DE TRÊS EM TRÊS
Publicada por LF à(s) 22.12.12 1 comentários
UM QUATRO, UM TRÊS E UMA ESPERANÇA
Publicada por LF à(s) 18.12.12 1 comentários
TOP-DEZ
Publicada por LF à(s) 4.12.12 27 comentários
O REGRESSO POSSÍVEL
Publicada por LF à(s) 4.12.12 4 comentários
COMUNICADO
Publicada por LF à(s) 1.10.12 8 comentários
NÚMEROS ESMAGADORES
1º CARDOZO 133
2º Simão Sabrosa 96
3º Nuno Gomes 90
2º José Águas 29,0/época
3º Cardozo 22,2/época
4º Julinho 20,2/época
5º Nené 19,9/época
Publicada por LF à(s) 26.9.12 8 comentários
XISTRA, 2 - BENFICA, 2
Publicada por LF à(s) 24.9.12 9 comentários
POSITIVO
Publicada por LF à(s) 20.9.12 4 comentários
INVENTANDO O MENOS POSSÍVEL
Artur;
Miguel Vítor, Jardel, Garay, Melgarejo;
Matic, Salvio, Aimar, Enzo Perez;
Rodrigo e Cardozo.
Publicada por LF à(s) 19.9.12 4 comentários
COISAS DA VIDA
E o que foi de borla (Saviola), deu bailinho ao dos 40, perdão, 60 milhões (Hulk).
Publicada por LF à(s) 19.9.12 4 comentários
ESPERTEZA SALOIA
Publicada por LF à(s) 14.9.12 16 comentários
UM CLUBE DIFERENTE...
Dinheiro depositado na conta de um árbitro.
Fraude fiscal na compra de um jogador.Publicada por LF à(s) 10.9.12 7 comentários
...E EM JANEIRO
GUARDA-REDES - Artur, Paulo Lopes e Mika
DEFESAS - Maxi Pereira, Luisão, Garay, Melgarejo, Sílvio, Jardel, Miguel Vítor e Luisinho
MÉDIOS - Matic, Airton, Salvio, Enzo Perez, Aimar, Carlos Martins, Nolito e Bruno César
AVANÇADOS - Cardozo, Rodrigo e Lima
Até lá, rezar para que ninguém se lesione, e perder o menor número de pontos possível.
Publicada por LF à(s) 6.9.12 18 comentários
O LOUCO MERCADO
Devo dizer desde já, e por respeito aos leitores, que motivos relacionados com a minha vida profissional vão necessariamente impor, nos próximos tempos, um aligeirar de conteúdos. Não sei ainda de que forma, nem em que medida. Não posso prometer nada. A coisa vai andando assim até ver, e enquanto puder ser.
Mas vamos ao Futebol.
Neste momento impõe-se, claro, um comentário aos surpreendentes (ou talvez não) desenvolvimentos do mercado de transferências. Como as situações são diferentes, aqui vai uma breve análise, também ela segmentada:
JAVI GARCIA - Quando um jogador chega por 7 milhões, e sai por 20, estamos sempre perante um bom negócio. Sobretudo em tempos de crise, quando o crédito é difícil (ou impossível), e quando, em função dessa mesma crise, as receitas correntes vão minguando a todos os níveis (patrocínios, quotizações, bilheteira, merchandising, etc).
Acresce que, no momento em que Javi é negociado, há a perspectiva de manter Witsel (já lá vamos). Tratando-se do último dia da janela de transferências (arrastamento levado ao limite pelo comprador no sentido de diminuir os argumentos negociais do vendedor), as hipóteses de recrutar mais alguém credível para o meio-campo não eram muitas. O jogador, claro, queria sair, pelo que pouco ou nada havia a fazer senão aceitar os desígnios do destino…e o dinheiro. É assim o futebol moderno, gostemos ou não dele.
