MILHÕES PARA CÁ, MILHÕES PARA LÁ

No estadio, e não só, ouviu-se agora que uma equipa de milhões não consegue ganhar a dez santaclarenses. É só meia verdade.
A verdade completa diz também que o Benfica vendeu, por mais de cem milhões, metade da equipa titular - que tinha ficado a um poste e um pisão de ganhar tudo. Carreras, Florentino, Kokçu,  Akturkoglu e Di Maria (já agora, a propósito de El Fideo, deixem-me dizer: que saudades). Nem vou aos Tiagos Gouveias, aos Cabrais, aos Amdounis, aos Bellottis ou aos Renatos, falo apenas do onze base. E podia acrescentar que saíram três dos quatro melhores elementos da equipa.
E se as saídas de Carreras e Di Maria eram mais ou menos inevitáveis, e a de Kokçu era mais ou menos aconselhável,  talvez as de Tino e Kerem tivessem sido excessivas. Veremos.
Uma coisa é certa, foi muita mudança, num contexto difícil,  sem tempo, nem férias, nem pré época.
Outra coisa é igualmente certa. Tal como na política há quem ache que votar em aldrabões populistas vai resolver,  por magia, todos os problemas do país e do mundo,  também no Benfica  há quem ache (e hoje, depois deste empate, muita gente) que mudar de presidente fará a equipa jogar melhor, o Otamendi deixar de escorregar, o Rios acertar um passe, e o Benfica ganhar o campeonato com uma perna às costas, face a dois rivais que têm, neste momento, melhor equipa (custa a admitir, mas é verdade, sobretudo na comparação com o vizinho de Alvalade).

32 comentários:

  1. Aqui, LF, tenho de “me insurgir”.

    Não, não estou a contar que, com um novo presidente, se jogue melhor à bola. Não há magia.

    Mas talvez para o ano se jogue.
    Talvez, com um novo presidente, não se insista em nada planear. Talvez se olhe para a época e se conclua que, não havendo praticamente tempo de repouso e preparação, se deve aproveitar a competição que finda a época anterior (camp mundo de clubes) como rampa de lançamento da próxima. Talvez se decida que, não havendo tempo, há que “encontrá-lo” e se limite o número de saídas e entradas, preferindo a estabilidade.
    Talvez, com novos líderes, se entenda que NÃO pode ser no última dia do mercado que se vão buscar titulares. Porque as consequências, temos visto, ano após ano, dão nisto.
    Talvez uma nova estrutura seja fiel às suas palavras e perceba que dentro de portas há talento. Que apenas tem de ser lançado para vingar. Talento esse que não “precisa de tempo”, porque tem décadas de vida Benfiquista.

    Talvez, com um novo presidente e nova direção, seja possível não assumir como uma fatalidade que o Benfica tem pior equipa que os rivais.
    Que talvez a equipa com mais receitas, mais adeptos, maiores salários, melhor formação… naturalmente terá melhor plantel. Conquanto haja um mínimo de competência na gestão, um rumo, uma estratégia firme. Um mínimo de estabilidade. E não um novo começo, todos os anos, e tarde e a más horas.

    Recuso-me a aceitar essa fatalidade.
    Não sei se uma nova direção fará melhor. Mas pode fazer melhor.
    Definitivamente não apoiarei a direção atual, que factualmente tem feito mal, na esperança que agora é que vai ficar boa e melhorar… porque sim.

    Método científico, se quiser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentário. Assino por baixo.

      Eliminar
    2. Anónimo14.9.25

      Grande resposta sim sr a essa insinuação de que se mudarmos de presidente a equipa joga melhor, agente sabe que ele vai votar no banana que está lá

      Eliminar
    3. Anónimo14.9.25

      O Benfica não tem pior equipa, tem é uma equipa menos treinada e menos entrosada. Precisa de tempo. Entra pelos olhos dentro.
      O resto é conversa da treta e o arejar de frustrações. Sinais dos tempos.

      Eliminar
    4. Anónimo14.9.25

      Na parte da equipa menos treinada o anónimo é capaz de ter razão. E a equipa da época passada que já tinha as mesmas dificuldades, também tinha falta de entrosamento?

      Eliminar
  2. Jorge Leitão13.9.25

    O Benfica pode ficar 100 anos sem ganhar que vai ser apoiar Rui Costa. Surreal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14.9.25

      E com tudo isto..... Mais uma arbitragem a empurrar os lagartos !! É só mais uma.

