JOGO PERIGOSO

Criticar os jogadores (neste caso quase todos, ou nove deles) em público é algo que, em princípio, não gosto de ver. Aliás, o mesmo é válido para quaisquer profissionais: as críticas de um chefe devem ser sempre feitas em privado.
Mas Mourinho é Mourinho. E com uma enorme experiência,  com a inteligência que lhe é reconhecida, acredito que saiba muito bem o que está a fazer. Acresce que o seu antecessor, Bruno Lage, fizera algo parecido na garagem do Estádio da Luz - embora aí não totalmente em público,  ou pelo menos tendo essa consciência.
Lage não tem a força de Mou. E pode a dada altura ter perdido o seu próprio pé. Com o Special One sabemos que isso nunca irá acontecer. Não deixa, porém,  de ser uma estratégia perigosa.
Não deixa também de nos fazer interrogar. O que se passa efectivamente com alguns jogadores do Benfica? Será só cansaço? Será apenas a insuficiente pré-epoca e a quase ausência de férias? Mourinho chega a falar em traição - palavra bastante forte.
Recordo Lage quando gritava "e depois de mim vem outro, e vem mais outro, e vem mais outro, e fica tudo na mesma".
Não me tragam Ruis Costas, até porque Lage, enquanto pensava assim (mesmo evitando críticas públicas mais ostensivas) sempre defendeu, até para lá do que seria natural, o seu presidente.
E se recuarmos a Jorge Jesus encontramos também alguns pontos de contacto com o que acabei de escrever.
Estaremos perante casos de falta de profissionalismo dos atletas? De fora é difícil afirmá-lo. Mas Mourinho é como um antigo primeiro-ministro: nunca se engana e raramente tem dúvidas. Começa a parecer-me que nem ele, nem os antecessores, estejam enganados.
PS: dos nove, há alguns que sabem muito bem o que é o Benfica. Não acredito que Mourinho esteja a pensar em Samu, Tomás Araújo,  António Silva ou João Rêgo, todos formados no Seixal. Pavlidis é, desde que chegou à Luz, o principal goleador da equipa, e também,  quanto a mim, o seu melhor jogador. Aursnes é Aursnes. Sobram três: Dedic, Enzo e Ivanovic. Terão provavelmente as orelhas a arder.

32 comentários:

John Billy #37 disse...

O problema é que o Mourinho só apresenta futebol de merda e desculpas. Ou são os jogadores, ou são os árbitros, ou é o var, ou é o plantel... estou a ouvir muitas desculpas e uma qualidade futebolista ao nível do Vietname.

Anónimo disse...

LF tudo o que tu escreves só serve para afundar mais o Benfica e moldares as mentes dos burros que comentam aqui,votaste Rui costa e fizeste questão de mostrar aqui devias era ter vergonha com este presidente não vamos a lado nenhum os jogadores olham lá para cima e vêm o banana e ficam abananados,falas muito do vietnane e estás em pleno ultramar e ainda não deste por isso

Anónimo disse...

Foi um grande jogo do benfiquinha do Ruizinho e do LF um clube patético alheio á mudança que cultiva a mediocridade!!!

Anónimo disse...

Não endeuso ninguém.

Mourinho sabe mesmo o que está a fazer?
Acredito que sim.
Mas será que está a fazer o melhor para si mesmo ou o melhor para o clube?
Não são a mesma coisa. Alguém acha que, no ranking de Mourinho, o Benfica está acima dele próprio?
Mourinho não é Lage.

Ivanovic não ficou só com as orelhas a arder. Ficou todo em chamas.

Para pensar:
https://x.com/curtavermelha/status/1992217500847599698?s=48

Ivanovic já não pode jogar noutro clube, esta época. Não pode sair.
São 22 Milhões de euros que o treinador do Benfica acabou de meter no saco da roupa para reciclagem.


Desta feita, não é possível “fazer um RDT”. Não pode ser emprestado. Não pode ser vendido, até ao mercado de Verão. O seu valor de mercado está a cair a pique.
Mais cairá se vier um reforço para o seu lugar.
Não vindo, que fez Mourinho?

Caso tenham estado desatentos, Ivanovic foi suplente nos jogos internacionais da sua seleção. O titular? Um outro rapaz, chamado Musa.