Javi tinha um peso enorme nos equilíbrios da equipa. Vai deixar saudades. Mas nem eu perdoaria aos dirigentes do Benfica se, no contexto daquele momento, deitassem fora mais de vinte milhões de euros, mantendo um jogador certamente contrariado e pouco motivado para render a top. Há comboios que não passam duas vezes no mesmo sítio. Este poderia ser um deles.
WITSEL – Se nada havia a fazer para segurar Javi, que dizer do belga, cuja cláusula de rescisão foi accionada, sem que o Benfica, aparentemente, tivesse voto na matéria.
40 milhões são um autêntico jackpot para os cofres da Luz, fazendo do investimento de 6,5 milhões, de há um ano, uma simples bagatela. O problema da saída de Witsel foi…a saída de Javi. E, sobretudo, o timing de ambas, esburacando o coração da equipa, sem tempo para reagir no mercado.
Ao contrário de Javi (do qual, confesso, não conhecia qualquer sinal de saída), creio que o Benfica deveria estar prevenido para a eventual perda de Witsel, e precisamente para o… Zenit. A sustentar esta tese direi que, por um daqueles acasos da vida, fui neste Verão parar à porta do Estádio do Heysel, no dia de um Bélgica-Holanda de preparação. Não pude ver o jogo, pois tinha comboio para Amesterdão à hora do mesmo. Mas, por entre visitas ao Atomium, e à Mini-Europa, que ficam ali mesmo ao lado, ainda tive oportunidade de conviver com alguns dos muitos adeptos belgas que, vestidos a rigor, com ar festivo, e muita cerveja a circular, aguardavam o derbi da região. O tema de conversa foi, obviamente, Witsel. E enquanto em Lisboa se falava insistentemente de Real Madrid e Milan, os belgas asseguravam-me (estávamos, creio, a 15 de Agosto), que o médio iria para o Zenit. Pensei tratar-se de especulação, mas agora, com o facto consumado, chego à conclusão que era a imprensa portuguesa que andava mal informada. Acredito que o Benfica o não estivesse. Mas acredito também que ninguém, nos corredores da Luz, achasse possível que os russos chegassem tão longe nos números, ao ponto de deixarem sem pio os seus interlocutores do lado de cá. A saída de Witsel foi, pois, também ela uma fatalidade.
…E AGORA? – Agora, não há meias palavras para dizer isto: o meio campo do Benfica ficou decapitado, os equilíbrios do conjunto perderam-se, e a equipa ficou substancialmente mais fraca. Lamento que, perdendo a oportunidade de Sílvio (esta, sinceramente, mais difícil de justificar), deixando Airton no Brasil e Ruben Amorim em Braga, o Benfica não tenha agora, sem custos acrescidos, algumas soluções capazes de disfarçar os seus problemas. Esperemos para ver o que reserva Janeiro, tendo em conta que o Sp.Braga já jogou na Luz, o FC Porto só chega em 2013, havendo apenas nove jogos do Campeonato até ao Natal. Também Sp.Braga e FC Porto perderam os seus melhores jogadores, embora – diferença substancial – não tenham perdido os equilíbrios colectivos. Quem pode lucrar é o Sporting, mas conhecendo-se o que aquela casa gasta, duvido que o venha a fazer. Para já coloco o FC Porto, mesmo sem Hulk, como o grande favorito ao título. O Benfica vai ter de suar as estopinhas, puxar pela prodigiosa imaginação táctica de Jesus, e esperar que a sorte o acompanhe (designadamente afastando lesões), para se manter na luta pelos seus objectivos.
LIMA – Algumas palavras também para a aquisição de um grande jogador. Não sei se o Benfica perderia muito em ter mantido Nélson Oliveira, poupando o dinheiro do bracarense. Mas tendo em conta que, a não vir para a Luz, aterraria muito provavelmente no Dragão, creio que a contratação de Lima se aceita, esperando-se agora que o seu rendimento em campo possa sedimentar essa ideia.
HULK – Por 40 milhões é bem vendido. Era totalmente irrealista esperar que alguém fosse muito mais além disso face a um jogador cujo prestígio que desfruta em Portugal (amplamente justificado, há que o reconhecer) não encontra paralelo noutros quadrantes, a começar pelo próprio Brasil – onde sempre desconfiam de jogadores que não sabem fazer fintas, nem dão toques de calcanhar.