      Eliminar
    2. Anónimo14.9.25

      ................NÃO PERCEBEM QUE O BENFICA ESTÁ ACIMA DE QUALQUER PRESIDENTE, DIRECTOR OU JOGADOR, TODOS ELES PASSAM O GLORIOSO CONTINUA...........

      Eliminar
  3. O Nuno disse tudo mais comentários para quê.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13.9.25

    De boas intenções está o inferno cheio.
    E de salvadores da pátria Alcacer-Kibir.
    Não contextualizar um acontecimento é uma precipitação grosseira, ou um erro interesseiro. Não me interessam treinadores, nem mesmo presidentes.
    O futebol não é uma ciência exata.Estou furioso e desolado com um resultado injusto, e sobretudo imerecido!
    Fizemos pouco para vencer, fizemos!
    Mas os imprevistos acontecem, mesmo quando pouco se fez para tal.
    Jogar 90% do tempo na grande-área não dignifica um espetáculo.
    Não me apetece arranjar desculpas, continuo furioso e desolado, mas não consigo ver, ou ter, apenas paus e pedras para arremessar.
    Não há fenómenos sem causas, nem consequências.
    Como tal, pode haver necessidade de alguma análise a certos factos:
    reconhecimento de que a equipa está cansada;
    constatação de que o jogo acontece antes e depois de compromissos, que foram e serão cansativos;
    Mas existiram, porque somos uma instituição gloriosa e respeitada, com direito a estar presente entre os melhores.
    admitir que a falta de uma pré-época pode trazer dificuldades ao longo da mesma, e sobretudo no seu início. Por alguma razão acontecem.
    Estes e outros factos justificam tudo, este mau jogo?
    Não, não justificam.
    Mas será que apenas temos os tais paus e pedras no nosso coração?
    Eu tenho uma águia altaneira.
    Eu tenho Germano, Vitor Baptista, Coluna, Shéu, Eusébio,Nené,Mantorras,...
    Eu tenho muitos milhões que comigo comungam iguais valores.
    Valores que os envaidecem, e de que se envaidecem.
    E o Benfica é o Maior
    E eu sou Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13.9.25

    As coisas são o que são.
    Não adianta chorar sobre o leita derramado.
    Eu tenho dúvidas, que pelos vistos o Lage não tem!
    Otamendi tem a idade que tem.
    Anda a jogar sem férias e a seguir a viagens longas.
    Anda a jogar cansado,e sabemos como a fadiga debilita.
    Porque não foi poupado neste jogo com o Santa Clara?
    Porque não jogou apenas a primeira parte?
    Porque será que até parece que a equipa apenas tem doze treze jogadores ?
    Porque será que nunca há surpresas no plantel no início dos jogos?
    Porque não há cruzamentos, atrasados, da linha de fundo?
    Porque não há passes de rutura, quando alguém sobe?
    Porque se demora tanto tempo a chegar à área adversária?
    Porque se remata tão pouco?
    enfim, perguntas!

    ResponderEliminar
  6. Então, LF, para não desestabilizar, é continuar a votar em Rui Costa e não contestar o miserável futebol que Bruno Lage implementou no Benfica?
    Só não vê quem não quer ver, que o Benfica que Rui Costa moldou é uma caricatura do que é o verdadeiro Benfica! Desde deixar que o clube fosse desconsiderado - marginalizado, mesmo!... - por todas as estruturas que decidem o futebol português (Liga, FPF, Conselho de Arbitragem, ...), até apoiar o BANDIDO do Proença, que tem um histórico, público e indesmentível, de prejudicar massivamente o Benfica, aos erros de gestão desportiva sucessivos, nomeadamente renovando contratos extemporaneamente e/ou mantendo treinadores "mortos" nos finais de época e despedindo-os no início da seguinte, e de desbaratar continuadamente os plantéis e contratar "reforços" nos últimos dias do mercado, Rui Costa fez de tudo um pouco, enfraquecendo, desvitalizando, cada vez mais o Benfica!
    É olhar para o estado do nosso futebol, da equipa principal masculina à feminina, passando pela equipa B, pelos sub-23 e pela maioria das equipas da formação, apreciar a qualidade das suas equipas técnicas, o futebol apresentado e, até mesmo, a maioria dos resultados obtidos, para se ter uma mais real noção do DESASTRE que tem sido a gestão de Rui Costa... e dos seus rapazes!
    E pode-se estender a análise às modalidades, que as conclusões serão muito semelhantes. Em particular no futsal, no hóquei, no andebol e, até, no voleibol, nalguns casos tanto no masculino como no feminino...
    Por aquilo que tem feito, Rui Costa deveria ter vergonha na cara e nem sequer se apresentar a eleições! Aliás, se realmente ama - como diz... - o Benfica, deveria ter-se demitido no final da época passada e precipitado as eleições. Assim, não teríamos a época de 25/26 completamente estragada, como será o mais natural de acontecer.
    Este momento do Benfica, nomeadamente a passividade dos seus sócios, lembra-me a orquestra do "Titanic", que continuava a tocar enquanto o barco se afundava...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14.9.25

