Há exactamente 25 anos Mourinho entrou no Benfica a perder. Entraria também no FC Porto a empatar. Desta vez, num campo difícil e perante mais um adversário fechado, entrou a vencer.
A tremideira evidenciada pelos jogadores do Benfica no jogo europeu viu-se, também, ao longo da primeira parte nas Aves. A diferença fundamental foi que, com apenas um golo, a equipa libertou-se e realizou uma bela segunda parte, obtendo, com naturalidade, uma vitória clara e, a partir de certa altura, tranquila.
Mourinho terá orientado um treino. Talvez dois. Era impossível transformar tudo em tão pouco tempo. O dedo de que ele próprio falou foi a opção por dois pontas de lança, colocando Ivanovic no onze, por troca com Schjelderup - que de facto estivera apagadíssimo nas últimas partidas. Correu bem pois o croata fez uma excelente exibição, coroada com um merecido golo (podiam ter sido dois, não fosse o cruzamento de Dahl ser feito ligeiramente fora do campo). Tanto quanto me parece, a ideia de Mourinho parece apontar para um losango, com Enzo, Rios, Aursnes e Sudakov. Veremos se os próximos jogos o confirmam. Mas a maior nota de destaque foi para a forma como a equipa se soltou quando se apanhou em vantagem, lembrando que, quer frente ao Santa Clara, quer frente ao Qarabag, o Benfica também estivera em vantagem e nem assim se tranquilizou.
O que me agrada mais, neste momento, é a união em torno do treinador e da equipa. Confesso alguma surpresa ao verificar que Mourinho, mesmo nesta fase da sua carreira, é tão consensual entre os benfiquistas, representando a poderosa injecção anímica de que todos precisávamos. Que mais não seja por isso, valeu a pena a troca. Por alguma coisa se chama, às trocas de treinador, "chicotadas PSICOLÓGICAS ".
De notar ainda que, na conferência de imprensa, Mou começou já a preparar a deslocação ao Dragão, procurando subtilmente amaçiar o rival.
Na terça-feira há mais. A Luz vai encher, e mais uma vitória levará a equipa do Benfica para uma zona de maior conforto, deitando a crise definitivamente para trás das costas.
Era oóbvio que era necessário trocar a posição de Aursenes para o meio e libertar o Rios na direita, fez toda a diferença na segunda parte. O Pavilides se não for mais acertivo corre o risco de ir para o banco.
ResponderEliminarNão sou especialmente adepto de Mourinho, mas isso não me tolhe a racionalidade e procuro ser justo. Dito isto, pela inteligência e esperteza, duas características que ele sempre demonstrou, reveladas, além do mais, na forma como comunica, creio que o Benfica deveria despedir o director de (des)comunicação e respectiva comandita, porque em apenas duas intervenções, na apresentação e hoje, Mourinho deu duas lições que há anos não havia no Benfica.
ResponderEliminarA primeira parte foi horrível. O golo de Sudakov e intervalo fizeram.muito bem à equipa, que dominou a segunda parte e tornou o jogo fácil, ao contrário do que sucedia com o Panda.
ResponderEliminarEnzo jogou mais recuado para a saída de bola, Rios subiu no terreno e Sudakov jogou atrás de Pavlidis.
Além disso, Leandro entrou para médio defensivo e Prestiani para 10.
Foram muita mudanças, que parecem ter mais sentido do que o que o ex fazia, mas ainda é muito cedo. Síria que o jogo-chave é o do Ladrão.
A primeira parte evidentemente que não foi boa, o estado do relvado também não favorecia muito a equipa mais tecnicista mas o relvado da segunda foi o mesmo do que a primeira o Benfica jogou muito melhor nota-se o dedo mindinho do treinador e apenas dois treinos feitos muito bom, discordo um pouquito só que o AFS jogou fechado não achei como também o Qarabag não,o Santa Clara esse sim passou o tempo todo lá atrás e só empatou por infelicidade do Otamendi, achei hoje um Benfica mais alegre confio plenamente no futuro.
ResponderEliminarprimeira parte à lá lage, segunda já não porque finalmente a equipa deixou de ficar agarrada apenas à vantagem mínima.
ResponderEliminarnotório que pavlidis não funciona com outro avançado, pelo menos com outro ponta de lança, e que o ivanovic só funciona com outro avançado, resta saber se tem de ser outro ponta de lança.
sei que o treinador não vai querer mudar muito para consolidar processo já que entrou a meio e que, se for esta a tatica que pretende, faltam opções no ataque quer em quantidade quer em qualidade para fazer rotação mas atendendo a que os jogadores não tiveram ferias vai ter de a fazer.
já agora mas afinal o lage não era o maior, não tinha ele feito mais pontos que os outros clubes, não tinha sido a bola no poste, não tinha sido os mesmos de sempre, não era o melhor treinador português, queres ver que agora já existe melhor.
