Um tio meu já falecido, que não gostava de futebol, vendo-me um dia aborrecido com uma derrota do Benfica, disse-me do alto da sua sabedoria: "porque te chateias com isso? No próximo ano começa tudo outra vez!".
Neste momento lembro com saudade (dele), e resignado (com o Benfica), essa perspicaz afirmação.
A última jornada não trouxe surpresas, nem milagres. Fica uma vitória construída na primeira parte (como podia ter acontecido em Famalicão), um jogo de mais a menos (como tantos), uma bonita homenagem a Pizzi (a quem o futuro fará naturalmente justiça), o 100° golo de Rafa de águia ao peito (outro a quem ainda não se deu devido valor), o consumar de um campeonato sem derrotas. E sobretudo o fim de uma temporada que, salvo um ou outro momento (Supertaça, Trubin...), não deixa saudades. Tudo irá então começar de novo. Essa é a melhor notícia do dia: isto acabou!
Haverá tempo para balanços e para olhar o futuro. E prevê-se uma semana animada. Cá estaremos para comentar.
Neste momento lembro com saudade (dele), e resignado (com o Benfica), essa perspicaz afirmação.
A última jornada não trouxe surpresas, nem milagres. Fica uma vitória construída na primeira parte (como podia ter acontecido em Famalicão), um jogo de mais a menos (como tantos), uma bonita homenagem a Pizzi (a quem o futuro fará naturalmente justiça), o 100° golo de Rafa de águia ao peito (outro a quem ainda não se deu devido valor), o consumar de um campeonato sem derrotas. E sobretudo o fim de uma temporada que, salvo um ou outro momento (Supertaça, Trubin...), não deixa saudades. Tudo irá então começar de novo. Essa é a melhor notícia do dia: isto acabou!
Haverá tempo para balanços e para olhar o futuro. E prevê-se uma semana animada. Cá estaremos para comentar.
Acabou? Porra! São mais três anos, qual acabou!
ResponderEliminarSó vai acabar quando a escumalha vieirista desaparece do clube.
ResponderEliminarPelo menos mais 3 anos vamos ter que sofrer.
Quantos campeonatos o Benfica ganhou no..."vieirismo"?
Eliminar"Tudo irá então começar de novo."
ResponderEliminarLF, você é um excelente comediante...devia apresentar a cerimónia dos óscares.
Acabou o quê Sr. Luis Fialho? Quando nesta altura o clube não sabe se tem treinador ou não, quando não se sabe se Otamendi vai ou não embora, devia ir, quando António Silva fica ou não, chiça, já é fastidioso falar disto, portanto esta notícia que você considera boa: ACABOU só se for para si, nem sequer há nada para fazer balanço, balanço só se for sobre a gestão e a liderança do presidente do clube, que na minha modesta opinião é bastante negativa.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarAcabou a temporada. Ou não?
EliminarMourinho foi muito claro: o Seixal está preparado para títulos
ResponderEliminarIsto diz tudo sobre a direção , a sua postura, a forma como vê o mercado
Continuar a defender esta gestão, até quando?
Acabou.
ResponderEliminarBalanço? Péssimo, claro.
O 3o lugar rompe a promessa feita pelo nosso Presidente: que iríamos sempre à Champions.
Não vamos.
Houve um jogador com evolução fantástica: Schjelderup.
Muitos mais houve que nada evoluíram, outros que regrediram. Inúmeras aquisições que não renderam a aposta feita, e muito menos os largos milhões gastos. Sudakov, Lukebakio, Ivanovic, Enzo, Manu, Bruma, Sidny. Todos estes ficaram muito aquém do exigível. Todos estes taparam o lugar ao Seixal.
A época começa com um treinador, Lage. À 5a jornada aparece outro, Mourinho. 7 meses depois da sua contratação, o Benfica termina a época sem saber quem o irá dirigir na próxima. Que modelo irá ter. Que perfil de jogadores pretende.
A preparação da próxima época fica assim em suspenso. Dependente de mais uma indecisão.
O Benfica irá “torcer” por um seu rival, na final da taça de Portugal, para assim não ter de começar a época em Julho, na 2a pre eliminatória da Liga Europa.
Sem os milhões da champions, nem a montra que esta é, teme-se a saída dos melhores.
Finalmente, ouve-se de Mourinho o lamento que os jogadores sentem haver muita coisa que os impede de vencer.
O Benfica não é respeitado pelas instituições que regem o futebol português. E não se vislumbra nada, nenhum movimento, ação ou força para mudar isso.
