.

Anónimo disse...

Mais valia o Bruno Lage.

LF disse...

Também não me importava.
Mas precisaria de conhecer os motivos pelos quais saiu. Se havia incompatibilidade com o plantel, não é aconselhável voltar já.
Do plantel do Jesus, acho que só resta o Rafa,

Anónimo disse...

E não conhece os motivos da saída do Jorge Jesus?

Se não conhece, pode sempre pedir explicações a quem o despediu.

Chama-se Rui Costa.

Anónimo disse...

Você é teimoso e teimoso ! E depois? Se o atual "presidente" é o mais incompetente que passou pela presidência, a solução clara e óbvia é escolher alguém com tomates e competências e, claro, que demonstre em todos os momentos e instituições que é benfiquista e PRESIDENTE do Benfica. Assim sendo, defende o nosso clube contra tudo e contra todos. Ora, não tem sido assim. Como tal, NÃO SERVE!
Rui Costa não sabe, não cabe, não tem aptidão, não sabe ser....é preciso mudanças. Não vamos mudar de treinador? Mudemos de presidente.

Anónimo disse...

Este ano é que vai ser........mais do mesmo ! Derrota e incompetência.

Anónimo disse...

Roger Schmidt também está livre.

Se é para ir buscar treinadores que o atual presidente despediu, porque não?


LF, até aceito que tenha aqui partilhado esta ideia, só para o debate entre a malta.

Mas… consegue perceber, porque é inteligente, que aquilo que está a propor é um atestado de incompetência gigante em cima da liderança do Benfica? E uma imensa prova do mal que tanto apregoamos: que não há projeto nem planeamento?!

Rui Costa, como tem sido apanágio, não foi capaz de defender Jesus, no seu regresso (como Vieira tinha feito, muitos anos antes, na primeira vinda de Jesus).
Deixou Jesus entregue aos bichos. E despediu-o.

O problema não são os treinadores.
Não. Há. Projeto.

Anónimo disse...

"Mas precisaria de conhecer os motivos pelos quais saiu"

O Lage? :D

Anónimo disse...

Sim, os motivos da saída de Lage, também pode perguntar a quem o despediu.

Chama-se Rui Costa.

Anónimo disse...

"Presidente".Incompetente.E.Banana

LF disse...

A situação clara e óbvia para quem? Para si?
Foi chamado a votar, não foi? Pôde exprimir a sua opinião aí, não pôde?
Mas não pode querer impô-la à maioria que não concordou consigo, ou pode?

LF disse...

Não estou dentro do balneário, nem vejo os treinos. Presumo que vocês também não.
Os factos são que um treinador saiu quando o plantel era, em 95%, o actual.
Outro treinador saíu quando o plantel só tinha um jogador que ainda está lá.
Será mais fácil voltar este do que aquele, acho eu.

LF disse...

O Jorge Jesus é, quanto a mim, um grande treinador. O Roger Schmidt é apenas um treinador razoável.
Não sei porque motivo saiu Jorge Jesus. Se foi por incompatibilidade com o plantel, o plantel já não é o mesmo. Se foi por proximidade com LFV, que na altura podia causar algum embaraço, essa questão o tempo se encarregoou de dissipar.
Se foi por outro motivo, então teria de saber qual.
Do que sei, e do que não sei, dos treinadores disponíveis este é, para mim, o melhor.
Se pode vir ou não, se há ou houve outros problemas que não conheço, isso já não é comigo.
Eu gostava de o ter de volta.

Anónimo disse...

Veríssimo!
Se é para a maluqueira...

Anónimo disse...

O Benfica tem mais treinadores com este burgesso do que títulos.
A marca do Costa.

Anónimo disse...

Quando chegaste ao fundo fizeste questão de abrir um buraco para te afundares mais....que adeptos tão burros!!

Steven Pires disse...

Boa tarde. Percebo o post! Efetivamente, não ficando Mourinho (parece que é mais que certo, mas ainda não é oficial), a questão do próximo treinador do Glorioso vai ser tudo menos consensual! Cada sócio/adepto terá naturalmente a sua preferência. Todos os nomes possíveis (desde Marco Silva a César Peixoto) e imaginários (klopp) estarão naturalmente em cima da mesa. Resta a quem nos comanda conseguir o melhor possível! Sou sincero, na minha opinião, venha quem vier, vai ter uma tarefa super, hiper difícil! Nada está a nosso favor! Nada... Assim sendo, Jesus pode ser claramente um nome a ter em conta! Por tudo o que referi, e por muito mais. Como diz o outro, agora pensem...

Anónimo disse...

Incompatibizou-se com o plantel.
Por isso mudámos o treinador.
Depois, mudámos o plantel.
A seguir mudámos de novo o treinador.
A seguir mudámos o plantel.
A seguir mudámos de treinador.
E agora não temos treinador.
O melhor é mudar o plantel.

