COM HONRA, SEM GLÓRIA

Dois golos estúpidos e uma expulsão estúpida ditaram o fim do sonho americano do Benfica. Trubin, que estava a ser provavelmente o melhor guarda-redes do Mundial, e não sofria golos havia cerca de 300 minutos, teve um jogo infeliz. Mas o lance do primeiro golo nasce de uma falta evitável, na sequência de mais uma daquelas saídas curtas que me dão cabo dos nervos, e cujas vantagens raramente compensam o risco - sobretudo se do outro lado não está o Estoril Praia, mas sim o quarto clasificado da Premier League e vencedor da Conference. 
Após mais uma longa e ridícula paragem,  o Benfica apareceu revitalizado e conseguiu milagrosamente levar a partida para prolongamento. Quando tinha todas as condições para partir em busca da vitória,  Prestianni teve aquela infantilidade, e logo o factor moral voltou para o lado inglês. A equipa encarnada ainda foi resistindo, mas aquelas saídas de bola demasiado arriscadas de Barreiro e Di Maria e mais um frango ucraniano, deitaram tudo a perder.
Fica um sabor amargo de quem sente que a equipa podia ter ido ainda um pouco mais longe, que muito menos merecia sair com o peso de uma goleada, mas fica também a certeza de que o Benfica sai com o seu prestígio internacional intacto (ou até reforçado), e de bolso cheio.
Agora uns dias de férias e, como tudo tem o seu lado positivo, mais algum tempo para preparar a próxima temporada, sendo de rever a quantidade de erros individuais, que também já haviam sido marca das provas internas. 

10 comentários:

Jorge Leitão disse...

Mais uma vez, tudo errado. O Benfica fez mais um jogo absolutamente miserável. No final da primeira parte, o Chelsea já poderia ter arrumado com o jogo, pois teve 3 / 4 oportunidades claríssimas de golo. O empate caiu do céu, após quase duas horas de pausa.
A questão nem é a derrota, pois, EM TESE, os ingleses são superiores, mas o futebol que não se joga. Tudo sofrível, tudo horrível!
Nem sempre se pode ter a sorte que houve, durante toda a segunda parte, frente ao BM.

francisco disse...

E exatamente isso que eu tambem vi, os tais erros internos que cometemos ao longo da epoca vio-se hoje precisamente os mesmos erros a equipa nao aprende com eles, nao me tinha apercebido que tinhamos menos um homem porque nao vi o começo do prolongamento mesmo assim tivemos dus fugas pelo lado direiro que o D Maria teve tempo para suficiente para marcar com o guarda redes adiantado podia ter feito golo nao o fez nem passou para o colega do lado em boa posiçao e uma outra por o lado esquerdo tambem tiveram tempo para desfeitear o guarde redes do chelsea com menos um jogador depois de 90 minutos com um calor sofucante podiamos ter feito historia, acabamos goleados e a nossa sina sofrermos golos por bolas perdidas infantilmente.
Pronto me mandem novamente pro Julio de Matos que e pro lado que eu durmo melhor mas o Benfica para vencer este mundial de clubes para mim as chances eram minimas, assim vem para casa vao ter algum tempo de ferias recuperarem energias porque a epoca foi desgastante e preparar a proxima com mais tempo nao a comprometendo totalmente podia-se ter feito mais dinheiro se fossemos mais a frente mas paciencia jogamos contra feras mais e melhor era impossivel.

Joe Nash disse...

Pronto! Já está acabou esta treta do mundial de clubes, agora é vir para casa descansar uma semana e meia e preparar o que é realmente importante a supertaça e as pré eliminatórias, quanto ao jogo mais do mesmo um Benfica igual a si próprio sem ideias e dominado do princípio ao fim, resta nos a agonia de ter mais uma época preparada por esta direção, outubro devia ser amanhã!

Alberto João disse...