Acabou, hoje, uma péssima época.
Devia começar, hoje, outra.
Mas não. Está em suspenso.
Ninguém sabe o que vai ser essa nova época.
O Benfica continua a não ser capaz de gerir. O seu destino, as suas escolhas.
A última vez que vi bom futebol no Benfica
ResponderEliminarhttps://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/amp/rui-costa-lembra-chegada-de-schmidt-foi-nuno-gomes-quem-pos-o-nome-em-cima-da-mesa
Mesmo assim não foi o presidente que o escolheu! Fantástico
A pior decisão de rui costa é sempre a próxima.
EliminarQuanto a isso podemos estar descansados
sobre o jogo rios sempre me pareceu melhor do que aparentava ser e mesmo um dos defeitos que lhe apontavam, mau posicionamento, sempre achei que se devia aos enumeros maus passes que fazia, que faz um passe errado fica quase sempre imediatamente mal posicionado, acabaram os passes errados e o seu desempenho subiu enormemente.
ResponderEliminartomas araujo mais uma vez esteve em todas as oportunidades deles, em duas porque foi comido na outra porque não estava onde era suposto estar.
mas o que interessa é que atingimos mais um objetivo, concluir a época sem derrota alias um feito histórico que ninguém nunca atingiu um clube ficar em terceiro sem derrotas.
por falar em feitos por onde andam os idiotas que diziam que as noticias do interesse do real no mourinho era tudo invenção dos media.
pois é acabou e para o ano à mais... do mesmo.
Tenho a impressão que sobre o interesse no Mourinho ser bluff também li de si essa mesma opinião noutro blog qualquer. Vamos ver se o Mourinho sai ou não sai.
EliminarJá agora, quem tem alguma ideia que não se confirma não é necessariamente um idiota. Educação e respeito fica bem a todos.
pelos vistos tem uma impressão errada, mesmo muito errada, porque minha não foi de certeza.
Eliminare esta enganado, quando digo idiotas não é por terem uma ideia que não se confirma.
são sim alguns idiotas que por ai andam que acham sempre que todo e qualquer assunto é uma conspiração contra nós e que o objetivo é minar o extraordinário trabalho do mais melhor presidente de sempre e que é por causa dessas conspirações que ele não tem sucesso.
Não tinha percebido este e devo também ter interpretado mal outros.
EliminarComo já foi dito, infelizmente isto não acabou. É só uma pausa de 3 meses até voltar o nojo do costumo alimentado por Proença, Gonçalves e Rui Costa. Os mesmos intervenientes mas o Fialho está a espera de um resultado diferente.
ResponderEliminarE para piorar ainda vamos ter um mundial onde vamos levar com um ex jogador completamente acabado. Sim, porque chalupas, não é só no Benfica que os há. Da mesma maneira que há pessoas que pensam que o Rui Costa é um bom presidente ou que o Mourinho ainda é um bom treinador, há pessoas que acham que o Ronaldo tem alguma utilidade num relvado. Já não chegava os chalupas estragarem o Benfica, também vão ter que estragar a seleção.
Mando daqui uma saudação ao seu tio mas não...ainda não acabou, faltam mais 7 anos disto se o banana não se demitir
ResponderEliminarO título devia ser assim:
ResponderEliminarUMA BOA NOTÍCIA, RUI COSTA DEMITIU-SE! ACABOU O PESADELO.
Bom jogo. Na segunda parte acho que a equipa perdeu a concentração, talvez sabendo do resultado do Sporting ao intervalo.
ResponderEliminarRios tem vindo a melhorar bastante. Pode ser que para o ano tenhamos jogador, assumindo que não sai a seguir ao Mundial.
Alguém percebeu quem compensava quando o Rios fazia aquelas incursões pela direita? Ele já fez isto noutros jogos. Não é um movimento muito normal para um médio-centro.
Podia trazer aqui muitas outras métricas, que deixam a nú a profunda inaptidão do bosta, mas trago apenas esta:
ResponderEliminarDesde 2020/2021, o Sporting ficou à frente do Benfica 5 vezes em 6 possíveis.
Desde 2009/2010 até 2019/2020, o Sporting ficou à frente do Benfica 0 vezes em 11 possíveis.
Eis o legado do Rui, Lagarto, Bosta
Shhhh não digas essas coisas senão irritas os lambedores do cu do nosso querido príncipe de Florença
EliminarNão é verdade, Rui Costa é presidente eleito, desde Outubro de 2021, são 5 anos e não 6.