    Basta um empate devido a varias circunstâncias e contratempos, que foram muitas e muitos, que para estes "exigentes" nada serve de desculpa.
    Se os árbitros nos roubam isso não é desculpa, a culpa é do Lage e do RC.
    O Benfica tem de ganhar contra tudo e contra todos, mesmo quando um defesa escorrega e faz auto golo. A culpa é do Lage.
    A pausa para as seleções e os contratempos que trouxe, a culpa é do Lage.
    Sem treinos e sem férias a culpa é do Lage.
    Cinco lesionados, a culpa é do Lage e do Presidente.

    Não dou para este peditório, um constante deitar abaixo do clube.
    Inclusive "candidatos" que de benfiquismo pouco revelam, com criticas totalmente desmioladas.
    Egoistas, narcisistas e arrogantes, colocam os interesses pessoais à frente do clube. Cosme Damião deve estar a rebolar o túmulo, ele bem avisou! Vale tudo!
    Esta gente está mentalmente afectada!

    Não estou nada preocupado porque a procissão ainda está na Igreja, nem chegou ao adro. O campeonato só se vai resolver na 2ª volta.
    Com mais tempo, com a vinda dos lesionados titulares, com tempo para treinar e recuperar de todas estas vicissitudes.
    Não esperem é futebol champagne. Isso já foi chão que deu uvas.
    As equipas estão muito mais equilibradas.

    Os lagartos não têm melhor equipa, nem melhor treinador. Nem pensar!
    Só nas equipas de arbitragem e nas equipas dos media.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, também acho que é um exagero o que esses exigentes dizem, sempre a criticar o melhor treinador português da atualidade mas que raça essa! Nunca esquecer que para nós é sempre difícil jogar depois das seleções... jogar depois da Champions... Jogar depois de ir á casa de banho jogar de três em três dias...etc etc etc.. é levantar a cabeça bora lá!!

      Eliminar
    2. Jorge Leitão14.9.25

      Grande Joe! Apenas sinto que os conformistas não entendam o sarcasmo e ainda o interiorizem como aplauso.

      Eliminar
    3. E perguntar quem foi o inteligente que pediu a antecipação do jogo para sexta com viagens pouco tempo de descanso e treino depois das selecções podiam jogar sábado e ainda iam a tempo até terça feira para defrontar o colosso Qarabag ou deram como adquirido a vitória sobre o Santa Clara??? Não se entende se fosse para defrontar o Real Madrid ou o PSG até entendo...incompetência nesse assunto.

      Eliminar
    4. Anónimo14.9.25

      Joe,

      Bruno Lage já arranjou álibi para insucesso que foi o falhanço da contratação do Moussa e tiveram que comprar uma segunda escolha o lukebalio por 20 Milhões.
      Já estou a ver a justificar a sua burrice com a falta do novo Eusébio: MOUSSA

      Anti-amelias

      Eliminar
  8. A culpa nao e do Lage e minha que sou eu que os treino, concordo com algumas coisas que foram ditas, o pobre do Otamendi esta sobrecarregado com jogos viagens longas pelo meio e que nenhum treinador o poupa joga sempre, pronto teve azar escorregou como tantos outros sacrificar por causa desse golo e sermos injustos, mas jogar assim tao mal como temos jogados com equipas abaixo do meio da tabela a culpa e do Bella Gutman que ja morreu nao sei a quantos anos , lixa-se se a culpa de a equipa jogar tao mal se nao e do Lage deve ser do Rui Costa minha e que nao e de certeza.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14.9.25

    Sporting e porto ganharam..... caramba será que eles não têm jogadores nas seleções como nós?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14.9.25