Muda tudo. Menos uma coisa.

Anónimo disse...

Queriam mudança na continuidade.
Pois aqui está a continuidade da mudança.

Anónimo disse...

A estátua do Eusébio. Com uma medium a comunicar com ele no Além.

Anónimo disse...

Se os blogs já andam a mandar o barro à parede com o JJ será sinal de que o Rui está a ficar desesperado?

Anónimo disse...

É curioso: há seis meses, a minoria ruidosa, os exigentes, os do contra, avisaram para tudo isto, este desgoverno completo do clube.
Meio ano depois, as profecias desses malfeitores estão a confirmar-me uma a uma.

Qualquer dia, estamos a recuperar o Vitória ou, quem sabe, o Trapp.

Anónimo disse...

Fomos chamados a votar um programa.
Que falhou. Não foram cumpridas as promessas feitas aos sócios.

Acresce que quem ganhou foi quem cá estava. Portanto, 100% responsável pelos resultados. Não seria assim se fosse uma nova Direção.
São, por isso, 4 anos e meio de mandato. Só o primeiro ano teve sucesso. Tudo o resto é insucesso.

Finalmente, acresce que a tendência revela que os resultados estão a piorar. Desta vez ficámos a 8 pontos do título. O desrespeito institucional também aumenta, ano após ano. E até a força dos nossos rivais, como consequência da nossa fraqueza.

Não vou invadir o Seixal.

Mas se Rui Costa fosse sério, se a “maior exigência” que ditou a si próprio fosse séria, deveria assumir o fracasso do programa e da sua equipa, demitindo-se e convocando novas eleições, já.

Não o vai fazer, é evidente. Não assume nunca, seriamente, a responsabilidade.

Tal como no ano passado, tal como em Outubro, vou ter fé que aconteça magia e ganhemos.

Mas só sobra, tal como no ano passado, a crença.

Este ano, é evidente que partimos atrás de todos os outros. Sem treinador. Sem capitão. Sem Champions. Sem reforços. Sem identidade. Sem força institucional.
Sem rumo.

A única coisa… “boa”? Não teremos pre eliminatórias… da Liga Europa… se o Sporting vencer a taça.

O que deveria dar para preparar bem a próxima época.
Mas que para já não pode ser preparada. Pois não há quem a oriente.

John Billy #38 disse...

Eu apostava no Rui Costa a presidente treinador. O nosso menino percebe bué de bola. E é bué de exigente.

Anónimo disse...

Afinal o anónimo tinha razão, LF:

https://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/2012/02/o-alucinado-caso-de-luis-fialho.html

https://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/2013/11/quem-e-luis-fialho.html

https://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/2012/02/direito-de-resposta-luis-fialho-explica.html

Anónimo disse...

Como o Luís Fialho anda esquecido e "não sabe" porque saíram Jesus e Lage eu vou ajudá-lo.

Jesus: ficou em 3º lugar, a equipa não jogava nada e levou 3-0 do Porto no Natal. Tudo isto sendo um chato do caraças e enquanto alimentava a novela do regresso ao Flamengo. Apesar de tudo estava a 4 pontos do 1º lugar e qualificado na Europa. O que causou a saída: os maus resultados e o plantel e o Rui Costa terem-se fartado de o aturar.

Lage: já era um treinador impopular, e depois de duas derrotas inusitadas em casa foi despedido para melhorar as hipóteses do Rui Costa ganhar as eleições. Tinha quase ganho tudo no ano anterior e estava a 2 pontos do 1º lugar. O que causou a saída: o instinto de auto-preservação do presidente.

Vê? Não é difícil explicar.

José Ferreira disse...

Oh Luís Fialho, você lembra-se de cada uma que nem lembra o diabo. Agora JJ e está hein! Vai ser campeão na Arábia Saudita, mas aquilo é algum campeonato ou quê? Aquilo não passa dum bando de maior parte de reformados (JJ incluido) a enriquecer enquanto boa parte deste mundo morre à fome, mas isso é outra questão. O que mais aí há são treinadores.

John Billy #38 disse...

Há um ponto em comum em todos os treinadores do Rui Costa. Quando passaram por dificuldades, foram todos deixados ao abandono levando sozinhos a ira do adeptos. O Pinto da Costa na sua versão prime escondia se nas vitórias e dava a cara nas derrotas. Liderança é isso. O que faz o Rui Costa é cobardia, é medo de perder o lugar, é incapacidade de assumir responsabilidade. Por isso, a escolha do treinador por muito importante que seja, não deveria ser a primeira mudança a fazer no clube.

JPeds65 disse...

Vade Retro Satanás!!!! JJ!!! Ao que chegámos!!!!

Anónimo disse...

Jorge Jesus LOL.

Lá está, massa associativa mais curta da história do futebol mundial.