EliminarAs estatiisticas são números que todos conhecemos, não é correto estar a apresentar dados que não correspondem à verdade.
Tem razão. Assim sendo, nada do que escrevi faz sentido
EliminarEsqueci-me de referir que era sarcasmo.
EliminarCom a capacidade cognitiva dos 65% nunca é de fiar.
O Sporting desta década é exactamente igual ao do Godinho Lopes...
EliminarEspero que os 58 mil génios estejam satisfeitos por esta época maravilhosa de "mudanssa na comtinuidade".
ResponderEliminarPara o ano há mais, e depois outra vez, e outra vez.
Acabou nada. Isto vai continuar assim.
ResponderEliminarNo Porto celebra-se o título. Prepara-se a próxima época, no conforto dos milhões da champions já garantidos.
ResponderEliminarO desafio será, apenas, manter os jogadores que têm. Fustigados pelas lesões de Samu e De Jong, venceram o campeonato com o 3o e 4o avançados a titular durante uma volta.
O treinador será o mesmo.
No Sporting, prepara-se a final da taça contra um clube de 2a divisão. Só uma catástrofe impedirá a celebração desse título.
Torce-se pelo Aston Villa, que conduzirá diretamente aos milhões da champions e à possibilidade de evitar as pre eliminatórias.
Há jogadores importantes de saída, mas já há jogadores contratados para as saídas.
O treinador será o mesmo.
No Benfica a época termina sem qualquer celebração, num silêncio derrotado.
O capitão não informa se sai ou não sai. Não se despede de ninguém. O 2o capitão recusa renovar e entra para o último ano de contrato. O mais caro reforço de sempre, Sudakov, ficou no banco, até mesmo no último jogo de campeonato. Enzo nem foi convocado, por “‘não reunir condição física”, embora não esteja lesionado, nem doente.
Não se sabe quem sai. Não se sabe quem vem. A desvalorização da esmagadora maioria dos jogadores é factual. Schjelderup é a exceção. E tudo indica que será o primeiro a sair. Termina contrato em 2028 e vai para o Mundial sem renovação.
Todos os dias voam rumores de interesse do Benfica em contratar jogadores, alguns confirmados pelos clubes onde jogam. Nem um está fechado.
O treinador? Ninguém sabe qual é.
A época termina de forma triste… com 10 dias de quarentena, à espera que alguém, que não o Benfica, decida o seu futuro e como preparar a próxima época.
Os Benfiquistas dividem se.
De um lado, os que não toleram mais a tendência cada vez mais acentuada de desnorte e insucesso.
Do outro, os que acreditam que para o ano é que vai ser, que mudar não muda nada, que a alternativa a este Vietname é o Vietname.
Não, não vai correr tudo bem.
Bem escrito! Simplesmente isto. E ainda acham que o problema não é a estrutura? Então é quem? Vão ser cinco!!! Cinco treinadores em 5 anos
EliminarO problema é de quem critica como sempre,quem critica aqui o presidente e não bate palmas na luz são os verdadeiros culpados 🤷
EliminarNão, os benfiquistas não se dividem assim. Dividem-se entre aqueles que, não estando satisfeitos, exigindo mais, acham que não houve, no momento eleitoral, uma alternativa credível, que apresentasse um projecto consistente e claro de mudar alguma coisa; e aqueles que não aceitaram o resultado eleitoral e querem à força deitar tudo abaixo para depois se fazer não se sabe bem o quê.
EliminarEu não brinco com o Benfica. E entendo que só se deve mudar para melhor. Não para... "logo se vê".
Isto não é um laboratório. Há um presidente eleito, com enorme legitimidade, que certamente vai tentar fazer melhores resultados. Na ausência de alternativa, espero para ver, exigindo naturalmente mais títulos, nomeadamente no futebol profissional masculino.
As eleicções decorreram quando o plantel já era este, o treinador era este, e a distância para o primeiro lugar já era considerável. Na altura, até o apuramento na Champions estava complicado, e depois conseguiu-se.
Não vi o jogo, mas lá ganhámos...
ResponderEliminarDa época, do pouco positivo foi o schelderup ter mostrado, com continuidade, o seu futebol. Agarro-me também à ideia de que rios é muito melhor do que muitos diziam. Começou mal e formou um meio campo pastelão com o enzo, mas o argentino não é de todo jogador para o benfica e duvido imenso que fique no plantel, acho que tão irritante como ele só o weigl em tempos. Estáticos, sempre atrasados a chegar aos lances ou disputas de bola, escondia-se do jogo. Só faziam passes inconsequentes. Para um trinco do benfica, isto é mediocre.