    Isso é tudo muito bonito, Laje é burro, quem não o apupa é porque é bananista, e outras verdades insofismáveis, mas se o Laje treinasse o Sporting, ou o Porto, o gajo que dá uma cotovelada na cara do Otamendi na primeira parte, era expulso, se o Laje treinasse o Sporting, ou o Porto, o gajo que dá uma cotovelada na cara do Otamendi na primeira parte, levava o segundo cartão amarelo e o Enzo não levava amarelo, (na jornada a seguir àquela expulsão do Dedic...); se o Laje treinasse o Sporting, ou o Porto, o penalti aos 53:42, sobre o Ivanovic, (que os idiotas da BTV deixaram passar), era assinalado - vejam as repetições por volta dos 53:40 (o Ivanovic está na frente do lance, o defesa vem por trás e coloca a perna pela frente das dele para o impedir de chegar primeiro à bola, derrubando-o - o árbitro e o Var devem achar que ele estava a proteger a bola, estando por trás do avançado!!!...). Isto para não se falar no agarrão nítido ao Otamendi quando ia cabecear numa bola parada, sem que o defesa sequer estivesse a olhar para a bola, portanto nem sequer a tentou disputar - tal como fez o Debast no ano passado em casa contra o Zmerding.
    Todas, ou quase todas, as equipas que jogam melhor na Europa do que o Benfica e que são mais poderosas financeiramente, com pré-época, com mais férias do que o Benfica, já jogaram maus jogos ou já perderam pontos. Só nós é que temos de jogar futebol de alto requinte e ganhar a equipas que jogam com 6 defesas fortes fisicamente dentro da área e os restantes numa linha mais à frente cerca de 3-4 metros, com jogadores novos, que se estão ainda a entrosar, sem descanso. Epa, se não gostam, não são obrigados a ver. Ou então mudem para o City ou outras equipas que são muito agradáveis de se ver a jogar...
    Ou será que não gostam do futebol do melhor treinador do mundo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14.9.25

      ..........NÃO HÁ QUAISQUER DUVIDAS SE O LAJE TREINASSE OS LAGARTOS, AS HIPÓTESES DO GLORIOSO SUBIAM EXPONICIALMENTE..........

      Eliminar
  11. É surreal como alguns acham que defender o Rui Costa e o Lage é defender o Benfica! A estabilidade só é algo a defender quando se tem sucesso e corre quase tudo bem. Nos últimos 6 anos ganhámos um campeonato, não ganhámos uma taça de Portugal! Neste contexto só acha importante manter os dirigentes a quem tem algo a ganhar com isso ou aos néscios que confundem a admiração pelo poder com o interesse do Benfica! A continuar como está, arriscamo-nos a mais 10 anos disto! Os que não conseguem domar o seu lambeculismo façam um favor ao Benfica: nas próximas eleições fiquem em casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14.9.25

      Além disso ainda nos hão de explicar que estabilidade é que o Benfica tem tido com Rui Costa.

      Nos treinadores "só" teve 2, mas com uma mudança já com época a decorrer. Nos jogadores são às dezenas e entrar e sair, e muitos eram titulares que só ficaram 1 ano.

      Quem teve mais estabilidade foram os VP/administradores da SAD...

      Eliminar
  12. quem é que andou a mudar a equipa toda, pela sua conversa parece que foram os candidatos da oposição.
    quem é que anda a contratar flops, palavras suas não minhas, piores do que aqueles que saíram pela sua conversa até parece que foram a oposição.
    quem é que planeou esta época não sabia do contexto difícil da falta de pre epoca de feria, pela sua conversa até parece que foi a oposição.
    e tendo pior equipa que os adversário pela sua conversa a culpa é da oposição.

    quando esta a falar de aldrabões populistas esta a pensar no seu querido e adorado melhor presidente de sempre.

    não sei se as alternativas vão fazer melhor, ninguém sabe, o que todos sabemos é que estes que lá estão vão fazer sempre isto, e não vão passar disto e fazer o mesmo esperando resultados diferente é só e apenas idiota.