Não sabem mais.

Anónimo disse...

E os ignorantes aka Fialhos não se dão conta disso.

Demasiado casmurros e orgulhosos para admitirem o erro.

Preferem enviar os cornos na areia e fazer de conta que está tudo bem

Anónimo disse...

*enfiar

Barracuda disse...

O JJ não está na calha para ser o próximo selecionador nacional? A ideia de regressar agora ao Benfica, já com mais de 70 anos, para uma terceira passagem, parece-me francamente improvável.

Há uma frase atribuída ao Groucho Marx que é algo como "Não quereria pertencer a um clube que aceitasse como membro alguém como eu". Atualmente sinto isso em relação ao Benfica. Acho que se um treinador aceita vir para este Benfica, é porque não serve.

Anónimo disse...

O que é lamentável é que, a esta altura, o clube continue sem treinador definido. Não sabemos se Mourinho fica, tudo indica que poderá acabar no Real Madrid, e entretanto reina a indefinição.
isto não é um
Há contratações para preparar, saídas para decidir, uma eventual remodelação do plantel para planear. Quanto mais se arrasta esta situação, mais se empurra tudo para os últimos dias de mercado, precisamente quando os negócios ficam mais difíceis e caros.
Sinceramente, esta gestão volta a parecer-me bastante desastrosa por parte desta presidência. Espero estar enganado, mas se isto continuar assim, arrisca-se a ser mais um desastre anunciado…
Manuel Vilhena

Barracuda disse...

O Rui Costa vai assumir as culpas, não tenho dúvidas disso. Assim que a situação do Mourinho ficar resolvida, dará uma entrevista ou conferência de imprensa em que assumirá as responsabilidades pelos falhanços desta época, dirá que no Benfica ninguém se esconde, e que todos os que trabalham no clube têm de fazer muito mais. A questão é que isso não tem consequências absolutamente nenhumas, e o mais certo é no final da próxima época estar a dizer a mesma coisa outra vez. E na seguinte. E nas outras até ficar velho demais para se recandidatar, já que claramente os 65% vão continuar a elegê-lo enquanto puderem.

Anónimo disse...

Nem mais , porque são todos uns cornos que são encornados todas as semanas e mesmo assim aceitam a mulher de volta

Barracuda disse...

Já agora, se o Marco Silva não quiser vir, será que o Rui Costa se vai acabar por virar para o Peseiro?

Anónimo disse...

Caro Manuel, não tenha dúvidas que vão ser 3 anos penosos para o Benfica.

Anónimo disse...

MAIS UMA VEZ (o LF não percebe português ou leu mal):

Você está em profunda e preocupante negação. Existem tratamentos....

Anónimo disse...

Não há dinheiro. Enquanto não venderem alguém não há nem para pequenas mexidas, quanto mais para remodelações.

Quando não há dinheiro fazem-se planos. Podem preparar as contratações que quiserem. Ninguém vai mexer-se enquanto não resolverem:
- A mais que provável venda do Schjelderup após o Mundial
- Possíveis vendas do Rios ou Dedic também após o Mundial
- Renovação ou não do Silva e saída de 1 central
- A recuperação parcial do investimento no Sudakov ou no Ivanovic

Os gajos do Mundial não se vão definir até ao fim do torneio. O Sudakov e o Ivanovic arriscam ficar no limbo até ao fim do mercado.

Até lá podem identificar alvos à vontade e até arranjar 20 treinadores para fazer planos, que não há dinheiro.

Anónimo disse...

Ah, agora sim, ficamos esclarecidos! A mama é boa e suculenta.....FOSGA-SE!

Anónimo disse...

Dois últimos anónimos, façam um desenho pf que o LF não quer, perdão, não percebe!

Anónimo disse...

Acho melhor um treinador novo,se Mourinho sair. Voltar a um treinador antigo, nunca deu bom resultado, nem com o regresso de Béla Guttmann, fomos felizes.
Faço uma sugestão:
Que Rui Costa chame uma comissão de auto intitulados "exigentes", ou neobenfiquistas tóxicos, para escolherem o treinador, assim podiam mostrar a sua elevada apetência e capacidade de resolver problemas e evitava-se o triste espectáculo, de passarem a vida aos coices ao presidente e aos outros sócios. Teriamos paz e o museu COSME DAMIÃO cheio de titulos e taças.

Anónimo disse...

NÃO...temos razões mais que suficientes para confiar no nosso querido presidente na escolha do treinador .. deixe lá o exigentes em paz que eles não governam o clube

Anónimo disse...

Que eu sáiba e até ao meu melhor conhecimento coices dão os burros....e sendo tu um adepto manso do SLB podes te considerar como tal...por isso não chames aos outros aquilo que tu és
Um abraço e boa tarde

Anónimo disse...

Em relação ao post, só me ocorre o seguinte: foda-se.