Apesar do tal golo, também despachava o trubin. Demasiada intermitência. Defende algumas bolas indefensáveis às vezes, mas sofre golos em remates que dá sempre ideia que podia fazer muito melhor. Preferia o Samu que do que se viu, não me pareceu mau.
Na questão dos centrais, já se sabe que otamendi não continua. E o antónio não renovou, deve ser vendido. E do tomás....a maioria dos golos que sofremos há ali dedo dele, que a meu ver ele é muito bom de pés e passe, mas a defender em si, não é tão bom como o antónio, que se tirarmos a qualidade de passe, no resto parece-me ter superior... Prevejo que apenas tomás fique, mas não sei se é um titular (além de propensão de lesões), a defesa esta época sofreu golos nos últimos minutos que não pode acontecer, por mais que possa meter culpa nas arbitragens também...
De resto, há alguns nomes que nada acrescentam à equipa....bruma, sidnei, e não me parece que lukebakio seja bom jogador de equipa, aliás ele e bruma nisso são parecidos, não fazem jogadas com os colegas em campo, jogam apenas para si.
Bah também sempre lesionado por mim não ficaria...
Não há LC, mas acredito que o mercado do benfica vai ser muito agitado. O problema é que os melhores provavelmente vão ser vendidos. Schelderup, pavlidis, e a entrada em fim contrato do antonio deve ditar a sua venda também....
Tudo isso, Benfiquista.
Eliminarbah teve uma lesão grave, sempre lesionado é o tomas.
Eliminarbah continua a ser o nosso melhor lateral direito, o dedic agita agita e mais não sei o quê mas depois o bah jogando meia dúzia de jogos tem quase tantas participações em golos como o dedic.
Um dos dois, Bah ou Dedic, vai provavelmente sair, a não ser que Banjaqui não seja para apostar.
EliminarEu gosto mais do Bah, acho que defende um bocadinho melhor e gosto mais do seu estilo prático a atacar. Mas o Dedic é bastante mais novo. Por outro lado Dedic tem Mundial para valorizar e Bah não. Tendo o Banjaqui como aposta de médio prazo acho que preferia que ficasse o Bah e receber algum dinheiro pelo Dedic.
concordo com a avaliação do anónimo do bah e do dedic no que são como jogadores.
Eliminarmas acho que existe um terceira hipótese ficarem os dois e o banjqui ser emprestado para crescer.
nem sempre os jogadores ficarem na primeira equipa principal e só a espaços jogarem é apostar nos jogadores, por vezes é precisamente o contrario, banjaqui não defende bem e não é em equipas que jogam mais no ataque que a defender que se aprende a defender.
Sim, sem dúvida que podem ficar os dois e o Banjaqui anda tem tempo para rodar até na B. O empréstimo tem sempre o problema do treinador poder não o meter a jogar.
EliminarAcho que a opção também vai depender de ofertas que possam aparecer pelo Dedic, da ideia do próximo treinador do Benfica, do que eles tenham visto de evolução do Banjaqu, e até do que ele mostre na pré-época antes do regresso de férias do Dedic.
mas se o jogador tiver qualidade mesmo iria jogar porque ninguém deixa de utilizar alguém que é mesmo bom.
Eliminara maioria dos que não joga nos empréstimos é porque não tem qualidade, basta ver o henrique por onde passa nunca joga e são vários os treinadores e vários os sistemas, a malta é que acha sempre que qualquer jogador da nossa formação é o messi.
Isso do não ter qualidade não é bem assim, sobretudo num miúdo de 18 anos que é defesa.
EliminarUm treinador de uma equipa que lute para não descer não se pode dar ao luxo de esperar que um miúdo, por muito talento que tenha, aprenda cometendo erros que lhe custam pontos. Tem de pensar na sobrevivência imediata. Mais depressa mete um lateral de 30 anos que saiba ganhar faltas do que um miúdo cheio de talento que vai dar umas casas.
O Banjaqui tem 18 anos. É difícil um defesa tão novo ser um pedido de um treinador da 1ª divisão. Às vezes os empréstimos são decididos pelas direções, depois os treinadores nem sabem o que lhes fazer e por isso falham.
Para mim é cedo demais para emprestar um jogador tão novo, sobretudo sendo defesa. Se não for para apostar de imediato, acho que está melhor na B a jogar regularmente na 2ª Liga, a treinar com a equipa principal e à espreita de um oportunidade.
não tenho problema nenhum em que fique na equipa b.
