Depois de, na época passada, ter disputado a final com o Desportivo de Chaves, a caminhada do FC Porto nesta edição da Taça de Portugal é de levar às lágrimas: Limianos, Moreirense, Juventude de Évora e agora Pinhalnovense, são as etapas de um passeio até às meias-finais.
Para o Benfica, o terceiro adversário consecutivo do escalão principal, e desta vez fora de casa. Se não há bolas quentes e bolas frias nos sorteios da FPF, pelo menos parece. E daquela gente (FPF e FCP) eu espero sempre tudo.
Por estas e por outras é que festejei o facto do Mundial ter ido para a Rússia. Sim, gostava muito de ter um Mundial em Portugal, sentir essas emoções, mas o nosso futebol, o podre do nosso futebol, enquanto não estiver limpo não pode receber esses prémios.
ResponderEliminarEstou de acordo. De facto, a sorte não dura sempre, a aleatoriedade tem regras e probalidades.
ResponderEliminarPor curiosidade, gostava de saber as probabilidades de sairem os resultados dos sorteios dos andrades do modo como sairam. Alguém com conhecimentos de métodos estatísticos, que eu já esqueci, que nos ajude.
Se o presidente da liga fosse representar o Benfica no sorteio... que seria dito?
ResponderEliminarEstá visto que a maioria dos frequentadores deste blog é bruxo, mágico ou adivinho, visto que várias pessoas adivinharam sem dificuldades qual ia ser o adversário do Porto alguns dias antes do sorteio. Afinal o nosso país está cheio de gente com capacidades sobrenaturais! Corrupção no futebol? É óbvio que isso não existe, nós os benfiquistas é que temos a mania da perseguição...
ResponderEliminariBenfiquista,
ResponderEliminarJá estou um pouco enferrujado a nível de probabilidades, mas pelos meus cálculos, seria assim:
1/8 de Final
Probabilidade de jogar em casa com uma equipa de um escalão inferior: 13,3%
1/4 de Final
Probabilidade de jogar em casa com uma equipa de um escalão inferior: 7,1%
Nas outras eliminatórias as probabilidades de apanhar adversários de escalões inferiores eram maiores, mas de qualquer forma deu-me sempre inferior a 50%.
troza, estás a fazer confusão.
ResponderEliminaro merdoso do presidente da liga tem o mesmo nome do merdoso representante do futebol corrupcçao e putas nos sorteios.
ambos provenientes da mesma merda de clube, um deles até apoiado pelo "nosso" presidente.
se forem ao porta19.blogspot.com têm resposta a isto seus fanáticos...
ResponderEliminarSó para acabar a questão das probabilidades, esqueci-me de calcular a mais interessante de todas: A probabilidade do Porto jogar em casa com equipas de escalões inferiores nos 1/8 e nos 1/4 final: 0,95%.
ResponderEliminarEu diria que a probabilidade de as bolas estarem quentes ou frias durante o sorteio é elevada...
Pedro, estou muito esquecido de estatística que estudei na Universidade e em que, por acaso, até era dos melhores. E lembro-me bem de ter feito um exercício muito parecido com este problema que coloquei. Mas era bastante mais complicado do que disseste.
ResponderEliminarNeste caso, teríamos de multiplicar todas essas percentagens o que daria uma número muito baixo, isto é, uma probabilidade muitíssimo elevada, como suspeito. Multiplicando os números que disseste daria uma probabilidade bastante maior do que 1 em 600. No entanto, suspeito que as verdadeiras probabilidades seriam ainda bem maiores.