Falhar uma contratação de 22 Milhões de euros é um “luxo” que não pode acontecer no Benfica, em momento algum. Muito menos num ano em que vivemos a ressaca do péssimo investimento em Cabral. Em que títulos se EXIGEM. Em que o segundo lugar é o MÍNIMO OLÍMPICO.

Anónimo disse...

Enzo é outro que tal.

Enzo não custou apenas muito dinheiro. Custou a saída de Florentino e a não afirmação de Martim Neto.

Enzo é sinal sintomático de como o Clube está em crise. Este Enzo não é o outro Enzo. Está mesmo a milhas do outro.
Tem bons pés. Ponto final.

Os números de duelos e desarmes são fracos. Tem nítida falta de velocidade. Não tem resistência. A recuperar em transição defensiva é MAU. Não tem golo. Não faz assistências. Não tem chegada à área.

Tem o quê? “Bons pés”. Como se 95% dos jogadores de futebol não tivessem “bons pés”.

Saltou, de proscrito em clube de 2a categoria da Premier, emprestado a clube de 2a divisão espanhola, para titular no Benfica.
Joga como tal.

Rui Dourado disse...

Realmente e perigoso ter aos dois tres penaltis a favor por jogo só tenho pena que não seja assim na champions nem que fossem terceiros como na liga...

John Wayne disse...

Labrego, não há penalti sobre o António Silva, mas há outro, muito antes, sobre o Schjelderup, que o árbitro não marcou.
Mais: o António Silva deveria ter visto cartão amarelo por uma falta a parar um contra-ataque e o Paulinho, jogador do Atlético, deveria ter sido expulso aquando de uma falta duríssima que cometeu.
Quando quiseres mandar bocas, labrego iletrado, pelo menos tenta ser isento. Labrego!

Anónimo disse...

Labrego traste e masoquista LOL

Anónimo disse...

José Mourinho, muito bem nas conferências de imprensa, muito mal no jogo jogado no relvado.
O que diz nas conferências é muito diferente do jogo praticado no campo, pois critica os jogadores e põe sempre os mesmos a jogar, tem de levar as palavras aos actos sem contemplações para com estatutos, egos e influências internas e externas.

Sobre o jogo jogado, melhorias:
- deixar de jogar com extremos de pé trocado, pé direito no lado direito e esquerdo no lado esquerdo. Isto dá mais profundidade, mais ataque à grande área, cruzamento da frente para trás e não de frente para os defesas
- só um trinco e não 2 como temos jogado
- mais gente dentro da área adversária e menos atrás da linha da bola
- retirar do 11 jogadores inofensivos como Enzo, dahl e Aursnes que mastigam muito o jogo com passes e passinhos para trás e para o lado
-,retirar do 11 Antonio silva e Tomás Araújo que não ganham um duelo, sai muito passivos e molinhos com os adversários
- é preciso mais raça e acabar com a mansidão dentro e fora do campo

Assim fica aqui o meu 11 para Amesterdão:
Trubin ou Samu
Dedic, Ota, Gonçalo oliveira, Rodrigo Rêgo
Rios
João Veloso, sudakov
Schjelderup , Pavlidis, prestianni

Só espero que Mourinho tenha muita atenção aos mundialistas sub 17, nomeadamente, ao banjaqui, José neto, Mauro Furtado, Rafael quintas, stevan Manuel e anisio cabral, todos titulares da seleção

Anti amelias

Anónimo disse...

Antigamente fazer cruzamentos do bico da área, de frente para os defesas e com a bola a ir em direção ao guarda-redes, era considerado um erro. Facilita o trabalho à defesa e dificulta a finalização do avançado.

Anónimo disse...

O Benfica nunca deve fazer 6-7 mudanças em jogadores nucleares no mesmo ano. Saíram Carreras, Florentino, Kokçu, Di Maria, Akturkoglu e, numa segunda linha, Amdouni. Desses só um era inevitável, Carreras, e outros recomendável, Amdouni (pelo binómio qualidade/preço). As equipas tem de ter estabilidade.

