NICE

Não foi o sorteio ideal, mas podia ter sido pior. O Nice está longe de ser um papão, e o Benfica tem boas hipóteses de seguir em frente.

5 comentários:

Anónimo disse...

Temos “obrigação” de vencer. Como quem diz, temos de ser vistos como os favoritos.

Para além do ranking, comparando o atual valor dos plantéis, através do transfermarkt, concluímos que somos bastante mais valiosos. Isto… apesar de estarmos, hoje, no “all time low” das últimas 5 temporadas. Tem sido uma destruição galopante de valor, depois do 1o ano de Schmidt.

Soccernomics não manda nada, mas diz qualquer coisa.

Anónimo disse...

Transfermarkt vale 0. Zero!
O valor das pessoas e dos jogadores não se mede aos euros.

Anónimo disse...

Independentemente do sorteio, acho que a direção do Benfica devia fazer de imediato uma exposição à FIFA e UEFA no sentido de mitigar o impacto do Mundial de Clubes na pré-temporada.

O Mundial de Clubes (goste-se ou não) é uma prova da FIFA, a que se acede com base num ranking de desempenho nas provas da UEFA, ou seja, vai quem tem estado melhor na Liga dos Campeões nos últimos anos.
Já o acesso à LC é baseado no desempenho do ano anterior nas competições nacionais, com uma fase de pré-qualificação onde frequentemente estão equipas que fazem boas carreiras na competição.

Em ano de Mundial, uma equipa que conjunturalmente nesse ano jogue a qualificação para a LC pode ser obrigada a começar a nova época 3 semanas depois de acabar a anterior. Isso é uma enorme desvantagem para disputar a pré-qualificação para a LC contra adversários que façam férias e uma pré-temporada normal. Isto para não falar do impacto no mercado, no planeamento da época, etc.

É um contrassenso uma equipa ser prejudicada no acesso à LC em ano de Mundial, prova para que é convidade por ser reconhecidamente uma das melhores equipas da LC nos últimos 4 anos.

Tem de se harmonizar os rankings usados por FIFA e a UEFA de maneira a quem vai ao Mundial ter acesso direto nesse ano à LC (desde que apurado por via nacional, no caso de Portugal 1º ou 2º lugar), prevalecendo o seu ranking do clube sobre o ranking da Liga nacional.

Fazia todo o sentido que em ano de Mundial os critérios de seriação para a entrada na LC previssem o apuramento direto de quem ficou em lugar de pré-eliminatória mas joga Mundial de clubes (ex. se tivesse sido Sporting o 2º do campeonato jogava pré-eliminatória/playoff e acedia diretamente outra equipa de outro país; sendo o Benfica ou o Porto entravam diretamente na LC, passando outra equipa de ranking inferior a disputar a qualificação). Nos anos sem Mundial a seriação era a normal.

Quem "representa" a UEFA no Mundial da FIFA não deve ser potencialmente prejudicado no acesso à competição da UEFA.

Anónimo disse...

100%.

Anónimo disse...

O valor das pessoas, claro que não.

Os passes dos jogadores, sim, valem euros. E o transfermarkt é a mais credível base de dados do mundo para tal.