Victor disse...

Não percebeste, como aliás é normal nas cavalgaduras, que eu disse: "coices ao presidente e aos outros sócios", isso é o que tu passas a vida a fazer, não eu, não te confundas. Se te incomoda chamar coices ao que fazes, então talvez MARRAR seja mais adequado, afinal o Benfica sempre é e foi vermelho.
Abraço não te posso dar, não sou forcado.

Rui dos Santos disse...

Se não houver dinheiro, e tenha de ser um ano 0, venha o Hugo Oliveira que fez um excelente trabalho no Famalicão, e conhece bem os cantos á casa e a formação.

LedZep disse...

Meus caros , venha quem vier , o problema irá manter-se. Houve oportunidade de acabar com ele em outubro, mas os sócios quais masoquistas quiseram prolongar o problema. Agora é lidar com ele e esperar até outubro de 2029.

Anónimo disse...

O Hugo Oliveira é claramente um treinador a manter debaixo de olho, mas acho que ainda é cedo para assumir um desafio maior.

A equipa do Famalicão vai provavelmente ser "pilhada" e perder vários jogadores importantes. Acho que será uma boa oportunidade para ver como o Hugo Oliveira lida com isso e se é capaz de manter a competitividade da equipa.

Anónimo disse...

Até aqui, é só especulação.
CNN, cmtv, now, sic, RTP, abola, record e agora até vedeta da bola a especular quando quem está bem informado já sabe que o Benfica já tem treinador.

Até tu, Luís?

L. Rodrigues disse...

O Rui Vitória está disponível?

LF disse...

Caro Vilhena,
Está em curso o período de 10 dias da cláusula de rescisão. E as eleições no Real Madrid são no próximo fim-de-semana.
Só então Mourinho vai assinar.
Se o Benfica contratasse já um treinador, tinha de pagar 7 milhões. Se esperar uns dias, recebe os 7 milhões.
É essa a causa deste atraso.
No dia em que Mourinho assinar pelo Real, a sssim ser ele a accionar a cláusula, é que podemos exigir a contratação de um novo treinador.
Agora há que esperar: 7+7 são 14 milhões em causa.
Abraço

LF disse...

Uma correcção ao que escrevi atrás. As eleições não são este fim-de-semana. O que acontece é o fim do orazo para apresentar candidaturas,. Se não aparecer.mais ninguém, o incumbente é eleito: Florentino Perez.
Para o Benfica é a mesma questão. Não pode accionar a cláusula.

Anónimo disse...

Só pode ser brincadeira. Amanhã sai post "e porque não Carvalhal?"

Anónimo disse...

Quero o Lage de volta ganhou mais coisas que o Mortinho a equipa jogava 50x melhor ai maldito qarabag que o tramou e outros tramançes dentro do prorio Benfica, como dizem os nossos inimigos neste momento quem e que esta interessado em treinar um vulcao chamado Benfica, (Rua) Costa o vulcao deita lava esta ja esta chegando ao tejo e sinal que o Costinha nao tarda a ser queimado por essa lava que corre corre derretendo o gigante Benfica.

Anónimo disse...

Esta maneira de pensar do LF é uma via de sentido único para a "geriatrização" do Benfica.

Os jogadores e treinadores mais velhos são quase sempre os que têm melhor palmarés. É um facto da vida.

Não quer no entanto dizer que ainda sejam os melhores. Nem que seja possível ficar sempre com os mesmos, porque que eu saiba ainda ninguém conseguiu vencer a passagem do tempo.

A pergunta é sempre colocada da mesma maneira. Quem foi melhor que Mourinho? Quem foi melhor que Jesus? Quem foi melhor que Rafa? Quem foi melhor que Otamendi? Quem foi melhor que Di Maria? E até na seleção, quem foi melhor que Ronaldo?

Levando esta ideia ao limite, o Benfica está condenado a ser um clube de velhas glórias, onde jogadores ou treinadores novos não têm lugar. Um clube sem futuro.

joão carlos disse...

ou o quique deve estar livre.
ou o camacho também ganhou uma taça a um campeão europeu.
ou o koeman que eliminou o fergusson.

e mesmo a velha raposa ainda dava um baile à maioria.

joão carlos disse...

se é para a maluqueira o guardiola parece que vai ficar livre.

agora a serio o trappatoni acho que ainda é capaz de vir treinar se lhe pedirem muito, tem melhor cuuriculum que o bazofias e tem aquilo que o bazofias nunca fez ganhou todos os campeonatos que disputou pelo nosso clube.

Anónimo disse...

Peseiro, sim.
Se não der, Carlos Carvalhal.
Se também recusar, será o Silas.

Anónimo disse...

Pois. Ou seja, estamos em suspenso.

Dependendo de outro clube para poder tomar decisões.

Palmas. Não há palavras.