E mesmo que tenha dinheiro, nunca deve comprar 4 jogadores por mais de 20 milhões. Não gera receita para isso. Este ano tem Sudakov, Rios, Ivanovic, Lukebakio. Isso fora os outros que entraram por valores na casa dos 10 milhões. Pode fazer uma ou duas contratações dessas quando faz muitas vendas.

Vamos reduzir ao caso mais simples: um jogo de azar. A questão do trabalho continuado e da estabilidade nem se coloca. Mesmo assim, é uma questão de probabilidades. Imaginemos um jogo onde em cada rodada estamos a descartar e tirar N cartas de um baralho infinito com o objectivo para melhorar uma mão inicial de 11 cartas. Cada carta (contratação) tem uma dada probabilidade de ser melhor ou pior do que a carta descartada (jogador antigo). Quanto mais mexidas se faz em simultâneo, maior se torna a probabilidade de uma grande variação positiva ou negativa na qualidade da mão entre rodadas. E se a carta descartada for sempre uma carta de alto valor (um craque) então a probabilidade da próxima carta ser pior é mais elevada. Muitas contratações caras no mesmo ano é como apostar forte em cada rodada.

Anónimo disse...

Calma. Também temos de ohar para o jogador que ele substituiu. O Florentino também não fazia assistências nem tinha chegada à área. Ganhou-se segurança no passe e perdeu-se capacidade de recuperação de bola.

Se o Enzo Barrenechea além de bons pés e capacidade de passe fosse um defensor de elite, fizesse assistências e marcasse golos estava no Real Madrid. E nem era o Enzo Fernandez, era mesmo o Fernando Redondo.

Rui Dourado disse...

É um canta manhãs...

Rui Dourado disse...

Labrego é quem te fez as orelhas oh cópia barata de cowboy..

Anónimo disse...

Oh adepto do clube da fruta:
Vai tu cantar pro calor da noite

Anti amelias

Anónimo disse...

Oh Mourinho, põe todas essas amelias no banco ou na bancada.
Essas amelias não jogam nada, parece que estão a fazer um frete.
Rua com as amelias

Anti amelias

Anónimo disse...

E o Rui Costa parece que ainda não aprendeu, agora, quer outra Amélia que só joga quando quer, que nunca foi nada de especial, que parece andar a fazer fretes e que não quis ficar no Benfica por causa dos adeptos: Rafa

Só contratam amelias e querem continuar. Haja paciência para aturar esta manada de amelias que começa no presidente até aos jogadores

Anti amelias

joão carlos disse...

para trinco até tem mais golo do que é habitual, para trinco até tem mais chegada à área que o normal.
no resto concordo.
por outro lado dá mais poder físico e altura do que tínhamos e que muito nos faltava nas bolas paradas defensivas e ofensivas.

também não concordo com a não afirmação do martim neto que não era, nunca foi nunca será, trinco outros contratados, ou que ficaram no plantel, podem ter contribuído para isso mas não o barrenechea.

francisco disse...

Mas no Benfica não se aprende mesmo nada com os erros, deram um montão de notas pelo Arthur que não houve retorno só deu prejuízo, desfazem se dele e vão buscar outro pelo mesmo montante ou mais que ainda é pior, mas onde é que esta gente tem os olhos.
Por muito que detestamos os nossos vizinhos do lado tem uma visão mais ampla que o Benfica contratam no mercado nacional jogadores melhores que o Benfica contrata lá fora e mais baratos julgo eu, agora vou por os meus colegas benfiquistas contra mim este Benfica que vejo jogar todas as semanas é das equipas portuguesas que mais mal jogam o Mourinho já teve tempo suficiente para pôr estes jogadores a jogar um pouquinho mais, começo a ter saudades do Lage por muito mal que jogassem jogavam 50x mais que o Benfica de Mourinho, agora descarreguem á vontade sobre mim que eu aguento afinal sou um veterano que já vi muitas equipas do Benfica mas um Benfica como este fraquinho que todos nos chateiam, o futebol evoluiu eu sei então como é os outros evoluíram enquanto nós redegrimos Mourinho se és o tão apregoado special one poe esses meninos a jogarem um pouquinho mais é que nós benfiquistas não queremos sofrer mais com exibições paupérrimas.

joão carlos disse...

claramente não podemos ter um exigente como treinador tem é de apoiar, os jogadores não se podem criticar não é por criticar os jogadores que eles vão passar a jogar melhor tem de se dar apoio.

pelos vistos não basta mudar mais de metade do plantel é necessario mudar é todos os anos o plantel todo.
que culpa tem o presidente da incompetência dos jogadores.

já agora em relação aos da formação, e ás teorias que dão sempre mais do que os outros ficou agora bem evidente a falha dessa teoria, eles até podem saber o que é o clube só que a maioria quando chega à equipa principal tem a mania que é maior que o clube e que já não é preciso fazer mais nada.