Eliminarmas ficando na equipa b será sempre a terceira opção.
mas acho muita piada acharem que ele ainda não tem qualidade para ser titular em equipas que lutam para não descer de divisão, ou meio da tabela, onde a concorrência, sejam jogadores de que idade sejam, tem pouquíssima qualidade mas depois ele no nosso clube deve ser aposta.
quer dizer ai já não existe o problema dos erros nos custarem pontos.
e lutar para ser campeão não é pior ainda do que a sobrevivência imediata.
como se viu este ano qualquer erro custa pontos.
se acham que ele tem qualidade para ser o suplente, e a alternativa ao titular, da nossa equipa então é porque tem qualidade para ser titular em qualquer equipa que lute para não descer de divisão.
Qualidade e rendimento não são necessariamente a mesma coisa. Um jogador muito medíocre e muito batido sabe dar boa conta de si, e o treinador não tem uma calculadora para saber quem lhe vai custar mais pontos.
EliminarSe meter o veterano e correr menos bem ninguém o critíca (de imediato). Se mete o miúdo e ele fizer umas asneiras é diferente, sobretudo se o miúdo não é da casa.
É diferente ser um lateral suplente de 18 anos no Benfica e ser titular numa equipa pequena. Valorizam-se coisas diferentes. No Benfica um lateral ataca, e um suplente, que não joga os jogos mais importantes, ataca quase sempre. Numa equipa pequena não é igual. Banjaqui a atacar cumpre os mínimos para qualquer equipa do nosso campeonato.
Quanto aos erros custarem pontos, às vezes tem de se viver com isso, senão não se contratam jogadores jovens, só veteranos. O Benfica tem dinheiro para fazer uma equipa de veteranos competitiva? Dado o seu modelo de negoócio (valorização e venda de jogadores) pode sustentar uma equipa de veteranos? Não.
Prefiro às vezes dar um passo atrás, para depois poder dar dois para a frente. É o caso de arriscar/insistir com um Banjaqui ou um António Silva. Se for em cada ano à procura do melhor 11 acabo na situação em que esta direção se meteu. Sem jogadores com quem fazer mais-valias. É um clube, não é uma seleção.
mas ele a qualidade for mesmo boa ela acaba por vir ao de cima, caso contrario nunca nenhum jovem jogava ou ultrapassava outros mais velhos.
Eliminaralias nenhum empréstimo de jovens jogadores dava resultado e sabemos que isso não é verdade.
tem de ser criterioso, tem de se saber que tipo de treinador o vai treinar sim, dá trabalho dá mas resulta alias não fosse o empréstimo e o tomas estaria sempre eternamente atrás do antonio silva.
primeira coisa que é sempre o vosso erro nunca se escolhe os jogos onde os suplentes jogam. e se um suplente tiver de jogar em vários jogos importantes por lesão ao castigo pode uma época ir para o buraco por causa dessa mentalidade que para as taças e para os jogos fáceis serve.
depois como se viu esta época muita das vezes onde se perdem pontos é nos jogos mais fáceis nos tais em que só se ataca por erros na defesa.
que leva ao segundo ponto quem ataca muito ainda precisa de jogadores que defendam melhor porque não podem falhar nas poucas vezes que tem de defender.
depois não se queixem é de nesse modelo de negocio andarmos anos e anos sem vencer nada, mas a vender muito, por causa de erros de putos que depois não dão em nada tipo tomas tavares ou ferro.
e se depois esse arriscar, insistir, não dão em nada não tem nem equipa nem jogadores para vender como agora.
Pumbaaaaaa…. Terramoto!!!!
ResponderEliminarhttps://www.abola.pt/noticias/mourinho-atira-se-a-estrutura-do-benfica-2026051622542784777
Falar é fácil, ao sábado todos sabem os números do euro milhões de sexta-feira.
ResponderEliminarPor isso também, é demagógico e sem nexo racional nenhum, acusar os que votaram em Rui Costa de serem responsáveis seja do que for, eles fizeram uma escolha que foi testada, os outros fizeram outra escolha, que não mostrou obviamente o que valia. Sendo isto indesmentível, ninguém então pode afirmar, que era melhor ter ganho quem perdeu, poderia até provavelmente ser bem pior. Criticar não custa, o dificil é arranjar soluções válidas e credíveis e não é por maltratar aqueles com quem não concordamos, ou o presidente, que elas aparecem.
