Uma das coisas que mais aprecio num treinador é a capacidade de transformar um jogo durante o mesmo. Nessa medida, a intervenção de Mourinho ao intervalo, não só pelas substituições, mas também, ou sobretudo, pela dinâmica incutida, valeu uma grande segunda parte, uma importante vitória e aqueles que foram, porventura, os melhores momentos do Benfica em toda a temporada até agora.
A primeira parte foi intensa mas globalmente desinspirada. Ao Benfica faltava claramente a capacidade de ligar o meio-campo ao ataque, muito fruto da dificuldade que Sudakov (um bom jogador, ninguém duvide!) tem sentido em entrar no ritmo necessário. Embora a equipa estivesse bem nos duelos, e não permitisse grandes veleidades ao adversário, pecava pela lentidão nos seus processos e pela pouca movimentação das suas unidades ofensivas.
Gostava de ter estado no balneário ao intervalo para perceber como se muda um jogo. A verdade é que dois minutos depois da reentrada já se tinha percebido que a história da segunda parte ia ser muito diferente, e aparecer o golo era apenas uma questão de tempo.
Apareceu um, dois, e mais tarde um terceiro. Podiam até ter sido mais. Pelo meio o Vitória ficou reduzido a dez, e a única dúvida que prevaleceu até ao fim foi quanto aos números do resultado.
O Benfica tem treinador. Mas também tem jogadores que têm estado em sub-rendimento, e começam a aparecer. Rios já está a mostrar bem mais do que há umas semanas atrás. Enzo foi um dos melhores em campo. Schjelderup e Barreiro entraram muito bem. E até Dahl esteve uns furos acima daquilo que tem sido habitual.
Últimos três jogos, três triunfos, 11-0 em golos.
Haja esperança. E haja novo triunfo na quarta-feira, para sedimentar aquilo que foi feito nesta segunda parte, e para manter a respiração na frente europeia.
João Pinheiro é, de longe, o melhor árbitro português. O único com coragem para tomar as decisões que se impõem seja em que campo for.
PS: Vou estar atento a este treinador do Vitória. As suas declarações na flash interview são burlescas e não enganam. Podia estar na bancada dos Super Dragões.