John wayne disse...

Até relinchas, labrego!

Anónimo disse...

Insisto na tecla Martim Neto.

Campeão da youth league, onde era esteio do meio campo.
Uma década de Benfica. Sabe o que é o Benfica. Viveu isso.

Somou 21 minutos na equipa principal do Benfica, na época 21-22. Tinha 18 anos.

Nunca saberemos se tinha ou não estofo para a equipa A. É impossível dizer que não tinha.
Se não tinha, temos um problema muito grande, titânico, na nossa formação.
Apostámos uma dezena de anos no atleta. Foi titular anos a fio nas camadas jovens, muitas vezes no lugar de um outro puto. Chamado João Neves…
Emprestámo-lo para ganhar calo, com 20 anos. Ganhou calo. Ganhou cabedal. Fez uma boa época num clube em dificuldades.
Estava pronto para o passo seguinte.
Despachámo-lo por um milhão e meio de euros.

Se calhar não conseguiria vingar. Não sei. Mas tudo tinha para o fazer. Muito mais que um qualquer jovem argentino vindo de um clube pequeno espanhol, emprestado por um clube pequeno inglês.

Não posso aceitar isto. Ninguém devia aceitar isto.
Se aceitamos, que se feche o Seixal.

Anónimo disse...

Não entendo como conclui que a teoria da formação falha.

Não sei se alguém acha que a formação é sempre melhor que as aquisições. Se acha, não me parece nada sensato.

Se conclui isso com base em João Rego, um MAU produto da formação do Benfica - nunca teve uma época emprestado, a ter de lutar pela titularidade, a ganhar calo, levar porrada - acho que faz mal.

Se conclui isso pela má prestação de Tomás Araújo, penso que o jovem central nada merece. Depois do excelente ano de empréstimo, esteve meio ano adaptado a defesa direito, obrigado a jogar com uma pubalgia! Voltou e jogou a defesa direito, defesa esquerdo e, ontem, a defesa direito numa defesa a 3. Parece que queremos que falhe.

O mesmo sobre António Silva. Ontem jogou a defesa esquerdo numa defesa a 3. Apesar de destro. Infelizmente, alguém se esqueceu que é obrigatório ter um central canhoto. Os 2 que tínhamos foram vendidos.
António é o “central duro” de uma defesa a 2, ao lado de alguém mais rápido e mais limpo. Tem sido sempre obrigado a jogar ao lado de Otamendi, outro “duro”, ainda mais lento.
António tem 22 anos.

A formação não é um milagre. Exige trabalho. Exige aposta. Exige que os jovens possam falhar. Exige, por isso, empréstimos.

As exceções são raras. Iluminados. Estrelas.
Ramos ou Neves são exceções. Tanto são que tiveram 1 ano a titulares, ambos. E ao fim desse ano… foram vendidos.

Se é isto, fechem o Seixal.

Anónimo disse...

o mourinho trouxe tipo otoo gloria porfissionalismo ao clube algo arredado do clube desde pelo menos o covid mourinho e um genio eses malandros dos jogadores tao no BENFICA E PRONTO NAO FAZEM NADA SAEM DO BENFICA TIPO O NERES E ATE FAZEM GOLOS E TUDO

Anónimo disse...

mas pronto o que achei piada apos o golo do rios foi ele fazer o gesto tipo a largar fora o mau olhado de cima de si pois relamente esse clube precisa de ir a bruxa e muito mau olho ou pelo menos usas um buda obeso a rir a gargalhada antes dos jgoso para descomprimir hahahahahaahhahahah

Anónimo disse...

realmnte isso de contratar jogadores acima dos vinte milhoes e nao jogaram toodos nada a ponta de um corno e muito estranho nao e palahçada e gozarem com a puta da cara das pessoas que gostam de futebol vai dar ao mesmo lavagem de dinheiro? sei la talvez e se tomarem umas ampolas da zumbu antes do jogo? tanta tecnologia pra que fodase

Anónimo disse...

