VENHA DE LÁ MOURINHO

Fosse o José Mourinho de há dez anos atrás, e o seu regresso ao Benfica seria apoteótico, com confetis e banda de música. Provavelmente esse Mourinho não viria para Portugal. Como, de resto, não veio.
O José Mourinho de hoje não tem o mesmo toque de Midas que fez dele um dos melhores treinadores do mundo (se não o melhor) na primeira década deste século. Há mais de dez anos que não ganha um campeonato (depois da segunda passagem pelo Chelsea, treinou Manchester United, Tottenham, Roma e Fenerbahce), e foi acumulando chorudas indemnizações (já mais de 100M) em sucessivos despedimentos.
Embora muitos dos métodos inovadores que apresentou no início da carreira sejam hoje de algum modo corriqueiros, o "Special One", mesmo sem ser o elemento disruptivo que era no passado, não deixa de ser, ainda assim, um treinador muito experiente, com grande capacidade de liderança e de comunicação, que pode ser uma mais-valia, particularmente face ao momento que o Benfica atravessa.
Há treinadores melhores? Há. Mas dentro do lote daqueles que o clube pode, realisticamente, contratar, não vejo muitos.
Espero que Mourinho traga vontade de completar o trabalho que não pôde fazer em 2001, e traga, também, mais energia do que aquela que demonstrou na recente pré-eliminatória em que foi eliminado por...Bruno Lage.
Se se confirmar a sua contratação, Mourinho será, a partir desse momento, o meu treinador. E, espero, o treinador de todos os benfiquistas, apoiem eles o candidato A, B ou C nas próximas eleicções para os órgãos sociais.

31 comentários:

  1. Esperemos que os adeptos, de uma vez por todas, percebam que assobiar a equipa é dar gás aos adversários. Nunca o Quarakhasld teve tantos adeptos como ontem. Claro que se galvanizaram. É isto ser benfiquista? Vão à ópera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17.9.25

      Concordo...os verdadeiros culpados desta situação são os adeptos, são eles que treinam são eles que tomam as decisões....muda o disco, essa já não pega

      Eliminar
    2. Jorge Leitão18.9.25

      Ontem, estive quase para fazer uma caminhada até à Luz, para aplaudir aquela brilhante exibição e melhor resultado. Só não o fiz, porque estava uma brisa morna e teve medo de me constipar.

      Eliminar
  2. Presidente e treinador que estiverem no Benfica serão tb os meus. Bem vindo Mourinho.
    As suas vitórias serão as minhas.

    ResponderEliminar
  3. Conversa de merda!!! Mas perfeitamente normal em quem não sabe distinguir um treinador competente de um incompetente. É evidente que Mourinho não é incompetente, mas também não é um grande treinador!!! Agora dêem as cambalhotas que quiserem e continuem a não se ver ao espelho. É o que faz o idiota do presidente, e é o que faz a esmagadora maioria das pessoas. Não vou ficar estupefato se o idiota voltar a ganhar.

    ResponderEliminar
  4. Bruno18.9.25

    Tem tudo para correr mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18.9.25

      E tudo para correr bem.

      Para mim… é apoiar Mourinho, se realmente assinar.

      E correr com a gente que o trouxe. Em Outubro.

      Eliminar
  5. Anónimo18.9.25

    Vocês mamam tudo mesmo. Fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18.9.25

      Exacto! Gente mais estúpida do que alguns adeptos do Benfica, ou que se dizem adeptos, não existem! É de fazer chorar as pedras da calçada.
      O ódio que revelam, só é comparável ao ódio que sentem por si próprios!

      Eliminar
  6. Mourinho não me entusiasma por aí além. E dando como verdadeira a sabedoria popular que reza que: "nunca se volta atrás para se viver o que já se viveu ou não" mais dúvidas tenho.
    Basta lembrar os resultados nada honrosos dos regressos de Ericksson, JJ e Laje para duvidar deste regresso.
    Vamos lá ver como corre. Porque: "Quem não arrisca não petisca".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. onde é que o regresso do erikson não foi honroso quer dizer.
      mas existem mais o otto, o mortimore também não foram honrosos.

      Eliminar
    2. Anónimo18.9.25

      Eriksson na 2ª passagem "só" ganhou um campeonato e uma supertaça em 3 anos. Mas era contra o Porto na década de 90. Era guerra a sério, e não os jogos florais de hoje em dia. E ficou 2 vezes em segundo e foi à final da Taça dos Campeões.