Sim. Bruno Lage fez mais pontos que o Sporting. Sim. Se o remate ao poste do Pavlidis no dérbi da Luz tivesse entrado, o Benfica tinha sido campeão. Sim. Existem treinadores melhores. Se viesse o Guardiola ou o Ancelotti, ainda seria melhor.
EliminarNão percebo as dúvidas.
Ou se o árbitro do Santa Clara vs Sporting tivesse sido o da mesma jornada na Luz contra o Arouca, que até uma rasteira com a cabeça conseguiu ver ao contrário do outro que teve um momento de cegueira súbita.
EliminarO problema real é que não foi momento de cegueira subita, como não foi em outras ocasiões, foi mesmo de propósito nos dois referidos casos, e quando digo de propósito refiro-me ao facto de ter havido uma agenda para dar o campeonato aos Sapos e de melhor marcador ao sueco porque ia sair e precisam do dinheiro.
EliminarNo fim de contas limitaram-se a imitar o que aconteceu durante 40 anos anteriores que deu centenas de milhões aos andrades Ou já se esqueceram?
Os últimos campeonatos foram dados aos sapóides.
A melhor prova, ou indício, é que os dois sujeitos que eles propagandearam até ao cimo do HImalaia, para branquear os crimes que iam cometendo, Ruben e Gyokeres, vão para o estrangeiro e são flops, o que eu não apenas suspeitava como também sabia que iria acontecer.
Deve ter sido apenas coincidência, mas aconteceu exactamente a mesma coisa com os treinadore e jogadores que sairam dos andrades para o estrangeiro, os quais sem as ajudas "externas", foram flops, tirando uma ou outra excepção. A lista é enorme. São dezenas.
Mas foram esses flops que lhes deram as centenas de milhões que roubaram aos clubes portugueses, em particular ao Benfica durante dezenas de anos.
O Benfica ganhou e, como se esperava, os criticos especialistas da especialidade, os negativistas, desapareceram no nevoeiro.
Porque será que as pessoas, quase sempre as mentalmente mais fracas e ignorantes, procuram a maledicência, ignorando que fazem mal ao clube, em nome de uma democracia manipuladora?
eu nunca tive duvidas nenhumas agora essa pergunta, qual é a duvida, tem de a fazer é a si próprio.
Eliminaro problema é que o atual presidente não concorda com nenhum dos argumentos que aqui se disseram, e para que fique claro não estou a dizer que eles estão sequer errados, a realidade é que o presidente esteve calado o ano inteiro, como esteve em anos anteriores, e motivos é o que não faltaram ao longo do ano todo.
e chega ao fim da época e muda mais de metade do plantel por isso ele não achou, e pelos vistos o treinador também, que tenha sido apenas e só a bola que foi ao poste ele achou que estava quase tudo mal, aquilo que tinha feito anteriormente.
a incoerência não é a minha.
O anónimo das 9h25 qual lista queres dos flops que sairam do Porto?? Hulk James Falcão Meireles Bosingwa Paulo Ferreira Costinha Luis Diaz aquele lateral esquerdo comprado ao Setúbal por 100 mil e vendido ao Lyon por 12 milhões e podia continuar a manhã toda mas como tenho mais que fazer vou parar por aqui cheira que o unico flop és tu pregunta ou ouvisses o Mourinho e os 40 anos a resposta dele a amaciar o Porto...olha no outro dia o ex Vieira e o actual presidente cumprimentaram se no tribunal e não eram lesados são arguidos ...
EliminarOS FLOPS
EliminarLisandro Lopez no Lyon, atacante, 7 vezes campeão de França, nunca mais ganhou
Lucho no Marselha, considerado o maior flop do ano, desconsiderado publicamente pelo treinador, voltou aos corruptos;
Guarin, Álvaro Pereira, Quaresma no Inter. Quaresma ganhou o bidão de ouro, o pior jogador da Liga Italiana;
Hulk, no Zenit, considerado o maior flop do ano (em 6 meses). O Zenit, crónico campeão russo, venceu a Taça UEFA e Supertaça, passou na Campeões com a pior pontuação da história, goleado pelo Áustria de Viena, Borussia de Leverk... não, de Frankfu... de Munique, bem, por um Borussia.
Libras Boas contratado pelo Chelsea, 6 meses depois despedido.
Pega no 4º classificado (do ano anterior) Tottenham, coloca-o em 5º é despedido no início do ano seguinte.
O único que manteve o rendimento depois de sair foi o Falcão (4 anos + velho) para clubes de médios, Atlético e Mónaco. No caso do Atlético o clube teve melhores resultados desde de sair.