Já se mudou de plantel já se mudou de treinador..não vejo mais o que se possa mudar 🤔

LF disse...

Até gostei do Enzo nos primeiros jogos. Tem vindo a descer, e neste momento é um dos problemas principais da equipa a defender.
O Florentino também teve altos e baixos. Mas creio que, apesar de tudo, dava mais garantias. Espero estar enganado.
Quanto ao Martim Neto, lembro-me de ver jogos dele na equipa B e achar que parecia ter pouca vontade de estar ali. Quando foi emprestado também não se destacou particularmente. E quando regressou apareceu com uns 10 quilos a mais.
Tinha talento, mas talvez não tenha a mentalidade certa para ser jogador do Benfica.

LF disse...

Concordo.
Mas temos de perceber que o mercado impõe muitas decisões que não queremos tomar.
O Di Maria queria terminar a carreira no clube da sua terra, o Florentino queria experimentar a Premier League, o Akturkoglu queria voltar para a Turquia. Por estes dois chegaram propostas na casa dos 25M.
São situações difíceis de gerir. Manter jogadores contrariados também não é desejável.

Anónimo disse...

LF, acho que dava para evitar algumas.

O Di Maria não discuto. Era caro e tudo tem um fim.

O Florentino queria experimentar a Premier League porque se sentia dispensável. É um jogador de 26 anos e sabe que o seu tecto é um clube como o Benfica. É de Lisboa, atleta da casa, com bom carácter e 2 filhas. Ou seja, tem a vida organizada aqui. Não vejo que a comichão da Inglaterra fosse tão grande que tivesse de ser coçada. No máximo resolvia-se com um empréstimo na 2ª metade da época se o Manu ganhasse espaço, para o jogador acalmar a coçeira e tentar chegar à seleção.

Akturkoglu tinha contrato e não era um jogador mal-comportado. E quis ir embora por ficar sem os amigos turcos Kokçu e Amdouni. Quer o Akturkoglu, quer o Kokçu se resolviam com uma conversa e com o deixar fechar o mercado. O problema do Kokçu era com o Lage e de qualquer forma acabaram por despedi-lo. Os turcos não eram os melhores do mundo, mas estavam a render, e quem veio não os fez esquecer.

Não me parece que fossem difíceis de gerir, e já geri equipas de gente sob stress a trabalhar em lugares bem remotos e desagradáveis 16h por dia, sem folgas e sem ir a casa durante meses. O tempo e a necessidade de trabalhar resolvem muitos conflitos. Acho que se juntou a fome de uns com a vontade de comer de outros.

joão carlos disse...

pode insistir o que quiser no martim neto, que até concordo com algumas das coisas que diz sobre o seu não aproveitamento, agora dizer que isso esta ligado ao enzo é o mesmo que dizer que o martim não foi aproveitado porque se contratou o dedic.

joão carlos disse...

"Não sei se alguém acha que a formação é sempre melhor que as aquisições" é só andar atento ao que vários por aqui escrevem para verificar que existem e não é nem um nem dois são vários.

por acaso a teoria que eu disse que ficou desmentida, e que vários também por aqui a debitam, é que os jogadores da formação dão sempre mais em campo do que os contratados.

eu concordo com tudo o que diz, acrescentando que exige qualidade que alguns não tem em quantidade suficiente para o que precisamos, mas a política seguida para a formação visa a venda o mais rápido possível e não conseguir que os jogadores atinjam a melhor qualidade possível, mesmo que demore tempo.

o nosso modelo deveria ser o do funil, empréstimos incluídos, para apertar a malha e chegarem poucos mas bons à equipa principal mas optamos pela peneira levar o máximo possível de jogadores para a equipa principal e depois apanhar uma ou outra pepita.

ao segundo anonimo, acrescento até já se mudou a estrutura quase toda, mas se não consegue ver o que se pode mudar, alias aquilo que não se mudou e que devia ter sido a primeira coisa a mudar, agora também já é tarde.