      Não foi tão entusiasmante como em 83, mas saiu-se tão "mal" que foi contratado para treinar uma então grande equipa da Sampdoria, que tinha ido à final da Taça dos Campeões no ano anterior, e jogava no melhor campeonato do mundo da altura.

      Tomara Jesus e Lage terem tido o sucesso da 2ª passagem de Eriksson.

      Eliminar
    3. e não existia taça da liga.

      e no ultimo ano, o primeiro da liga dos campeões com fase de grupos, no ultimo jogo foi a barcelona com hipótese de em caso de vitoria chegar à final.
      isto com um lote de defesas centrais composto por p. madeira, valido, rui bento e williams.

      Eliminar
  7. Jorge Leitão18.9.25

    Tanto faz: Lage, Vitória, Veríssimo, Mourinho, o filho do padeiro. Só espero que o atual presidente não entale quem o vier substituir, se tal acontecer, com um contrato blindado. Isso seria uma canalhice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que vai blindar, Jorge.
      Eu concordo consigo… mas…

      Mourinho não é Lage, nem um João Pereira, nem um Veríssimo, nem um Silas.
      Não aceitará vir para o Benfica sem garantias.
      Se o próximo presidente o quiser despachar, vai pagar forte e feio. Não tenhamos ilusões.

      Eliminar
    2. Se Rui Costa conseguir essa “cláusula” no contrato, tiro-lhe o chapéu. Seria uma BOA decisão final no seu MAU mandato.

      Infelizmente, o histórico não joga a favor desta direção. Veja-se Schmidt. E por favor, não se compare Lage com Mourinho: nem no caráter, nem no amor ao Benfica.

      Se se confirmar que vai ser o nosso treinador, pois espero que corra tudo bem. Lá estarei a apoiar.

      Eliminar
    3. Jorge Leitão18.9.25

      O Nuno coloca uma excelente questão: o benfiquismo de Lage. Já falei com várias pessoas e ninguém me conseguiu assegurar o mesmo.

      Eliminar
    4. Anónimo18.9.25

      Este reco de tão baixo que é, até do benfiquismo de Lage duvida.
      Isto não pode ser um Homo Sapiens, é um porco!

      Eliminar
    5. o lage não era adepto do clube, nunca foi, também não sei se era de algum dos outros dois penso que terá sido sempre adepto do vitoria acredito é que depois de ter trabalhado tanto no clube e na formação depois se tenha tornado eventualmente.

      mas isso assenta na maior falácia que muitos adeptos compram e que vale zero, a de que os treinadores, ou jogadores, são melhores, ou dão mais, por serem adeptos do clube ou por virem da formação.

      Eliminar
    6. Jorge Leitão18.9.25

      Vozes de asnónimos não chegam ao céu.

      Eliminar
    7. Jorge e João,
      Pois para mim, sem conhecer pessoalmente, Lage sempre me “pareceu” Benfiquista. Talvez não seja de nascimento, mas acho difícil apontar-lhe falta de Benfiquismo na ação. Dá o peito às balas, martiriza-se pelo clube e, no final, aceita sair sem indemnização… isto para mim só é possível por amor ao Clube.

      Seja como for, os factos são o que são. Saiu sem indemnização. Que era sua por direito.
      Parece - pelo que vou lendo - que aquilo de que Lage não abdica é da liberdade para contar o que se passou.
      Por norma prefiro que não se cuspa no prato onde se deu de comer… mas se te convidam para almoçar e te mandam embora ao fim da entrada, já a conversa é outra.

      Parece que Mourinho vem com um misto do que eu desejava, mas que achava impossível: contrato de 2 anos com possibilidade de rescisão sem indemnização ao fim de 1.
      Pelo menos assim foi anunciado.

      Não acho péssimo. O que eu achava correto era Lage ficar até ao fim do mandato de Rui Costa, desse por onde desse, com o Presidente a defender o SEU treinador, corajosamente.

      Mas como tomou a atitude cobarde de o despedir… era preciso alguém.

      Mourinho. Um regresso, 25 anos depois.
      Nem concebo o salário que irá receber. Deve ser pornografico…
      Seja. Que corra bem.

      Em Outubro muda-se o que tem de ser mudado

      Eliminar
  8. vamos contratar um dos treinadores, ainda hoje, mais caros do mundo e depois vem o argumento parvo de que é o melhor que podemos ter.
    se a escolha for feita apenas entre a tralha nacional como a maioria dos adeptos gosta então não existe melhor, mesmo com a perda de qualidades sobretudo nos adjuntos que tem sido o maior problema dos últimos anos, mas existe igual.

    mas o problema é a falta de legitimidade neste momento para a direção tomar decisões que comprometam o futuro do clube e isso é independentemente de quem se contrata até poderia ser o klopp.

    mas já vimos pelos avençados do costume, que podem escrever mil vezes que não vão votar no rui que depois todo o seu discurso diz o contrario, que o lage é que era e não existia melhor, e o mourinho era um falhado, mas agora como que por milagre o lage já era uma bosta e o mourinho é o milagreiro.