Agora que a época está terminada, é a altura de se fazer uma reflexão séria e criteriosa, sobre o que aconteceu, preparar a nova época, de maneira a que estejamos em condições de vencer todas as provas em que participarmos e estudar as medidas necessárias, para obrigar os órgãos dirigentes do futebol português, árbitros e vares, a respeitarem o Benfica e a serem neutros, em relação a todos os clubes, como é seu dever.
Por mim tenho algumas ideias e vou estar atento ao que se vai passar.
Penso que seria bom Rui Costa deixar de ser responsável pelo futebol, o Presidente do Benfica clube enorme, deve representar o clube, a sad do futebol deve ser gerida por profissionais competentes e o futebol deve estar entregue a um bom profissional, que seja responsável por todo o futebol senior. Deve haver uma comunicação própria e independente do futebol, de maneira a responder sem medos, sempre que o Benfica seja lesado, ou que seja preciso fazer ouvir a nossa voz. O Presidente devia criar um gabinete, para estudar as medidas necessárias a tomar, para trazer transparência e justiça ao futebol, não podemos continuar a ser comidos pelo chico espertismo, nós somos o clube que mais receita dá ao futebol em Portugal, temos de ser respeitados.
A BTV é uma arma muito poderosa, que deve estar ao serviço do Benfica, integrada numa estratégia de comunicação, para defender e divulgar os valores do BENFIQUISMO. (não quero dizer que não o faça, mas podia melhorar muito e por exemplo ter programas de canal aberto, que nas horas em que os outros canais, atacam o Benfica, fossem um forte concorrente a estes canais, retirando-lhes assim audiências, que é onde mais lhes iria doer.
Espero que nesta altura de reflexão, não apareçam os craques caidos do céu, para desviar as atenções, a equipa de futebol mostrou que tem bons jogadores, o mais necessário, é atacar a frente externa.
Nada do que diz vai acontecer meu caro. Nada mudou nos últimos 3 anos, portanto…
Eliminar"Falar é fácil, ao sábado todos sabem os números do euro milhões de sexta-feira."
EliminarUma estupidez pegada a partir do momento que o que sucedeu este ano foi a mesma merda que nos outros anos, com a excepção do milagre de 22/23 que se deve mais ao velez ter eliminado o riverplate do que propriamente ao inapto crónico.
Já para não falar que o treinador alemão foi o Nuno Gomes que escolheu, Nuno Gomes que estava na candidatura de Noronha e era acusado pela oposição de não perceber nada de futebol!!! E eu, não acredito no Karma caraças!!!!
EliminarAos dois Anónimos anteriores, isso que dizem não é refletir, nem tem lógica, mostra apenas que são incapazes de pensar, quer dizer para as coisas negativas a culpa é toda do Rui Costa sem nenhuma atenuante, já as positivas devem-se e são atribuidas a acasos e a outras pessoas, caros seria boa ideia que começassem por perceber que Rui Costa é o responsável de tudo, bom e menos bom, ele é o Presidente.
EliminarInfelizmente fez coisas mais negativas que positivas, logo o mandato é negativo. A única coisa boa que Rui Costa fez foi, a conselho de outros, ter ido buscar Schimdt. De resto, não fez mais nada de jeito.
EliminarDesafio a dizer 3 coisas bem feitas de Rui Costa neste 5 anos de presidência?
Apenas há 6 meses os sócios pensaram por grande maioria que não tem razão.
EliminarSe conseguisse pensar, certamente encontraria muito mais coisas boas, mas como está limitado pela sua radicalização, é natural que a realidade lhe passe ao lado.
Pois olhe, nem eu nem você conseguimos encontrar 3 coisas boas feitas pelo Rui Costa!
EliminarO seu comentário só me dá razão, portanto, muito obrigado!
"eles fizeram uma escolha que foi testada, os outros fizeram outra escolha, que não mostrou obviamente o que valia" por essa lógica que esta no poder fica lá ad eterno por muito mau que seja.
Eliminaro vale ainda se esta a pensar pena não me ter lembrado dessa.
Aceito o debate do anónimo que postou o comentário inicial.
EliminarSim, nenhuma outra solução era “testada”. Tal como o Rui Costa não estava “testado” quando chegou à presidência. Nem a esmagadora maioria dos presidentes do Benfica, em toda a sua história. E não foi isso que os impediu de escrever grandes páginas da mesma.
Acrescento ainda que acompanho a crítica e sugestão que faz, sobre a separação dos responsáveis máximos do Clube e do Futebol.
Mas, infelizmente, creio então que não esteve atento sobre os programas de alguns dos candidatos- que não Rui Costa.