Pepe no Real, teve algum sucesso, ganhou fama de caceteiro, teve situação selvagem (Vit.D) com um colega de profissão, pontapeou repetidamente no chão, castigo inédito de 10 jogos;
Deco, o cocainómano, 2 boas épocas no Barça (vinha ao Porto abastecer-se), caiu a pique e "reformou-se" com a idade que a maioria atinge a maturidade futebolística (29 anos). Sem espaço na Europa, foi jogar para o BrasiL necessitou de "ajuda amarela".
O mais ridículo é que a CS fez dele um génio, quando falhava 15 a 20 passes por jogo. cabou a carreira condenado por doping no Brasil.
Bruno Alves no Zenit, custou €22 milhões, meia época a titular, perdeu espaço para um jogador que veio do Varzim, despachado a preço de saldo para a Turquia, onde foi expulso por agressão na estreia. Dezenas de comportamentos de indisciplina, agressões e entradas sem o mínimo respeito pela integridade física dos colegas. Em Portugal nunca foi expulso. Um jogador à FC Porto...!
Raúl Meireles no Liverpool (ficou em 7º) foi adquirido pelo Chelsea. Rapidamente foi recambiado para a Turquia, revelando-se mais um porta-bandeiras de tudo o que o clube de Contumil traz a este desporto. Indisciplinado, violento e malcriado, salienta-se o episódio em que cuspiu num árbitro e, através de gestos, insinuou que o mesmo era "paneleiro".
Baía, Secretário, Pepe, Bruto Alves, Álvaro Pereira, Meireles, Guarin, Deco, Quaresma, Hulk, Lisandro, Lucho, Costinha, Maniche, Derlei, Anderson, Rolando, com o Vilas Broas treinador, temos uma equipa completa, com suplentes, barretes, insurrectos, drogados e indisciplinados que levaram o odor a pocilga à estranja.
O Benfica vendia ao Chelsea, Real, PSG, City, Bayern, Juventus, Valência, MU, etc ...
Alguns ex-quase-melhores-do mundo", considerados pela media portuguesa como "os melhores do Mundo na sua posição":
Jorge Plácido (enganaram o Matra Paris),
Vítor Baía (“ o FC Barcelona);
Secretário (“ o Real),
Bosingwa (“ o Chelsea FC),
Paulo Ferreira (“ o Chelsea ),
Anderson (“ o MU),
Lisandro (“ o Lyon),
Cissokho (“ o Lyon),
Doriva (“ a Sampdoria),
Paredes ( “ o Reggina),
Edmilson (“ o PSG),
Kostadinov (“ o Bayern),
Hulk (“ o Zenit),
Sérgio Conceição (“ a Lázio),
Bruno Alves (“ Zenit).
Fernando Gomes no Gijon em 2 épocas fez 12 golos, Jorge Plácido, Alenitchev, Maniche, Rolando, Secretário, Cissokho, Mangala, Fernando, Defour, Etc, Etc e mais etc, mais de cinco dezenas "vendidos" acima do "real" valor!
Depois temos os da Vit. D, Doriva, Emerson, Demol, Pacheco, Magalhães, Semedo, André, André 2x, Bandeirinha, Paciência, Casagrande, Deco, Jardel (cocaina), Inácio, Gomes bi-bota, João Pinto, F. Mendes, Moreira (júnior), Emanuel Garcia, Rui Pedro (júnior), Fábio Pereira (júnior), Postiga, Carlos Alberto, António C. Santos etc.
E treinadores?
Artur Jorge (sempre despedido), AVB (o mesmo, Chelsea, Tottenham, Zenit), VP (despedido até no deserto), Vitor Fernandez (wtf?), Carlos A. Silva (Carlos quê?), Co Adriansen , Del Neri, Octávio (AHAHAH!), Quinito (quem?!?), Pedroto (Na Europa =0!), José Couceiro (LAG, LOL!), FLOPetegui, etc.
Bons bons eram o Deane Sabry Nelo Caetano Michael Tomas esses eram um luxo e podia seguir...
EliminarTriste visão é tua mas isso não interessa mete lá ai os teus flops não chega o triplo do comentário Deco é tão mau que só é o director desportivo do Barcelona foi buscar o Hansi Flick e jogam como ninguém o Mourinho é que vai fazer craques para vender às carradas podias meter o Otamendi nesse lote também foi flop voltou ao Benfica a o melhor do planeta...
EliminarSó quem manda no Benfica é que anda a caçar com gatos em vez de cães mordazes mas a pagar fortunas por esses “gatos” que não caçam e até afugentam a caça
ResponderEliminarAnti Amélias
Na caça de ESPERA não são precisos cães mordazes, basta uns gatos que dêem boas comissões e a malta lá vai fazendo a festa!
Eliminar