    ResponderEliminar
  9. Ui, não lhes escapa nada!
    Que clarividência!

    ResponderEliminar
  10. Manuel18.9.25

    Contratar já um treinador consagrado é a melhor decisão que o PRESIDENTE podia tomar pois a época começou agora e nada está perdido não faz sentido atirar ja a toalha ao chão nomeando um treinador interino até às eleições para depois quem ganhar resolver, nessa altura a epoca já estaria perdida já que até lá há muitos jogos importantes a disputar.
    Agora se vai dar certo é difícil de prever tenho esperança que sim, mas não nos podemos esquecer que há muitas condicionantes negativas internas e externas.
    Internas são principalmente a contestação que PRESIDENTE e treinadores têm sido vitimas de acéfalos que se dizem Benfiquistas muitos manobrados por gente ambiciosa e sem escrupulos que se quer apoderar do clube, outros que emprenham pelos ouvidos o que merda da comunicação social dirigida pelos inimigos do BENFICA vai dizendo.
    Externas todos as conhecemos, começando pela arbitragem completamente dominada pelos sapos e andrades, continuando com a federação controlada pelo brilhantinas anti-benfiquista primário desde sempre, pela comunicação social incluindo a sport tv.
    O BENFICA só pode contar com os Benfiquistas por isso ou nos unimos e apoiamos, os dirigentes quaisquer que sejam, eleitos pela maioria dos sócios e as equipas das várias modalidades que envergam o Manto Sagrado e seus treinadores, ou estamos condenados ao fracasso e a ser gozados pelos nossos inimigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18.9.25

      O Benfica tem de ser gerido a vários anos. Interessa-me mais os próximos 4 anos que esta época. Com Lage ou outro qualquer o Benfica acaba sempre nos 3 primeiros lugares.

      Eliminar
    2. Anónimo18.9.25

      Finalmente um comentário sensato. O do Manuel.

      Eliminar
    3. Anónimo18.9.25

      O Manuel está consciente que a atual direção da Federação e da Liga foram eleitas com o apoio público da direção do Benfica?!

      Como consegue acusar estes órgãos de prejuízo permanente ao Benfica, mas apoiar a direção e Presidente que os apoiou pública e explicitamente?!

      Não entendo. Se calhar percebi mal.

      Como não entendo quem o Manuel acha que “se quer apoderar do clube”.
      Os candidatos TÊM o direito de ser alternativa, de criticar a direção em funções, de ambicionar serem eleitos e mudar o rumo. Está nos nossos estatutos esse direito!
      Se o Manuel fizer o obséquio, explica-nos quem são esses salafrários que querem meter a mão no Benfica?

      Também gostaria que o Manuel explicasse como a vinda de Mourinho é a melhor decisão que o Presidente podia tomar, porque um interino seria pior. Sabe que esse cenário de um interino só se coloca porque o Presidente decidiu despedir o treinador em funções… que ele próprio tinha escolhido.

      Tenho muita dificuldade em apelidar o que se passou de “a melhor decisão”.
      Para mim, seria manter Lage.

      Eliminar
  11. Manuel19.9.25

    Eu como sócio e Benfiquista apoio as direcções que os consócios elegem em eleições livres mesmo que a minha preferencia não tivesse sido essa porque acabadas as eleições a direção eleita é a direção do meu Benfica e eu respeito a escolha feita democráticamente além disso que é o mais importante, também porque sabemos todos que a desunião é o caminho mais certo para as derrotas.
    Estou em completo desacordo com o apoio a essas tenebrosas personagens e gostava muito que me explicassem o porquê desse voto, tenho a ideia que estas questões deviam ser discutidas em assembleias gerais onde os sócios fossem ouvidos e votassem a posição que o clube devia tomar em relação ás várias candidaturas a esses órgãos.
    É claro que todos os sócios têm o direito de apresentar candidaturas em tempo de eleições, agora o que eu não acho normal é haver gente que não respeita a direção eleita e desde o principio começa com a politica de terra queimada a desestabilizar especialmente quando há maus resultados, como felizmente já cá ando há muito tempo e vi muita coisa percebo bem quais são as suas intenções, destruir a unidade necessária para o BENFICA ganhar para que eles apareçam como os salvadores, são esses que para mim se querem apoderar do clube de forma ilegítima.
    Não é a vinda do Mourinho é a contratação de um grande treinador que no caso é o Mourinho, eu o que me interessa como Benfiquista é ganhar e sei que com um treinador consagrado isso será mais provável de acontecer. Um interino seria pior porque a situação requer alguém com muita experiência e autoridade. Depois destes resultados o Bruno homem muito honesto não tinha condições para continuar e nós com ele já tivemos uma experiência muito negativa em 19/20
    Quanto a Rui Costa dia 25 será julgado e para mim esteve à altura da situação, agora ficamos como sempre, dependentes da bola entrar ou não
    Ao contrário de muitos acho que a época não está perdida e por isso há que fazer tudo para ganharmos incluindo apoiar a actual direção o novo treinador e os jogadores, depois dia 25 vamos votar e apoiar incondicionalmente quem ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19.9.25