Pois essa separação fazia parte do projeto de alguns…
Muito tentei debater sobre a fraqueza da estrutura do projeto de Rui Costa. Em como se resumiu, mal, a escolha no candidato à Presidência. Ignorando a estrutura de cada candidatura. E os nomes que a compunham.
Aliás, vou mais longe: a estrutura que (agora?) sugere e defende foi até alvo de críticas por Rui Costa e por alguns que defendiam o seu projeto. Incluindo o LF.
“Confusa”, “não se entende”, “vão-se atropelar uns aos outros” foram alguns dos argumentos usados.
Era, pelo menos para mim, notório que a proposta de Rui Costa era muito curta. O Benfica é grande e exigia outra estrutura.
Aliás, o primeiro ano de Rui Costa, o seu primeiro mandato, tinha um nome fortíssimo, cuja saída continua por resolver: Domingos Soares de Oliveira.
Não me parece um acaso que a sua saída coincide com o desnorte e a falta de pensamento estratégico.
Infelizmente, a tendência revela que a falta de gestão, especialmente no futebol, só está a piorar, de ano para ano. E não vislumbro melhorias. Pelo contrário.
Boas Luís! Não tenho escrito pois a desilusão é muita. Pensei que as eleições poderiam inverter as coisas até mesmo ganhando o Rui Costa. Infelizmente não foi assim e o mandato do Rui Costa segue em perda com uma época a ser sempre pior do que a anterior. Há aqui um padrão factual que se devia analisar em vez de se procurar desculpas ou atenuantes. A gestão desportiva repete erros e isso para mim é injustificável. Salta à vista que 1) insistimos em treinadores que não prepararam o plantel; 2) vendemos os miudos do Seixal à 1a oportunidade; 3) deixamos sair a custo zero os melhores jogadores; 4) contratamos sempre muito mais caros que os nossos adversários diretos e sem rendimento equivalente. Espero que alguém dentro da estrutura analise e corrija estes e outros erros que se repetem. Caso contrário nem mesmo os RedPass acomodados e as Casas submissas valerão para manter este estado de coisas. Alguém irá gritar que o "Rui vai nú" e o seu ciclo terminará sem honra nem glória. Abraço, Quim Tapisso
ResponderEliminarVamos ver como é gerida a próxima época.
EliminarEsta foi atípica, e não podemos esquecer as arbitragens.
Mourinho foi muito claro quanto a isso. Sem erros clamorosos de arbitragem, o Benfica ficaria, pelo menos, em segundo. Não era o ideal, mas era diferente- sobretudo este final de campeonato.
Claro que não há mais margem de erro, e 2026-27 tem de ser diferente.
Abraço
“Está época foi atípica. (…) Ficaríamos pelo menos em segundo”.
EliminarDepois de termos sido segundos…
E depois de termos sido segundos….
Nesta época, atípica… não nos deixaram ser segundos.
Você tem noção, LF, de como se PauloBentizou? Da lagartização que o assola?
A si e tantos outros Benfiquistas??
Não consegue dar razão ao que o anónimo escreveu?!
Sorriu, tristemente, os ombros baixos, resignado, em direção ao deserto.
Com todo o horizonte pela frente, casmurro, escolheu a travessia, o caminho das pedras, o sofrimento.
“Nada a fazer. Nada a fazer. É o destino. É o destino”, balbuciou.
E assim escolheu o seu destino.
Orgulhosamente sós..... espera! Há 65% que seguem com ele de ombros baixos resignados em direção ao deserto..... há que aceitar com fair play
EliminarCaro LF,
EliminarMourinho também foi muito claro ao dizer que o "Seixal" está preparado para lutar pelos títulos, mas que a estrutura dirigente da SAD e do Clube não.
O Mourinho devia era falar menos. Estamos todos fartos de mudar de treinador, mas também começo a estar farto do ego do Mourinho.
EliminarO Mourinho adora mandar recados e alimentar polémicas. Ele não é mais importante nem maior do que o clube. A dada altura desestabiliza mais do que outra coisa qualquer. Que treine mais e fale menos.
O Rui Costa é o chefe do Mourinho ou é o contrário? O Rui Costa que se assuma como presidente do Benfica e diga ao Mourinho que não lhe cabe mandar recados em público ou através da imprensa.
Não houve férias, não houve pré-temporada. Não me recordo de algum clube europeu passar por isso: um mundial no verão, pré-eliminatórias importantíssimas, uma supertaça. Claro que a factura iria ser paga adiante. Para mais, houve um FC Porto com resultados quase perfeitos.