O problema dos números foi contrariarem a palavra de Pinto da Costa, que na véspera havia garantido ter recusado 50 milhões (uma mentira em que o bom senso não deixaria quase ninguém acreditar). Mas palavra é coisa que, em Pinto da Costa, tem um valor sempre muito relativo.
Publicada por LF à(s) 5.9.12 5 comentários
ATÉ JÁ!
Caríssimos leitores, chegou a minha hora.Entrarei a partir de amanhã num período de férias, este ano um pouco mais longo do que é habitual. Regressarei apenas em Setembro, já com o Campeonato em vivo andamento, e às portas da Fase de Grupos da Champions League.
Sendo único editor deste espaço, o mesmo terá de encerrar – a menos que alguém se candidate para o ir actualizando…
Espero que este período traga boas notícias. Vitórias nos primeiros jogos oficiais (se possível, acompanhadas de perda de pontos dos principais adversários), manutenção no plantel de figuras como Witsel e Cardozo (admito a saída de Gaitán), contratação de um lateral-esquerdo de raiz, para ser titular indiscutível da equipa, e um bom grupo nas sortes da Europa.
Veremos o que se passa.
Até lá, boas férias, ou bom trabalho, conforme os casos.
Publicada por LF à(s) 2.8.12 2 comentários
MESTRE NA DISCIPLINA
Se há virtude absolutamente intocável no técnico encarnado, é a de disciplinador. Pode dizer-se que é arrogante, que inventa tacticamente, que despreza o momento defensivo, que esgota fisicamente os jogadores, mas ninguém pode dizer que Jesus não sabe como liderar um grupo de trabalho. Nos últimos trinta anos, não me recordo de um fase com tão poucos casos de indisciplina no plantel benfiquista como desde que Jorge Jesus chegou. Diria mesmo que essa é a sua principal mais-valia – que também se reflecte no rendimento dos atletas, na sua disponibilidade, e consequentemente no futebol apresentado. Neste aspecto, sim. É mestre!
Não o queiram pois ensinar como se lida com jogadores de futebol, muitos deles ricos e mimados (como dizia um certo senhor), e sem fazer corresponder a sua vida profissional e privada ao grau de responsabilidade que altíssimos salários lhes conferem. Ninguém sabe que instruções deu o treinador ao jogador antes do jogo, ou nos treinos prévios. Ninguém sabe de que forma (mais ou menos ostensiva, mais ou menos desleixada) ele as incumpriu. Neste, como em muitos outros casos, não falta quem fale de cor.
Ola John, ele sim, começa a ser um caso neste Benfica. Obviamente ainda é cedo para conclusões definitivas, mas cheira demasiado a… Balboa. Não lhe vi ainda absolutamente nada de positivo (nem técnica, nem velocidade, nem remate, nem cruzamento, nem sentido colectivo). Não tivesse custado oito milhões de euros, e estaria seguramente na primeira linha dos jogadores a dispensar.
Como atenuantes tem o factor idade, e também o facto de ser proveniente de um país e de um futebol onde as liberdades são bastantes diferentes das nossas. Por acaso irei à Holanda durante o mês de Agosto, e prometo tentar informar-me sobre as qualidades que justificaram tão elevado investimento. Mas lá que começo a temer um enorme fracasso, lá isso…
Quanto à partida (que os Jogos Olímpicos não me deixaram ver na totalidade), as indicações pareceram-me genericamente positivas, ainda que a Juventus – à semelhança do Real Madrid – se apresentasse bastante desfalcada, e com menos tempo de preparação.
No sábado, novo teste. Agora com o Fortuna Dusseldorf. Será o último jogo antes de se iniciar o Campeonato.
Publicada por LF à(s) 2.8.12 14 comentários
QUALQUER COISA COMO ISTO
Publicada por LF à(s) 31.7.12 20 comentários