    ResponderEliminar
  13. Tenham vergonha!
    Qualquer cego vê que a equipa não joga a ponta de um corno! Como podem desculpar um "treinador" que tem um excelente lote de jogadores - tomara os nossos rivais terem o mesmo!... - que está a gerir o grupo de trabalho e a equipa técnica desde a época passada, e que apresenta um futebol miserável de se ver, resultados escabrosos e um desempenho, antes, durante e após os jogos, patético?
    Os nossos adversários mais diretos, com treinadores tirados na rifa, com menos tempo de trabalho nos seus clubes, e com plantéis inferiores - sim, senhor, sem qualquer tipo de dúvida!... - jogam um futebol objetivo, apresentam boas exibições e fartam-se de marcar, mesmo quando as equipas adversárias jogam como o Santa Clara jogou na Luz!!!
    Bruno Lage é miserável, como treinador, sim senhor! Com provas dadas, mais que muitas vezes!!!
    E Rui Costa é um idiota, inculto e incapaz de servir o Benfica como seria imperioso fazer! Na verdade, um banana, que apenas está preocupado em vestir Armani e ser politicamente correcto, mesmo com aqueles que espoliam o Benfica, como é o caso do Proença e da generalidade das entidades que gerem o nosso futebol!
    Acordem para a vida! De uma vez por todas... antes que seja demasiado tarde!!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo14.9.25

    Defender o Benfica não é defender o treinador nem o presidente.

    Defender o Benfica, na minha opinião, é achar que se um plantel foi construído com o parecer de um treinador, com jogadores que não conhecem ainda bem o campeonato, os colegas e o modelo de jogo pretendido, tem de se dar mais algum tempo para as coisas entrarem nos eixos.

    Não é despedindo um treinador à 5.ª jornada do campeonato (4.º jogo), com umas eleições daqui a menos de um mês e meio, que se vai ter a estabilidade para se fazer algo melhor. Ou acham que se vier o Mourinho, ou o NES, ou outro qualquer que esteja livre, vamos começar a jogar melhor de um momento para o outro?

    Não é despedindo um treinador à 5.ª jornada que ganhou o único troféu da temporada disputado, que qualificou o Benfica para a CL contra um desses treinadores com toque de Midas, que teve de reformular o meio-campo, e metade da defesa e do ataque, que tem os supostos "criativos" potenciais titulares todos ou lesionados ou a acabar de se estrear, que tem o principal desequilibrador deste arranque de época lesionado e suspenso por expulsão que só acontece aos jogadores do Benfica.

    É o melhor treinador do Mundo? não!, se o fosse não estava a treinar o Benfica... estava a treinar o Manchester United.

    Isto de treinadores, é como os melões...

    Agora tenho eu, e temos nós, outras vezes terão outros...

    Mas acima de tudo o sucesso de um treinador depende muito mais do seu contexto do que da sua competência: Mourinho, Nuno Espírito Santo, André Villas Boas, Guardiola, Klopp, Sérgio Conceição, Ruben Amorim, Marco Silva, Rui Vitória, Jorge Jesus, Ranieri, Ancelotti, epá tantos!, já foram muito bons em determinados contextos, determinadas épocas, e também já pareceram aos seus adeptos como uns verdadeiros incapazes de dar a volta a momentos negativos.

    Comunicação errática de Bruno Laje, e tiros nos pés - concordo, mas há outros que eram muito bons nisso e agora nem isso lhes vale, o clube tem de saber controlar essas questões.

    Mudar por mudar só dá merda, é ver o que o vencedor da roubadinha fez quando o rei das conferências de imprensa saiu. E isso foi com tudo bem preparado e programado pelo doutor marquises, numa altura de total serenidade e comunhão na potência...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14.9.25

      ,....................ONDE ESTÁ O BENFIQUISTO DE CERTOS BENFIQUISTAS, QUE PREFEREM DEFENDER PRESIDENTES E TREINADORES QUE PRESTAM UM MAU SERVIÇO AO GLORIOSO????.......O BENFICA NÃO É DE NENHUM PRESIDENTE O GLORIOSO É DE TODOS NÓS..................BENFICA SEMPRE

      Eliminar
  15. Anónimo14.9.25

    Barrenechea e Rios nem são carne, nem são peixe; Ivanovic ainda não vi nada; em 15 minutos jogados parece-me Sudakov uma boa aposta e Lukebakio vai surpreender! Mas Florentino, o mal amado, vai deixar muitas saudades. B Lage renegou as suas ideias do primeiro ano como treinador, em que apostava na formação, passando a treinador da vontade de outros que gerem por fora o plantel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14.9.25

      ...........NA MINHA MODESTA OPINIÃO HÁ NA NOSSA FORMAÇÃO JOGADORES COM QUALIDADE SUPERIOR À DO FLORENTINO...........

      Eliminar
    2. Anónimo14.9.25

      Muito bem! Cada um é livre de expressar o que pensa!

      Eliminar