EliminarFicaríamos em segundo se houvesse verdade desportiva. Isso não me levava ao Marquês, mas era melhor ser segundo do que terceiro. E isso aconteceu porque alguém não deixou.
Não sei se foi isso que Mourinho quis dizer. Ou se, pelo contrário, estava a falar das arbitragens. Em todo o caso, não me custa a admitir que Rui Costa devesse mudar algumas caras na SAD.
Eliminarpois mas pelos vistos o mundial, a falta de ferias e a curta pre epoca tem costas muito largas, já nem vou pelo já muito discutido falta de planeamento já que toda gente já sabia que essas eram as condicionares.
Eliminarsamuel soares, dedic, tomas araujo, gonçalo oliveira, obrador, barrenechea, henrique araujo nenhum foi ao mundial e todos tiveram ferias.
rios teve no mundial mas estava a meio da época e teve ferias.
lukebakio, sudalov, ivanovic não estiveram no mundial tiveram ferias e tiveram pre epoca
mais de quarenta por cento do plantel não teve as tais condicionares.
isto para não falar de manu, bah, rafa ou lopes cabral todos disponíveis após o mercado de inverno.
Bom… então temos uma ótima notícia!
EliminarÉ que, para além de não irmos à champions para o ano, também estamos fora do próximo mundial de clubes.
Agora é que não há mesmo desculpas para nada, mesmo.
Vai ser sempre a ganhar.
Rui Costa vai explicar a época aos Benfiquistas, esta semana.
ResponderEliminarFácil antever respostas aos jornalistas:
“Rui, mais uma época sem sucesso. Está disposto a assumir a responsabilidade de mais um ano sem vencer, de falhar as promessas que fez em Outubro?”
“Sim. Assumo a responsabilidade”.
“E a culpa, Rui, assume a culpa?”
“Não, a culpa não assumo. Só a responsabilidade”.
“Então de quem é a culpa?!”
“A culpa é dos rivais. Se eles não jogassem, éramos campeões”.
“Bom, visto que aceita a responsabilidade do fracasso, o Rui aceita demitir-se?”
“Eu?! Alguma vez?! A que propósito?! Eu só o responsável!!”
A culpa é de Rui Costa que falhou na maioria das contratações, é de Rios que perdeu uma bola com o Casa Pia, é de Otamendi que falhou incrivelmente com o Santa Clara, é de Trubin que podia ter estado melhor em Famalicão, é do Pavlidis que falhou golos cantados, é o Lukebakio que não passa a bola, é dos centrais que são uns passarinhos, é de várias arbitragens e video-arbitragens que subverteram o curso de muitos jogos, é do FC Porto que foi extremamente consistente e quase não perdeu pontos, é do Mundial de clubes que deixou o plantel sem férias nem pré-época.
EliminarNão sei o que ele vai dizer, mas esta é a minha opinião. Houve muita coisa a contribuir para o fracasso desportivo do Benfica. Não bastaria alterar um boneco para tudo mudar por milagre, como alguns quuerem fazer crer. Até porque o plantel já era este, mesmo que houvesse outro presidente.
Concordo com a culpa.
EliminarMas culpa não é responsabilidade.
O responsável não é Rios, nem o Otamendi.
É só um. O responsável pelo 4o ano seguido sem conquista do campeonato. Nem Taça de Portugal. O responsável por não irmos à Champions, embora tenha feito essa promessa.
O responsável é Rui Costa.
Vai assumir essa responsabilidade? Não vai. Vai apenas dizer que an assume, sem realmente assumir.
Assim tem sido, vezes sem conta.
Prova a falência da cultura de exigência, do lead by example, de um monte de coisas que o LF sabe o que são (já teve a simpatia de partilhar connosco a sua formação).
Rui tinha de assumir a responsabilidade de ter falhado uma promessa feita, após a REeleição onde assumiu maior exigência, a si mesmo.
Depois de 3 anos maus, fez um 4o ano ainda pior.
Devia avançar com a demissão. E, caso considere viável, voltar a concorrer.
Isso seria assumir a responsabilidade.
Não o fazendo, o líder está a dizer, ao grupo e todos nós; que falhar é chato, mas não faz mal.
... e das pessoas que votaram em Rui Costa, é bom não esquecer.
ResponderEliminarClaro. Se tivesse ganhado o Noronha, o Benfica era campeão, ganhava a taça, a taça da lliga e a champions. Bastava a presença dele na tribuna presidencial, para um certo aroma descer até ao relvado e empurrar as bolas para a baliza.
EliminarLF, rei do non sequitur.
Eliminar