O quadro acima expressa os resultados dos dérbis lisboetas, em competições oficiais, já realizados na presente temporada. E não pode deixar de preocupar, até porque dois deles significaram competições perdidas, neste caso Supertaças (uma, a de Andebol, de forma humilhante).
Fora do âmbito do futebol sénior masculino, o Benfica até tem sido genericamente ganhador - mesmo na última época. Este pode ser um sinal muito negativo do que ai vem.
A equipa de Andebol, que não é campeã desde os tempos de Donner (2008), sofreu um importante revés no decurso da temporada anterior - que é do domínio público e determinou o despedimento do Team-manager, bem como a consequente saída de vários jogadores importantes. Estará ainda a procura de um projecto que lhe devolva a competitividade, face a um Sporting fortíssimo.
Mas no Futebol Feminino, em que o Benfica ganhou tudo, as saídas de Ana Seiça, Kika Nazareth e Jéssica Silva (sendo que apenas uma delas era inevitável), sem substitutas à altura, podem ter comprometido o futuro imediato, e deixar escapar uma hegemonia que custou a consolidar..
Será interessante seguir também o que vai acontecer no Basquetebol, que é Tri-Campeão, mas, como no Futebol Feminino, vê sair alguns dos melhores, um deles para o FC Porto, outro para o Sporting.
Tudo isto faz lembrar aquele ciclista que vai à frente, a dada altura decide mostrar que consegue andar sem mãos, depois sem um pé, depois sem os dois, até que cai.
Enfim, entendo que os valores investidos nas várias modalidades (e o Benfica está em todas, nos homens e nas mulheres) podem ter chegado a níveis difíceis de sustentar, e tenham de ser revistos. Desinvestir precisamente nas equipas campeãs parece-me um critério dúbio, sobretudo quando do lado de lá não se vê nada disso.
Em todo o caso defendo que o Benfica esteja sempre em todas as frentes, com os meios possíveis para ser competitivo. Mas num clube com esta dimensão e esta história, jamais alguém poderá pensar que se está a ganhar demais. Temo que nos casos do Futebol Feminino e do Basquetebol, essa ideia esteja subjacente (ainda que de forma inconsciente) a algumas decisões tomadas.
veja lá não convém mandar o menino fora com a agua do banho.
ResponderEliminartemos é de apoiar e acreditar.
Olha ja ha sinais de alerta... pensava que o problema era a falta de um PL...
ResponderEliminarPensei que o problema era o cabral 🤣🤣
ResponderEliminarApoiem garotos