E a culpa de tantos erros individuais durante uma época inteira é de quem? Da falta de qualidade dos jogadores para jogar a este nível? E de quem é a culpa da falta de qualidade do plantel? Quando na presidência do Rui Costa se investiu 315 milhões de euros! Não são milhões suficientes para uma equipa melhor, a jogar um futebol com mais ligação e qualidade ofensiva, com melhores jogadores? Se calhar não, se gastas quase 30 milhões no Kokcu, 20 milhões no Artur Cabral, 14 milhões no juracek, 10 milhoes no Prestianni, 10 milhoes no Rollheiser, etc! De quem é a culpa? Um terço do plantel sem qualidade, outro terço sem ritmo e outro terço completamente roto, com jogadores a jogar jogo sim jogo não, outros a arrastarem-se porque não há alternativas, outros desmotivados com problemas com o clube ou com o treinador! E de quem é a culpa? O treinador diz que vão haver mudanças, algumas radicais...mas porquê? De quem é a culpa para se precisar de mudanças radicais? Então? No final do ano passado só era preciso um ponta de lança...mais 4 anos disto? Só para quem gosta de mediocridade e fica satisfeito com pouco ou com quase.

NoWorries disse...

"algum tempo para preparar a próxima temporada" - pois, o problema é que quem a vai preparar serão os mesmos destas ultimas...

Anónimo disse...

Para qua

Anónimo disse...

Eu também não estou preocupado, mas para a proxima época a primeira coisa a fazer seria mudar drasticamente a arbitragem.
Não falas nisso ou na arbitragem está tudo bem para ti? Isso é mesmo um problema porque são os mesmos.
Achas que não fomos roubados escandalosamente de há 2 anos para cá?
Eu acho e tenho números para o provar.

Anónimo disse...

Jogo fraquíssimo do Benfica. Cansaço talvez explique parte (tivemos menos um dia de descanso q o Chelsea… apesar de termos sido primeiros do nosso grupo e eles segundos no seu), mas não explica tudo. Muita incapacidade em criação.

Valeu pela exibição de António Silva, a mostrar que tem qualidade incrível (e apenas 21 anos, que por vezes esquecemos!!); pela entrada portentosa de Tiago Gouveia (aceleração tremenda… tanto potencial) e pela atuação serena de Veloso (a mostrar mais calma, mais argumentos técnicos e melhor leitura tática que Leandro Barreiro!).

Não são o novo João Neves. Esse já o perdemos.
Mas que sejam o novo António Silva. O novo Tiago Gouveia. O novo João Veloso. O novo Priostes. O novo Martim Neto. Torço que joguem… e fiquem no Benfica.

Anónimo disse...

Parece-me bem.
Pena que a direção não seja tão competente como o caro anónimo e não consiga apresentar alguns factos que revelem o bias arbitral. Porque eles existem.

Mas não, tivemos um comunicado, depois de tudo perdido e perante um roubou de igreja… e mais nada. Zero insistência nas “exigências” feitas
(todas sem data limite, logo parvas).
A única coisa que sabemos é que não houve nenhum castigo para os árbitros da final da taça (pelo contrário!) e que Matheus Reis levará 1 a 3 jogos de castigo - ou seja, não obstante a evidente agressao e os inúmeros antecedentes do jogador…. Levará, quanto muito, a punição mínima.
Para Quenda e para Hjulmand, promotores de discurso de ódio nas publicações oficiais do clube, nenhuma punição.

E a direção do Benfica? Calada. Em peso a viajar nos EUA, certamente a trabalhar com afinco…

joão carlos disse...

desta vez o treinador preparou mal o jogo, ou foi surpreendido mas se foi este o caso mais uma vez não soube rectificar.
depois aquela ideia idiota de colocar o di maria a defesa direito é de génio. o que vale é que é o treinador de alguém.

e realmente os especialista da bola é que tem razão que craque o prestianni. realmente putos é que tem qualidade todo o que seja com mais de vinte e tres anos é para correr fora do clube.