      Tudo de acordo, caro Manuel, quanto a apoiar a equipa - treinador e jogadores - incondicionalmente. No campo, durante o jogo, não faço outra coisa.
      Mas critico o que acho q tem de ser criticado. Depois do jogo terminado.

      É, penso eu, possível ser crítico sem faltar ao respeito.

      A direção já penso de forma diferente. De novo, eu respeito a direção. Mas a direção não precisa de aplausos. Precisa de mostrar trabalho. Precisa de ter uma estratégia. E precisa de a executar, de forma capaz. A crítica à direção - desde que tenha um racional e não falte ao respeito - não deve ser diabolizada, no meu entender.

      E se a direção é fraca e não consegue suportar a pressão, então não é a correta para o Benfica.

      Não percebo, por exemplo, o porquê da direção ter pedido a demissão de Lage (Lage só se demitiu porque lhe pediram, é bom não esquecer). Uma direção forte teria de o manter. Teria de lutar contra as pressões, fossem quais fossem, escudando o treinador e a equipa.
      Dando o peito às balas. Porque, afinal, Lage não tem culpa de SER o treinador do Benfica. Alguém o colocou ali.

      Discordo completamente consigo quando diz que Rui Costa tem estado à altura da situação. Não consigo conceber essa análise, com 1 título em 4 anos de mandato, com 3 treinadores, com o apoio a Proença e ao incompetente da Liga. Rui Costa já “assumiu a responsabilidade” dos nossos muito desaires… sem que se entenda o que isso, para ele, é.

      Quanto aos “tenebrosos personagens” continuo sem entender o que fizeram de mal, ou qual o ato em concreto de que os acusa.

      O Manuel é livre de votar em quem quiser. Mas temo - sem ofensa, por favor - que não esteja realmente disposto a dar oportunidade a nenhum outro…

      Eliminar
    2. "é haver gente que não respeita a direção eleita e desde o principio começa com a política de terra queimada a desestabilizar especialmente quando há maus resultados, como felizmente já cá ando há muito tempo e vi muita coisa percebo bem quais são as suas intenções, destruir a unidade necessária para o BENFICA ganhar para que eles apareçam como os salvadores, são esses que para mim se querem apoderar do clube de forma ilegítima." tem toda a razão foi assim que fizeram ao vale.

      Eliminar
  12. Manuel21.9.25

    Eu percebo que para muitos Rui Costa devia manter Bruno Lage pois com a equipa sem rumo era mais facil aos salvadores ganharem no dia 25.
    Assim contratando um dos melhores treinadores do mundo torna tudo mais difícil
    É divertido ver que se crticava Rui Costa por ter contratado um treinador fraco agora que contratou um forte devia era manter o fraco, em que ficamos afinal?
    Lage não pediu a demissão atirou foi a bola para as mãos do Presidente
    Rui Costa esteve à altura na resolução desta crise, quanto ao resto do mandato ganhar 1 campeonato e perder 3 não é bom mas nós já vivemos no passado tempos muito piores e nada me garante que mudando com as candidaturas que estão em campo esses tempos não voltem.
    Em qualquer circunstância o que me interessa é que o Benfica esteja nas melhores condições para ganhar sempre e o PRESIDENTE e a DIREÇÃO têm o dever até ao último segundo do mandato de trabalharem para isso, o resto é conversa da treta que mostra aliás como muitos que se armam em grandes benfiquistas põem os seus objectivos pessoais à frente dos objectivos do Benfica.
    Pois já me parecia há muito que há por aqui muitos saudosistas do vigarista vale.

    ResponderEliminar