TUDO PARA O LIXO

O Benfica ganhou oito Taças da Liga. Mais do que Sporting e FC Porto juntos. Esta é pois uma competição que tem sido, genericamente, feliz para os benfiquistas. Eu próprio assisti a várias finais ao vivo, com estádios completamente cheios e com muita vibração - com alguns erros de arbitragem célebres, também.
Se esta é uma prova que o Benfica tem ganhado muitas vezes, o que fazer então? Acabar com ela.
É a proposta de Noronha Lopes, que certamente não sentiu nada quando Trubin defendeu o penálti decisivo em Leiria, quando Quim foi herói no Algarve, ou quando, também no Algarve, goleámos um FC Porto então tetra-campeão nacional. Já agora também não deve ter vibrado com a primeira vitória de sempre frente ao Bayern de Munique, pois é igualmente contra o Mundiial de Clubes.
De tudo o que Noronha Lopes propõe, esta parace-me mesmo a medida mais estúpida. Que há jogos a mais, concordo, mas não são certamente as meias-finais e as finais das Taças da Liga, quase sempre "Clássicos" de grande mediatismo. São, isso sim, os Aroucas-Tondelas ou os Casa Pias-Aves do Campeonato.
É verdade que ele também defende, e aí bem, a redução de clubes na primeira divisão (boa sorte com isso, quando tiverem de ser os pequenos a votar a sua própria renúncia à mesa dos doces). Mas querer deitar fora a Taça da Liga, e os oito troféus conquistados pelo clube, não faz qualquer sentido.
O FC Porto quis, durante muito tempo, desvalorizar a prova. Entende-se porquê. O Benfica querer acabar com ela, é uma alucinação.
Se for para acabar com alguma coisa, acabe-se então com a Supertaça, de muito má memória no passado. E porque não com a Taça de Portugal, de má memória no presente? Pensando bem, para que serve afinal o próprio futebol?

9 comentários:

  1. Miguel23.10.25

    Se a ideia partisse de Rui Costa, teriamos o Luís Fialho a dizer que era uma excelente proposta! :D
    A taça da Liga serviu durante muito tempo para distrair o Benfica da competição mais importante: O CAMPEONATO NACIONAL!
    E partir do momento em que o Sportém e o fcp permitiram que o Benfica conquistasse um elevado número de troféus, começaram obviamente a tentar desvalorizar a competição.
    O problema maior (e isto é a minha opinião pessoal) é que a Taça da Liga serviu muitas vezes para ver árbitros a beneficiar o Benfica, criando uma sensação de que o clube era beneficiado em termos arbitrais, quando eramos depois sistematicamente prejudicados no campeonato.
    Se fosse eu a decidir (e mais uma vez, isto é a minha opinião pessoal), a taça da liga deixava de existir! É irrelevante em termos de prestígio.
    E a mesma coisa em relação à Liga das Nações.

    ResponderEliminar
  2. Jorge Leitão23.10.25

    Mais uma vez, um raciocínio rasteiro: ninguém tira os troféus que o Benfica ganhou, nenhum vai para o lixo. Outra coisa é discutir se a Taça da Liga faz sentido. Eu penso que sim e gostava da competição no formato anterior, não neste. E também assisti a algumas, nomeadamente quando se disputavam em Coimbra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto. As competições anteriores continuarão, obviamente, a valer.
      Que raio de ideia a de LF, que “seriam deitadas fora”.

      Pois eu sou a favor da reformulação dos quadros competitivos. Como? Reformulando.

      E acho que a atual Taca da Liga é uma farsa. Não é uma Taça da Liga. A Taça da Liga deveria ser a Taça disputada pelos clubes da Liga. Ou seja, 1a e 2a divisão.

      Como está montada, hoje, é uma aberração que serve para ter 3 jogos entre os 3,5 grandes, em Dezembro.

      E… Também concordo acabar com á Supertaca nos moldes em que existe hoje. Um jogo de pre época, normalmente com as equipas em construção. Vale bola.

      Há outros formatos por aí fora. Até a Supertaça feminina é diferente da masculina (e quase no formato da… Taça da Liga).

      É preciso reduzir o número de jogos. Ponto.

      Eliminar
  3. Anónimo23.10.25

    Eu tenho de lhe chamar o que ele é, um incompetente, para não lhe chamar pior. Por exemplo, sem imaginaçao, sem visão,, sem pingo de vergonha na cara quando queria vender o Seixal e não construir o novo estádio.
    Para mim isto é pior do que incompetência.

    Ainda estou à espera, sentado, que explique a escolha de um azulado amigo do ladrão de emails para a direçcão.
    Isso leva-me a outra pergunta. Quem está realmente por detrás da sua candidatura. porque sei que por detrás das candidaturas do Lopes e do Manteigas há outra gente, nos bastidores, a mexer os cordelinhos, algo que tem acontecido em todas as eleições do Benfica.
    Não admira que tanto Vieira como RC tenham ganho eleições com grandes margens. É difícil enganar os benfiquistas. Fora do campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23.10.25

      Sabe que há gente? Quem?
      Nem ao abrigo do anonimato é capaz de as nomear?

      Eliminar
    2. Anónimo23.10.25

      São os chamados " anónimos denunciantes cagões "!

      Eliminar
    3. Anónimo23.10.25

      Tu sabes, pá! És um ganda sabão! É difícil enganar os benfiquistas, que elegeram quase em sucessão dois ladrões, um de terrenos e outro de camiões.
      És mesmo munta, munta, munta esperto, anónimo!

      Eliminar
  4. também não concordo com acabar com a taça da liga mas mas fazer do assunto algo lesa clube é só maniqueísta e pura propaganda.

    tem de existir a redução do números de jogos.
    o que propõem o rui para reduzir o números de jogos. não propõem nada que ele confia no projeto do proença isso sim é que é lesa clube e importante mas pelos visto isso não o incomoda.

    fosse o rui a propor isto é a festa que não fazia com meia dúzia de posts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tiver a paciência de ir aos arquivos verá a quantidade de vezes que defendi a redução de jogos e clubes no campeonato. Já o fiz também, mais de uma vez, no jornal do clube.
      Mas, como eu disse, os jogos que estão a mais não são os Benficas-Sportingues e Benficas-Portos e Sportingues-Portos ou Bragas das meias-finais e finais da taça da liga.

      Eliminar